sábado, 29 de outubro de 2011

Lideranças de governo e oposição manifestam solidariedade a Lula

Ex-presidente está com tumor e tratamento deve durar pelo menos 3 meses.
Presidente da Câmara e líderes do PSDB e PPS desejaram 'sucesso' a Lula.


Do G1, em Brasília*




Os presidentes do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), divulgaram neste sábado (29) notas de solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após exames de rotina, foi diagnosticado um tumor na laringe de Lula, que terá de ser submetido a tratamento de quimioterapia, que deve durar pelo menos 3 meses.

Maia diz que confia na recuperação do ex-presidente. “Tenho certeza que o homem que conheci na década de 1980, sempre forte, aguerrido e cheio de vida, enfrentará a doença com a mesma força e energia que todos conhecemos”, afirmou o líder petista.

Em nota, Sarney afirmou que Lula é "necessário" para o Brasil. "Lula é um lutador, já venceu muitas batalhas e vencerá mais esta. Espero que com a ajuda de Deus e o pensamento solidário de todos nós em breve estará recuperado. Lula é muito necessário ao país e a todos os brasileiros", afirmou o presidente do Senado.
Mensagens de apoio ao ex-presidente partiram também de lideranças da oposição. Em nota, o líder do PSDB na Câmara, deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP), afirmou que não se deve "confundir disputa política com vida pessoal" e prestou solidariedade à Lula e sua família.

"Luiz Inácio da Silva, independentemente das discordâncias políticas, merece nossa solidariedade neste difícil momento de sua vida. Estimo sinceras melhoras e força para enfrentar o tratamento necessário, ao mesmo tempo em que estendo aos seus familiares meu desejo para que tenham fé na cura do ex-presidente", afirmou o líder tucano.

O presidente do PPS, Roberto Freire (SP), desejou ao ex-presidente "sucesso" no tratamento e elogiou a postura de Lula diante da doença.

“O PPS é solidário ao ex-presidente Lula e a sua família. Nós desejamos sucesso em seu tratamento e a sua pronta recuperação. Lula agiu corretamente ao não esconder a sua doença. Tal atitude é rara de ser vista em homens públicos”, disse Freire, por meio de nota.

Depois do anúncio da doença, foram registradas diversas manifestações de apoio ao ex-presidente  por parte de políticos e amigos.

"Estamos todos muito preocupados, mas temos esperança da capacidade dele de superar obstáculos. Conhecemos sua energia e sua saúde. E se Deus quiser vai superar mais esse obstáculo", disse  ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

"Eu, como todos os brasileiros, torcemos para a pronta recuperação do ex-presidente Lula. Afinal, ele é um homem acostumado a superar desafios e limites. Com certeza vai superar mais este", afirmou o vice-presidente, Michel Temer.

Políticos e parlamentares também usaram seus microblogs no Twitter para expressar solidariedade ao ex-presidente e sua família.

"É hora de torcer e rezar por Lula", afirmou o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).

"Um abraço forte, Lula. Que tudo ande bem", disse o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

"Espero que o presidente Lula tenha uma rápida recuperação. O debate político ainda precisa muito da contribuição dele", escreveu o presidente do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE).

"Desejo total recuperação ao ex-presidente Lula. Ele vai superar isso. Diferenças ficam no campo político, sempre. Que a família tenha fé", disse o líder do DEM na Câmara, deputado federal ACM Neto (BA).

"Quem sobreviveu à Caatinga, à perdas pessoais e teve a garra de enfrentar varias eleições e ganhar, vai vencer mais este desafio. Força Lula. Você tem uma corrente positiva que ninguém jamais teve neste país. Estamos juntos para enfrentar mais esta", disse a senadora Marta Suplicy (PT-SP).

"O povo Brasileiro está numa grande corrente de oração para sua melhora, presidente Lula. Muita força no tratamento #estamosjuntos", disse a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM).

"Amigo Lula... que a energia do universo nos ajude a sair dessa", escreveu o senador petista Paulo Paim (RS).

"Nosso querido Presidente Lula vai superar mais um desafio. O melhor Presidente da história do Brasil ainda fará muito pelo nosso país", disse o ex-ministro do Esporte Orlando Silva (PC do B).

"Meu abraço, meu mestre e amigo companheiro Lula. Tenho certeza que tu tens força interior suficiente e apoio para sair de mais essa na tua vida", afirmou o governador Tarso Genro, do Rio Grande do Sul, em mensagem gravada em vídeo.

"Votos de rápida recuperação ao amigo e presidente Lula", escreveu o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B).

"Só quem vivenciou uma doença como o câncer no âmbito familiar sabe a tristeza que é. Lula e sua família vão superar isso", afirmou o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO).


'Rápida recuperação'
A presidente Dilma Rousseff também divulgou na tarde deste sábado nota de apoio à "rápida recuperação" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na nota, a presidente relembra que enfrentou a mesma doença e passou por tratamento no mesmo hospital. "Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula", afirmou Dilma.

No texto, Dilma destacou a "determinação e capacidade de superação de adversidades" do ex-presidente.
"Como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo", declarou.
*Com informações da Reuters.






Envie um e-mail para mim!