LISBOA (Reuters) - Os separatistas bascos do ETA podem tentar estabelecer uma base em Portugal, para dali cometer ataques na Espanha, disseram policiais dos dois países na terça-feira.
A polícia espanhola na semana passada encontrou um carro com placas portuguesas cheio de explosivos a dois quilômetros da fronteira. É a primeira descoberta de explosivos desde que o ETA cancelou um cessar-fogo, neste mês.
"Estamos trabalhando com a hipótese de que o ETA queria estabelecer uma estrutura logística em Portugal", disse o chefe da Guarda Civil espanhola, Joan Mesquida, após uma reunião com a polícia portuguesa.
Não há prova concreta de que tal estrutura exista, mas tampouco se pode descartar, segundo Mesquida. O carro parecia seguir para Portugal, e ativistas do ETA foram detectados ali.
Alípio Ribeiro, diretor da polícia judiciária portuguesa, disse que as autoridades estão trabalhando com "uma nova realidade que nunca tivemos antes".
O ETA matou mais de 800 pessoas em quatro décadas de luta pela independência dos territórios bascos do norte da Espanha e do sudoeste da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário