sábado, 30 de maio de 2009

Obama pede confirmação rápida de Sotomayor para a Suprema Corte







Da France Presse


WASHINGTON, EUA, 30 Mai 2009 (AFP) - O presidente Barack Obama pediu neste sábado uma confirmação rápida no Senado de Sonia Sotomayor para a Suprema Corte, que pode ser a primeira pessoa de origem latina no tribunal.


"Depois de avaliar muitos excelentes candidatos, estou seguro de que ela é a opção correta", afirmou Obama em seu programa semanal de rádio.


"De fato, há várias gerações não se escolhia alguém com a experiência judicial que ela tem", acrescentou.


"Sotomayor é justa, imparcial e dedicada ao império da lei", afirmou.


Obama indicou na terça-feira Sonua Sotomayor, 54 anos, para uma vaga na Suprema Corte, em substituição a David Souter, que se aposentou.


Se for confirmada pelo Senado, Sotomayor será a terceira mulher na história da Suprema Corte, ao lado da atual integrante Ruth Bader Ginsburg. Além disso, será a primeira pessoa de origem hispânica.


Mas o debate promete ser acirrado, já que Sonia Sotomayor foi acusada de "racismo latino" por um líder republicano.


"Imaginem que um indicado afirmasse 'minha experiência como homem branco me faz melhor que uma mulher latina'", criticou o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich na sexta-feira.


"Um homem branco racista indicado seria orbrigado a desistir. Uma mulher hispânica racista também deveria se retirar", completou.


Gingrich fazia referência a um discurso de 2001 de Sotomayor. "Gostaria de pensar que uma mulher latina sensata, com uma rica experiência nas costas, chega mais frequentemente a uma melhor conclusão (como juiz) que um homem branco que não viveu tudo isso", afirmou em um evento universitário.


mk/fp




http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1176612-5602,00-OBAMA+PEDE+CONFIRMACAO+RAPIDA+DE+SOTOMAYOR+PARA+A+SUPREMA+CORTE.html





quinta-feira, 28 de maio de 2009

Coreia do Norte ameaça atacar navios militares








País invalidou armistício que encerrou Guerra da Coreia




Pelo terceiro dia consecutivo, a Coreia do Norte provocou ontem preocupação mundial.





Depois de realizar um teste atômico subterrâneo, na segunda-feira, e de lançar mísseis, na terça, o isolado país elevou ainda mais a tensão na região ao declarar inválido o armistício com a vizinha Coreia do Sul, que na prática encerrou a Guerra da Coreia (1950-1953). Também ameaçou ontem atacar navios militares dos EUA e da Coreia do Sul – e começou a reativar o reator nuclear de Yongbyon.


Em gráfico, saiba mais sobre a Coreia do Norte e seu projeto militar





A ameaça de atacar navios foi uma resposta à decisão do governo sul-coreano de participar da operação multinacional de interceptação de embarcações suspeitas de envolvimento no programa nuclear norte-coreano. Para o governo comunista de Pyongyang, a iniciativa sul-coreana equivale a uma “declaração de guerra”.







– Agora que os títeres sul-coreanos tomaram a atitude ridícula de participar dessa extorsão e se atrevem a declarar guerra a seus compatriotas, a Coreia do Norte se vê obrigada a tomar uma medida decisiva – disse o Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia, em comunicado.







http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2525808.xml&template=3898.dwt&edition=12402&section=1014

terça-feira, 26 de maio de 2009

SBT pode pagar R$ 1 milhão de indenização por causa de Maisa








SARA PAIXÃO

Rio de Janeiro






Maisa já foi afastada do programa de domingo do SBT
Maisa já foi afastada do programa de domingo do SBT
21 de maio de 2009
SBT/Divulgação
A novela da apresentadora Maisa Silva, 7 anos, está longe de acabar. Em mais um capítulo emocionante, o Ministério Público do Trabalho pediu na Justiça que o SBT pague indenização de R$ 1 milhão por ter desrespeitado leis trabalhistas que permitem o trabalho de menores de idade. O valor seria revertido para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Segundo o órgão, o trabalho da menina provocaria dano moral coletivo.

O procurador Orlando Schiavon Júnior, da Procuradoria do Trabalho no Município de Osasco, entrou com a ação civil pública que, além de citar os episódios em que Maisa foi às lágrimas no Programa Silvio Santos, questiona o fato de ela ter substituído os apresentadores Yudi e Priscilla no programa diário Bom Dia & Cia durante as férias da dupla em janeiro. O Ministério Público do Trabalho pede ainda controle maior sobre a atuação da menina, que estaria autorizada a gravar somente nas tardes de quarta-feira.

Com a cassação da licença de Maisa para ir ao ar no Programa Silvio Santos pelo Juizado de Menores de Osasco, o SBT decidiu retirar Maisa definitivamente da atração. Segundo a emissora, o quadro Pergunte a Maisa foi extinto. "O SBT não irá recorrer. Acatamos a decisão judicial e não haverá mais participação de crianças no programa", explicou a assessoria da emissora, que negou que Silvio esteja procurando uma substituta para a menina. Maisa ficará apenas nos programas Sábado Animado e Domingo Animado. O Dono do Baú volta dos Estados Unidos na semana que vem e retoma as gravações.

Maisa, que já era acompanhada pela psicopedagoga Cris Poli, a Supernanny, agora será avaliada por outro psicólogo. Apesar de ela ter se saído bem na averiguação do Conselho Tutelar de São José dos Campos (SP), Brena Scarpel Boschi, bacharel em Direito e presidente do Conselho Tutelar região Centro, sugeriu novo acompanhamento psicológico da menina devido à sua carga de responsabilidade. Na averiguação como aluna, Maisa foi qualificada como "feliz e participativa", além de tirar notas excelentes.

E Gislaine de Souza Silva Andrade e Celso de Araújo Andrade, pais da menina, foram chamados de presentes. No colégio da menina, foi feito pedido à direção para que os alunos não falassem sobre o ocorrido com a coleguinha, que chegou até a faltar aulas seguintes à exibição do programa do dia 17 de maio.



http://diversao.terra.com.br/tv/interna/0,,OI3786614-EI12993,00.html





domingo, 24 de maio de 2009

IML identifica quatro dos 14 corpos do acidente em Trancoso







Trabalhos de análise de arcada dentária identificaram corpos de quatro crianças que estavam no bimotor


O bimotor caiu durante manobra de aterrisagem no Aeroporto Terravista, no litoral sul da Bahia

Arte: estadao.com.br

O bimotor caiu durante manobra de aterrisagem no Aeroporto Terravista, no litoral sul da Bahia

SÃO PAULO - Quatro dos 14 corpos das vítimas do acidente com um bimotor em Trancoso, na Bahia, na última sexta-feira, 22, foram identificados neste domingo, 24, segundo informações do Governo da Bahia. Todos os corpos são das crianças que estavam na aeronave e foram identificados durante trabalhos de análise de arcada dentária.

Além dos familiares das vítimas, que tiveram material genético coletados, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia já recebeu todas as fichas odontológicas e ortopédicas. Essas fichas facilitarão a comparação e agilizarão as identificações dos corpos.

"Os trabalhos estão bastante adiantados, todo nosso pessoal de medicina e odontologia legal, antropologia e análise de DNA estão trabalhando de forma empenhada e com os recursos necessários para realização dos exames de identificação", destaca Raul Barreto, diretor do DPT.

Registro

A caixa-preta do bimotor foi levada para o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), no Recife, no fim da manhã deste domingo, 24, segundo informações do Centro de Comunicação da Aeronáutica (Ceconsaer).

As gravações feitas pelo equipamento, que foi encontrado praticamente intacto, sem vestígios de problemas, podem ajudar a determinar o que provocou a queda da aeronave, segundo o Ceconsaer. Já os motores da aeronave serão analisados em São José dos Campos, em São Paulo, como parte da investigação.

Acidente

A queda do bimotor Super King Air B-350 ocorreu por volta de 21 horas de sexta-feira, durante manobra de aterrissagem no Aeroporto Terravista, em Trancoso, litoral sul da Bahia. O Departamento de Polícia Técnica de Salvador confirmou no sábado, 23, que 14 pessoas morreram no acidente - dez adultos e quatro crianças.

Dez das vítimas pertenciam à família do empresário Roger Ian Wright, de 56 anos, além do piloto, do copiloto, de uma babá e da neta de 3 anos de sua mulher, Lucila Lins (mais informações nesta página). O empresário planejava festejar o aniversário de um dos netos.

O resgate foi concluído por volta das 15 horas de sábado. Durante todo o dia, cerca de 30 homens do Corpo de Bombeiros, além de policiais civis e 20 oficiais da Aeronáutica, estiveram no aeroporto do resort removendo destroços da aeronave e realizando o resgate dos corpos, que foram levados para o Instituto Médico-Legal de Salvador. "O trabalho oficial de identificação começa agora, apesar de as famílias terem fornecido uma lista de quem estava a bordo", afirmou o diretor, Raul Barreto. Os 35 peritos locais foram convocados e o IML de São Paulo se prontificou a ajudar nos trabalhos - coletando DNA das famílias das vítimas. Os corpos ficaram carbonizados e será necessária análise de arcada dentária.

Em depoimento a oficiais do 2º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa-2), testemunhas disseram que o avião pilotado por Jorge Lang Filho, de 56 anos, parecia estar "fora do lugar" quando se aproximou da pista - o avião parecia ter problemas mecânicos. "Parecia estar com problema no motor, com a velocidade mais baixa que o normal", disse o gerente do resort Terravista, James de Souza, que presenciou o acidente. "Entrou de asa, de lado, cambaleou no momento final e, no que encostou no chão, explodiu. Foi um barulho horrível, uma coisa medonha."

Para o fiscal de pista do aeroporto, Pedro Peixoto, de 37 anos - que passou o dia emocionado com a perda do "Comandante", como chamava Wright - o avião se aproximou "completamente torto". "Quando deveria ter seguido reto, parece que balançou para o lado direito, balançou de novo para o lado esquerdo e caiu", disse Peixoto. "Baixou muito rapidamente e depois foi baixando mais devagar até cair", contou o taxista Neílson Santos, de 39 anos, que aguardava a família Wright para levá-la à residência.

Investigação

Segundo o coronel João Carlos Dias Biesniek, chefe do Seripa-2, o conteúdo dos depoimentos será analisado em conjunto com os outros dados periciais coletados no local. "Um acidente aéreo normalmente ocorre por uma soma de fatores. Somente teremos certeza quando tivermos todos os resultados da perícia à mão para elaborar o relatório final, que pode levar até um ano para ficar pronto."

A Aeronáutica já descartou que a forte chuva que caiu em Troncoso na noite do acidente tenha provocado a queda - na avaliação, havia "perfeitas condições para pousos e boa visibilidade na pista". Às 20h51, quatro minutos antes da queda do avião, o piloto informou que "tinha alinhamento com a pista, que o trem de pouso já estava travado e havia boa visibilidade". Uma segunda hipótese, de que a iluminação da pista seria ineficiente, também foi descartada, após testes ontem com o jato HS do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Outro fator analisado pela perícia foi o diâmetro da clareira criada na queda - de cerca de 20 metros, distante cerca de 200 metros da cabeceira da pista. Como se trata de diâmetro relativamente pequeno, segundo peritos ouvidos pelo Estado, uma das hipóteses é de que, no momento da queda, o avião teria mais força no plano vertical, de cima para baixo, do que no horizontal - ou seja, poderia estar preparando o pouso mesmo fora do local adequado. Isso pode indicar, segundo peritos, que o piloto estivesse "desorientado".

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava regular, tanto na manutenção quanto no seguro. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) do bimotor teria vencido no último dia 14, mas, segundo a agência, ela havia sido feita em uma oficina autorizada e a documentação teria sido encaminhada ao órgão, aguardando só atualização dos dados. A situação da tripulação também estava regularizada.



www.estadao.com.br/noticias/geral,iml-identifica-quatro-dos-14-corpos-do-acidente-em-trancoso,376148,0.htm