sábado, 26 de abril de 2008

Costa diz que foi "espectador" do acordo entre BrT e Oi

PAULO PEIXOTO


da Agência Folha, em Belo Horizonte


HUMBERTO MEDINA


da Folha de S.Paulo, em Brasília




O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou ontem que o governo não teve nenhuma interferência na fusão da Oi com a BrT (Brasil Telecom), mas ficou "satisfeito" com o resultado final do negócio, que, segundo ele, vai proporcionar ganhos econômicos para o consumidor brasileiro.




Costa disse que o papel do governo foi de "espectador". Ele disse que não vê dificuldades para que a fusão seja aprovada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).




"O governo até agora teve participação de espectador nesse processo de entendimento comercial entre duas grandes empresas, embora tenha a participação de fundos de pensão, que são capitais públicos. O governo não fez nenhuma interferência a favor ou contra essa fusão", afirmou.




Segundo Costa, "o mais importante é que o Brasil agora tem competitividade internacional". Disse que o Brasil poderá concorrer no mercado de telecomunicações na América do Sul, chegar à África, ter espaços na competir na Ásia "e até na Europa, se quiserem", já que agora formam uma grande empresa de capital nacional.




Do ponto de vista do mercado interno, Costa afirmou que a fusão vai proporcionar preços mais competitivos, com ganhos para os usuários. "Vejo essa união como muito proveitosa do ponto de vista econômico."




Costa disse acreditar em uma tramitação tranqüila do processo de fusão porque existe disposição da Anatel de estudar a proposta e apresentar as mudanças no Plano Geral de Outorgas, que vai permitir a fusão.




"Nossa proposta, principalmente do ministério, é analisar a fusão da Oi com a BrT com como uma grande empresa que vai melhorar a condição de ofertas de serviços em telecomunicações para o usuário."




Anatel

A compra da BrT pela Oi ainda precisa ser aprovada pela Anatel para se efetivar na prática. A agência reguladora, no entanto, terá que propor oficialmente mudanças na legislação para permitir o negócio. Na forma atual, a regulamentação do setor impede que uma concessionária de telefonia fixa compre outra. Ontem, a agência informou ainda não ter sido notificada oficialmente do acordo.




No início de fevereiro, o Ministério das Comunicações recomendou à Anatel que acabasse com as restrições legais a esse tipo de operação. A agência já sinalizou que pretende acatar as recomendações e propor as mudanças pedidas pelo ministério. Antes do governo, as próprias empresas já haviam feito o mesmo pedido.




O impedimento para que a Oi compre a BrT está em documento chamado PGO (Plano Geral de Outorgas). Esse plano é definido por meio de decreto e divide o país em áreas de concessão -em cada área atua uma empresa. Pelo texto do decreto, uma empresa não pode transferir a sua concessão para outra, que atue em área diferente.




Apesar de o PGO ser um decreto e, em tese, depender apenas da vontade do presidente da República para ser alterado, a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) estabelece que, antes da edição do decreto, a Anatel precisa ser ouvida e fazer sugestões.




A área técnica da agência está trabalhando na minuta da proposta, que ainda terá que ser aprovada pelo conselho diretor. Após a aprovação da minuta, haverá um período de consulta pública (cerca de 30 dias). A agência receberá, analisará e responderá contribuições que forem feitas. Depois, disso, irá elaborar uma versão final do documento e encaminhará às Comunicações.




A venda da BrT também terá de avaliada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que ontem não quis se manifestar.




Além da alteração para permitir a compra de uma concessionária pela outra, o Ministério das Comunicações também recomendou à Anatel que revisse todas as "restrições regulatórias" que impedem que uma mesma empresa ofereça pacotes convergentes, ou de múltiplos serviços (voz fixa, voz móvel, dados e TV paga). Ou seja, o pedido abre caminho para alterações também nas regras da telefonia móvel.




A Telefônica, por exemplo, está impedida por normas da Anatel de participar do controle acionário da TIM, por já ser acionista controladora da Vivo. O grupo espanhol comprou participação no controle da Telecom Italia (dona da TIM), na Europa, mas não pode receber dividendos nem participar das operações da TIM no Brasil.




A Anatel já informou que irá analisar as mudanças de forma separada.



www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u395933.shtml




China reitera ataques contra Dalai Lama apesar de esperança de diálogo

China reitera ataques contra Dalai Lama apesar de esperança de diálogo

©2008 Google - Map data ©2008 AND, NFGIS, Europa Technologies - Terms of Use




China reitera ataques contra Dalai Lama apesar de esperança de diálogo






PEQUIM (AFP) — A China reiterou neste sábado seus ataques contra o Dalai Lama, acusando o líder espiritual de desestabilizar o Tibete, um dia depois de propor o diálogo com representantes do líder tibetano no exílio.




A agência oficial chinesa Xinhua anunciou na sexta-feira que membros do governo se reunirão "nos próximos dias" com um enviado do Dalai Lama.




Neste sábado, o Dalai Lama saudou a oferta chinesa de dialogar para resolver a situação do Tibete e afirmou desejar "conversações sérias" com Pequim.




"Não recebi nenhuma informação detalhada, mas, basicamente, falar é bom", afirmou o Dalai Lama em seu retorno Dharamsala, norte da Índia, após uma visita de duas semanas aos Estados Unidos.




O líder budista tibetano disse à imprensa que deseja "conversações sérias sobre como reduzir o ressentimento tibetano" a respeito dos problemas no Tibete.




O anúncio surpreendente de sexta-feira foi bem recebido pelos Estados Unidos e pelos países ocidentais, diante da esperança de uma solução para a crise no Tibete, a menos de quatro meses para os Jogos Olímpicos, que começam em 8 de agosto.




Porém, neste sábado o Jornal do Povo, órgão oficial do Partido Comunista Chinês (PCC), esfriou os ânimos daqueles que acreditavam em uma conciliação.




"A camarilha do Dalai Lama tem usado de todos os meio possíveis para atrapalhar a estabilidade e o desenvolvimento do Tibete", assinala o periódico em um artigo com o título "Suas ações violaram seriamente os ensinamentos budistas",




O Jornal do Povo também acusa o Dalai Lama e seus seguidores de propagar o "falso rumor" de que a China oprime o budismo tibetano e de conspirar para colocar a opinião pública contra Pequim.




"O Dalai Lama, autoproclamado 'líder religioso', é realmente o líder de uma série de ações para sabotar a ordem religiosa normal do Tibete", acrescentou o jornal.




Um porta-voz do Dalai Lama disse na sexta-feira que ele havia recebido favoravelmente a oferta chinesa de diálogo.




"É um passo na boa direção, porque apenas a negociação frente a frente pode conduzir à solução do problema tibetano", disse Tenzin Taklha.




Por sua vez, na sexta-feira, o primeiro-ministro tibetano no exílio, Samdhong Ripoche, reconheceu ter mantido contato com a China.




"Mantivemos contatos com as autoridades chinesas, não apenas para expressar nossa preocupação pelas medidas de repressão, mas também para dar sugestões para resolver a crise", afirmou em um comunicado.




O governo chinês e os representantes do Dalai Lama retomaram uma frágil rodada de conversas secretas no fim de 2002, que chegou ao fim depois do último encontro conhecido, entre junho e julho de 2007.




A China foi muito pressionada internacionalmente nas últimas semanas para abrir um diálogo com o Dalai Lama desde as revoltas de março em Lhasa, capital do Tibete, que se espalharam por outras regiões chinesas habitadas por tibetanos.




Segundo o governo do Tibete no exílio, a repressão chinesa deixou pelo menos 150 mortos. A versão oficial de Pequim reconhece 20 mortos (18 civis tibetanos e dois policiais chineses) e a mídia chinesa culpa o Dalai lama de ter orquestrado os distúrbios.




Em artigo publicado no sábado pelo Tibet Daily, um dirigente tibetano da administração pró-China que governa a região afirma que a recente onda de violência era "outra mostra aterrorizante dos esquemas pró-separatistas da camarilha do Dalai Lama".



http://afp.google.com/article/ALeqM5hlfT_CsyfTDNQzYfno7HkYnRod0A




sexta-feira, 25 de abril de 2008

Obama tem pequena vantagem em Indiana, aponta pesquisa

da Folha Online




O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama tem uma pequena vantagem sobre a sua rival, Hillary Clinton, nas primárias de Indiana, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.




A pesquisa publicada no jornal norte-americano "Indianapolis-Star", indica que Obama tem, 41% das intenções de voto contra 38% de Hillary. Como a margem de erro da pesquisa é de 4,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado pode ser considerado um empate estatístico.




A disputa por Indiana deve ser ainda mais acirrada já que, além do empate entre os candidatos, 21% dos entrevistados disseram-se indecisos sobre quem escolherão no dia da votação, em 6 de maio, a menos de duas semanas.




Indiana, que coloca em jogo 72 delegados, realizará suas primárias em 6 de maio. Na mesma data, os eleitores democratas escolherão seu candidato favorito também na Carolina do Norte, Estado que, com 40% de seu eleitorado formado por negros, favorece Obama.




Para Robert Gibbs, diretor nacional de comunicação de Obama, a pesquisa "aponta para uma primária que será muito acirrada e muito competitiva".




Já para Joe Hogsett, co-diretor da campanha de Hillary no Estado, falou ao "Indianapolis-Star" que esta pesquisa mostra "uma corrida de probabilidades iguais que será calorosamente contestada".




Ele afirmou ainda que a vitória de Hillary na Pensilvânia mudou o cenário da disputa democrata e que o impacto disso ainda não foi projetado nas pesquisas.




Eleição presidencial

A pesquisa de Indiana trouxe outra boa notícia para o senador de Illinois. Na simulação dos dois cenários possíveis nas eleições gerais de 4 de novembro, Obama ganharia do provável candidato republicano John McCain, por 49% das intenções de voto contra 41%.




Já Hillary empataria com o senador republicano, ambos com 46%.




Este resultado indica uma mudança no perfil do Estado que, nas eleições presidenciais de 2000 e de 2004, elegeram o republicano George W. Bush.




Em entrevista ao "Indianapolis-Star", Gibbs defendeu o cenário de favoritismo do senador. "Os números da eleição geral mostram a habilidade única de Obama de mudar o mapa político e trazer as pessoas para participar pela primeira vez, ou pela primeira vez em muito tempo, das eleições deste ano", argumentou.




Quando questionados sobre quem seria o melhor candidato democrata para enfrentar McCain nas eleições gerais, 49% dos democratas de Indiana apontaram Obama enquanto apenas 35% disseram acreditar que Hillary estaria mais preparada.




A pesquisa foi realizada entre 20 e 23 de abril e ouviu uma amostra de 535 pessoas.




Com France Presse



/www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u395691.shtml




quinta-feira, 24 de abril de 2008

Documentário em 3D faz mergulho no fenômeno Hannah Montana

“Hannah Montana & Miley Cyrus: O melhor dos dois mundos” estréia nesta sexta-feira (25).
Filme retrata megaturnê da estrela teen, que teve ingressos esgotados em poucos minutos.
Carla Meneghini Do G1, no Rio


Em cartaz a partir desta sexta-feira (25), o filme “Hanna Montana & Miley Cyrus: O melhor dos dois mundos” promete lotar de garotas pré-adolescentes as salas de projeção em 3D do país. O longa-metragem leva as fãs em um divertido mergulho na vida do ícone teen, estrela do seriado de maior sucesso do Disney Channel.

Leia entrevista com Miley Cyrus

Na série, que estreou na Rede Globo este mês, a atriz Miley Cyrus, de 15 anos, encarna uma identidade dupla: durante o dia é uma menina comum, Miley Stewart, à noite ela vira uma cantora pop de sucesso, Hannah Montana. Mas é a estrelinha Cyrus, a da vida real, quem está no centro do filme, que retrata sua megaturnê por 69 cidades dos Estados Unidos.

Longe das historinhas, o filme é na verdade é um documentário sobre o que acontece no palco, nos bastidores e na platéia do show, que teve ingressos esgotados em apenas quatro minutos.


Divulgação
Divulgação
Documentário faz público se sentir na platéia do show de Hannah Montana (Foto: Divulgação)

Só para ter idéia do fenômeno Hannah Montana, além de o documentário ter batido recorde de bilheteria nos Estados Unidos, sete canções da trilha sonora emplacaram simultaneamente no Top 100 da Billboard, um feito nunca alcançado por gigantes como Beatles e Elvis Presley.

Na primeira fila

Mas o que é que essa menina tem de tão especial? No palco, Hannah/Miley é pura energia e carisma, seja em hits da série de TV, como “Rock star”, “Just like you” e “Nobody’s perfect”, seja em canções próprias, como a balada “I miss you”. As meninas da platéia vibram e gritam de uma forma quase irracional e não tente entender por que. Miley Cyrus traz aquele brilho inexplicável que transforma homens em ídolos.

Outro ponto alto do filme é a tecnologia 3D, que transporta o público do cinema diretamente para a primeira fila do show e faz do documentário uma verdadeira experiência. A projeção ganha charme com o uso de novíssimos óculos, menos ridículos e mais confortáveis do que aqueles que eram utilizados antigamente em filmes de 3D.

O lançamento só deve decepcionar os fãs que não moram em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, já que somente estas cidades vão receber cópias. A distribuição será restrita às salas equipadas para exibição em 3D.



http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL424872-7086,00

-DOCUMENTARIO+EM+D+FAZ+MERGULHO+NO

+FENOMENO+HANNAH+MONTANA.html




Apesar de derrota na Pensilvânia, Obama continua à frente de Hillary

Colaboração para a Folha Online



O pré-candidato democrata à Casa Branca Barack Obama continua na liderança da corrida pela nomeação, mesmo após a derrota por dez pontos percentuais sofrida para Hillary Clinton na Pensilvânia.




Embora a outra pré-candidata, Hillary, tenha conseguido 55% dos votos e conseqüentemente 81 delegados do Estado contra 45% dos votos de Obama e 69 delegados, o senador por Illinois continua o favorito para a candidatura democrata com uma margem que muitos analistas dizem ser pouco provável que Hillary supere. Segundo a CNN, Obama conta agora com 1.719 delegados contra 1.586 de Hillary.




Hillary ganhou na Pensilvânia com uma campanha considerada ofensiva, que lhe rendeu um editorial no jornal "New York Times" intitulado "Uma vitória pelo mau caminho". Segundo o jornal, 68% dos eleitores da Pensilvânia acusam Hillary de ter "jogado sujo" contra Obama.




Na política interna do Partido Democrata, a vitória de Hillary confirmou que a batalha vai continuar ao menos até o final do ciclo de primárias, em 3 de junho. O resultado na Pensilvânia lançou também sérias preocupações sobre o apelo de Obama entre dois eleitorados típicos do Estado, considerados cruciais para as eleições gerais de novembro: os trabalhadores brancos da classe média e os eleitores católicos.




Matthew Cavanaugh - 21.abr.08/Efe

MTC16 - MCKEESPORT (EEUU), 21/04/08.- El precandidato demócrata a la Presidencia de Estados Unidos y senador por Illinois, Barack Obama, habla hoy, 21 de abril de 2008, durante un acto de campaña en el campus Allegheny de la Universidad Estatal de Pennsylvania en McKeesport, Pennsylvania (EEUU). Obama y su rival partidaria, la senadora por Nueva York Hillary Clinton, tendrán este martes una crucial jornada en las primarias de este estado. EFE/MATTHEW CAVANAUGH
Democrata Barack Obama discursa em evento de sua campanha, na Pensilvânia



No entanto, os números continuam mais adversos para Hillary do que para Obama. Com a boa atuação na Pensilvânia, Hillary conseguiu uma margem de cerca de 200 mil votos sobre Obama, mas o senador continua na liderança do voto popular com cerca de 500 mil eleitores a mais.




Se as expectativas de confirmarem --assim como o favoritismo de Hillary, que triunfou na Pensilvânia-- Obama deve recuperar as perdas da terça-feira (22) na votação da Carolina do Norte, em 6 de maio.




Neste Estado, onde os negros representam cerca de 40% do eleitorado, Obama deve recuperar também sua margem de delegados, conquistando a maioria dos 115 delegados em jogo.




No mesmo dia, os eleitores votarão na Indiana, onde a disputa deve ser acirrada, já que o Estado é considerado neutro. Consciente do favoritismo de Obama na Carolina do Norte, Hillary deu início nesta quarta-feira a uma intensa campanha no Estado.




"A pergunta que devemos nos fazer neste momento é que, se [Obama] não é capaz de ganhar nos Estados nos quais é necessário vencer em novembro, isso diz algo sobre as possibilidades [do rival] nas eleições gerais", disse Hillary a cadeias de televisão, em uma tentativa de minimizar a importância das vitórias de Obama.




Superdelegados

As afirmações de Hillary visam, principalmente, convencer os superdelegados do Partido Democrata, líderes partidários e políticos eleitos que votam independentemente das primárias.




Com a corrida acirrada e poucas chances de algum dos pré-candidatos alcançar os 2.025 delegados necessários para garantir a nomeação nas nove primárias restantes, os superdelegados devem definir o candidato democrata na Convenção Nacional, em agosto.




Por isso, Hillary luta para conquistar os endossos. Embora tenha a maioria destes votos até o momento (262 contra 238 de Obama), o senador por Illinois tem diminuído muito a vantagem de sua rival, que já chegou a cem superdelegados.




"Tenho a confiança de que, quando os superdelegados se perguntarem quem é o candidato mais forte contra John McCain, eu serei nomeada pelo partido", disse Hillary, no argumento central de sua campanha.




Dos últimos 70 superdelegados que se pronunciaram, Hillary ganhou apenas dois contra 68 de Obama, segundo o jornal espanhol "El Pais".




Hillary aproveitou a noite de terça-feira para festejar a vitória na Pensilvânia. Mas o tempo para celebrações é curto. Para vencer a matemática ela terá que investir intensamente na campanha televisionada pelo voto popular e na campanha discreta pelos superdelegados, na qual ela deve usar a influência dos dois mandatos de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u395253.shtml








quarta-feira, 23 de abril de 2008

Moradores de quatro estados sentem tremor de terra

Às 21h de terça-feira, terremoto de 5,2 graus ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo.
Além desse estado, houve registro de ocorrências no PR, SC e RJ.
Do G1, com informações do Bom Dia Brasil


A terra tremeu no Brasil na noite de terça-feira (22). Durou cinco segundos e deu susto em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. No início desse terremoto moderado, ninguém entendeu o que estava acontecendo. Foi às 21h, horário de Brasília.

Veja o site do Bom Dia Brasil

De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), o tremor, de 5,2 graus na escala Richter, ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico. Segundo Jorge Sand, coordenador do observatório, a região onde foi registrado o epicentro tem uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.

O tremor começou no mar, mas não há risco de tsunami, segundo especialistas. Ondas gigantes podem ser geradas quando se passa dos 7 graus.

São Paulo

Em São Paulo, 32 municípios sentiram o abalo. Para especialistas, foi o tremor mais intenso dos últimos 100 anos na capital paulista. Não houve feridos, mas foi um grande susto.

O tremor de terra foi percebido em todas as regiões da cidade. A central dos bombeiros recebeu mais de 400 ligações. A maioria de pessoas assustadas, sem saber bem o que tinha acontecido. “Minha esposa estava falando ao telefone e, de repente, comentou que o prédio estava tremendo. Achei até estranho. Mas ela ficou apavorada, queria descer porque estava balançando tudo”, diz o bancário Milton Guetti.

No Jaguaré, na Zona Oeste, os moradores de um prédio foram para a rua, com medo de desabamento. “Os moradores evacuaram o prédio. Ligaram para os bombeiros”, lembra o porteiro Mario Jorge dos Santos.

“Parecia que você estava em um barco, no mar. A minha mãe sentiu o sofá tremendo e me chamou. Eu vi os móveis balançando, a televisão. Pegamos a chave do carro, descemos e todo mundo já estava na rua, tinha gente passando mal. Teve quem já estava com as malas prontas e indo para a casa da sogra, onde a terra não tremeu”, o estudante Hudson Magalhães.

Em um hospital da Zona Leste da cidade, os azulejos se soltaram da parede. O atendimento aos pacientes não chegou a ser interrompido. O abalo foi sentido no Aeroporto de Congonhas, mas não alterou os vôos.

Prédios e barcos

São Paulo é conhecida pela altura dos prédios e foram exatamente os moradores dos últimos andares que mais sentiram o tremor. Esse é um fenômeno comum já que a estrutura do prédio é semelhante a um pêndulo invertido, preso ao chão e solto no topo. Em cima balança mais que na parte de baixo.

Em Mogi das Cruzes, um prédio apresentou rachaduras e os bombeiros fizeram uma inspeção para ver se havia outras estruturas danificadas. Já em Sorocaba, no interior de São Paulo, moradores foram parar de pijama na garagem.

Segundo a Capitania dos Portos, na hora em que foi registrado o fenômeno, seis barcos de patrulha estavam no mar, mas ninguém sentiu nada. Situação diferente foi vivida por quem estava em prédios de São Vicente e de outras cidades do litoral. Os bombeiros não registraram ocorrências de danos, mas as linhas ficaram congestionadas.

Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro, a Defesa Civil recebeu mais de 30 chamados em menos de dez minutos. Os técnicos ficaram surpresos com o motivo dos telefonemas: tremor de terra. “Começamos a receber telefonemas a partir das 21h05. Ao sair da Defesa Civil para fazer as vistorias, já tínhamos recebido em torno de 35 ocorrências”, contabiliza Carlos Alberto Miranda, da Defesa Civil.

As cidades mais atingidas foram Resende, no Vale do Paraíba, Angra dos Reis, no litoral sul do estado, e na Área Metropolitana, São Gonçalo e Nova Iguaçu. No município do Rio, os tremores duraram aproximadamente cinco segundos. Madureira, Ilha do Governador e Jacarepaguá registraram os abalos mais fortes.

Às 21h20, Edvaldo e Maria de Lourdes Miranda assistiam televisão quando a filha Lívia, que estava no quarto, chegou correndo à sala. Ela foi a primeira a sentir o tremor. “Fiquei assustada porque senti a cadeira mexer muito. Decidi ir até a sala ver se não era uma impressão”, aponta Lívia. “Quando ela falou, eu coloquei os pés no chão e senti tremer”, conta o pai de Lívia, Edvaldo.

Na rua onde mora a família Miranda, em Jacarepaguá, moradores de quase todos os prédios, principalmente dos andares mais altos, perceberam imediatamente quando os abalos começaram. “É assustador, uma sensação horrível. Você não sabe o que fazer”, descreve uma moradora.

A Defesa Civil do município do Rio de Janeiro está em alerta. Até às 2h, 50 chamados tinham sido atendidos, principalmente de moradores de Jacarepaguá, na Zona Oeste, que foram os que mais sentiram os tremores.

O coordenador de Defesa Civil do Rio de Janeiro, João Carlos Mariano, conta que não foi detectada nenhuma rachadura em prédios. Ele explica que o alerta é apenas para tranqüilizar a população. Todas as equipes estão nas ruas para verificar os locais.

Santa Catarina e Paraná

Em Santa Catarina, o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) recebeu chamadas de moradores da Grande Florianópolis, de Joinville, de Camboriú e de Balneário Camboriú, que sentiram o tremor. As ligações começaram por volta das 21h.


Técnicos da Defesa Civil municipal visitaram algumas das residências afetadas, porém não foram constatados prejuízos materiais. "Não houve grandes danos. Foi mais um susto mesmo", disse ao G1 o sargento Milton Lourenço Leonel.

No Paraná, a Defesa Civil atendeu ocorrências na região de Curitiba e em Ponta Grossa. Na capital, foram 20 chamados aos bombeiros. "As ligações eram de moradores de prédios mais altos", afirmou o tenente Leonardo Mendes da Silva. "A situação foi tranqüila, não houve prejuízo."

De acordo com ele, técnicos da prefeitura de Curitiba detectaram um pequeno problema na estrutura de apenas um prédio vistoriado, mas a estrutura não corre risco.

Recomendação

Em casos como esses, ao sentir tremores, a recomendação é que as pessoas saia do local onde está e espere os técnicos da Defesa Civil. “Se for algo muito grave, vá para debaixo da mesa ou fique no vão da porta, que são os lugares mais seguros de uma casa”, disse João Carlos Mariano, da Defesa Civil do Rio.




http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL421839-5598,00-MORADORES
+DE+QUATRO+ESTADOS+SENTEM+TREMOR+DE+TERRA.html




Envie um e-mail para mim!




Hillary vence na Pensilvânia e ganha sobrevida na luta pela Casa Branca

PACO G. PAZ
da Efe, em Washington

A senadora Hillary Clinton mostrou mais uma vez sua tenacidade com a vitória na Pensilvânia, que, apesar de não ser tão ampla como se esperava, lhe deu oxigênio para persistir em sua luta pela candidatura democrata.

Apesar de muitos democratas terem lhe pedido para desistir da disputa com Barack Obama, em função da vantagem do senador por Illinois, a verdade é que a ex-primeira-dama venceu quatro das ultimas cinco primárias de seu partido.

Com a vitória desta terça-feira (22), Hillary reiterou sua capacidade de ganhar nos grandes estados, como Nova York, Califórnia e Texas, exatamente os que aparecem como fundamentais nas eleições de novembro contra o republicano John McCain.

Reuters
Democrata Hillary Clinton comemora vitórias em primárias na Pensilvânia
Democrata Hillary Clinton comemora vitórias em primárias na Pensilvânia

As seis semanas prévias às eleições na Pensilvânia foram muito difíceis para Hillary, que teve de lidar não só com as críticas dos republicanos, mas com o apoio crescente ao senador por Illinois entre os democratas.

Em meados de março, quando começou o intervalo de seis semanas no calendário das primárias, a senadora tinha uma vantagem de quase 20 pontos na Pensilvânia, que finalmente foi reduzida para cerca de 10.

Apesar de sua clara vitória, muitos membros do partido democrata, e também alguns meios de comunicação, acusarão a ex-primeira-dama de não ter conseguido nesta terça uma diferença suficientemente ampla para diminuir parte da vantagem de Obama.

No entanto, a vitória da Pensilvânia lhe deu mais força para continuar na luta das primárias, que serão retomadas no dia 6 de maio, com Indiana e Carolina do Norte.

Convenção

Longe de dar sinais de fraqueza por sua situação de desvantagem, Hillary prometeu continuar não apenas até o fim das primárias, no dia 3 de junho, mas até a Convenção Democrata de agosto, caso isso seja necessário.

A ex-primeira-dama anunciou ainda que brigará para validar os resultados de Michigan e Flórida, dois estados nos quais ela ganhou, mas cujos delegados não contam, em função de uma punição do Partido Democrata por terem realizado primárias antes do momento certo.

No entanto, as reivindicações de Hillary sobre estes dois Estados não tiveram um forte apoio do partido.

Para Alan Lichtman, professor de História Política da American University, em Washington, "ninguém vai assumir a idéia de que é preciso contar com Michigan e Flórida. Não há nenhuma possibilidade de que estes resultados sejam contabilizados pelo partido".

Longe de escutar suas reivindicações, no partido democrata é cada vez maior a impaciência pela indefinição do candidato que será capaz de disputar o voto com o republicano John McCain, escolhido por seu partido há mais de um mês.

Vantagem

Após um extenuante processo de primárias e caucus em cerca de 40 Estados, Obama tem uma vantagem sobre Hillary de mais de 800 mil votos e de 144 delegados.

Segundo alguns analistas, a menos que tivesse vencido por uma diferença de mais de 20 pontos na Pensilvânia, as possibilidades de Hillary de conseguir a candidatura democrata são verdadeiramente mínimas.

Dos Estados que restam para realizar primárias, a ex-primeira-dama pode vencer na Virgínia Ocidental e no Kentucky, enquanto Obama parte como favorito na Carolina do Norte, Oregon, Montana e Dakota do Sul.

Os dois pré-candidatos estão empatados em Indiana e Porto Rico.

Para reverter a vantagem de Obama, Hillary precisaria vencer por mais de 25 pontos na Virgínia Ocidental, Kentucky e Porto Rico, segundo alguns observadores.

Diante da evidência de que este cenário é muito pouco provável, são muitas as vozes democratas que pedem para que ela deixe o caminho livre para o senador por Illinois, com o argumento de que prolongar a luta apenas favorecerá o candidato republicano.

Mas Hillary mira seu futuro nos "superdelegados", que podem lhe dar a vitória na Convenção Democrata.

Consciente de que não poderá vencer Obama no voto popular e no número de primárias conquistadas, Hillary quer convencer os "superdelegados" de que ela é o candidato mais forte, capaz de vencer nos grandes estados e, portanto, de encarar a sólida candidatura de John McCain.





www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u394745.shtml




Envie um e-mail para mim!



terça-feira, 22 de abril de 2008

Equipes que procuram padre localizam balões próximos a Florianópolis (SC)

da Folha Online

Equipes que realizam as buscas pelo padre Adelir Antônio de Carli, 42, encontraram na tarde desta terça-feira balões no oceano, nas proximidades de Florianópolis, em Santa Catarina. O sacerdote sumiu na noite do último domingo (20) enquanto tentava bater um recorde ao voar preso a balões de festa cheios de gás hélio.

Segundo o Corpo de Bombeiros de São Francisco do Sul, os balões foram localizados por uma equipe da FAB (Força Aérea Brasileira), que auxilia no trabalho de busca. Embarcações da Marinha e os bombeiros também atuam no resgate.

Divulgação
Suspenso a balões cheios com gás hélio, padre Adelir Antônio de Carli queria ficar 20 horas no ar e bater recorde
Suspenso a balões cheios com gás hélio, padre Adelir Antônio de Carli queria ficar 20 horas no ar e bater recorde

Carli partiu de Paranaguá (96 km de Curitiba) às 13h de domingo. Seu destino era Ponta Grossa (113 km de Curitiba), a 180 km do local da decolagem.

Os ventos e o mau tempo teriam desviado Carli de seu percurso, levando-o à costa catarinense. Ontem (21), fragmentos de balões foram encontrados na região do município da Penha.

Segundo os bombeiros, com a descoberta de hoje, as buscas serão estendidas para a região de Florianópolis.

Vôo

Suspenso por cerca de mil balões, Carli queria ficar 20 horas no ar. Segundo a equipe de apoio do padre, o recorde pertence a dois norte-americanos que ficaram 19 horas no ar.

Além do recorde, o padre dizia ainda que iria divulgar a Pastoral Rodoviária, de apoio a caminhoneiros.

Mesmo com o céu nublado e pancadas de chuva, o padre manteve o vôo. Segundo o empresário José Agnaldo de Morais, da equipe de apoio, Carli chegou a ser aconselhado a adiar a viagem, mas se recusou.

Nesse tipo de navegação, o balão depende da direção do vento e é apenas controlado pelo piloto nos momentos de subida ou descida. A suspeita é que o balão do religioso tenha sido atingido por uma corrente de vento. Por causa disso, ele foi levado para o mar, em sentido oposto ao de Ponta Grossa, seu destino original. Ele chegou a atingir 5.500 m de altura, segundo a equipe de apoio.

Por celular via satélite, o padre entrou em contato com os bombeiros de Guaratuba (PR) e disse que precisava que alguém o ensinasse a operar o aparelho de GPS (sistema de posicionamento global) que portava. Disse ainda que a bateria do seu telefone estava acabando.

Carli fez o último contato do balão com bombeiros de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, às 20h45 de anteontem. Informou que perdia altura e que precisava de resgate, pois iria cair no mar.

O padre dizia estar a 20 km da costa, entre as cidades de São Francisco do Sul e Barra do Sul. Pela costa, o local fica a 90 km do ponto da decolagem.



www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u394619.shtml





Envie um e-mail para mim!


segunda-feira, 21 de abril de 2008

Paraguai: Fernando Lugo põe fim a 61 anos de poder conservador

Marcadores: ,

Ex-bispo venceu as eleições presidenciais, destronando o partido conservador há mais de seis décadas no poder.

O antigo bispo Fernando Lugo venceu as eleições presidenciais deste domingo no Paraguai, com 41% dos votos. O candidato de esquerda derrotou o Partido Colorado, força conservadora no poder há mais de seis décadas e que apoiou a ditadura de 35 anos do general Alfredo Stroessner.

Blanca Ovelar, candidata do Partido Colorado, seria a primeira mulher presidente no Paraguai, se vencesse as eleições. Obteve 31% dos votos e reconheceu a derrota quando os resultados já demonstravam que Lugo tinha 10% de avanço. A participação terá atingido os 65% da população, segundo a Reuters.

As eleições no Paraguai são mais um exemplo de amadurecimento democrático na América Latina. "Pela primeira vez na história do nosso país, um partido vai transferir o poder para outro sem um golpe, sem derramamento de sangue e sem luta entre irmãos", afirmou o actual presidente Nicanor Duarte, citado pela Reuters.

“Que este povo seja conhecido, de agora em diante, pela sua honestidade e não pela sua corrupção", disse Lugo, citado pelo jornal paraguaio ABC, perante os festejos da população na capital, Assunção.

Contra a desigualdade e a corrupção

Lugo, de 56 anos, foi ordenado bispo em 1994 e serviu durante dez anos em San Pedro, uma área pobre do país. Em Dezembro de 2006, abdicou do sacerdócio, depois de, em Março desse ano, ter liderado uma manifestação de oposição ao governo. Contudo, o Vaticano não aceitou o pedido e apenas o suspendeu dos seus deveres.

Fernando Lugo, que assumirá a presidência em 15 de Agosto, pretende apoiar a luta contra as desigualdades e contra a corrupção e formou um partido de centro-esquerda, a Aliança Patriótica para a Mudança, que une sindicatos esquerdistas, indígenas e agricultores. Afirma-se como independente, rejeitando as acusações de Nicanor Duarte de que a sua governação se alinhará pelos regimes da Venezuela e da Bolívia.

Dados de 2005 do Banco Mundial indicavam que a taxa de pobreza no Paraguai era de 38%. A economia do país, com 6,1 milhões de habitantes, gira, principalmente, em torno da agricultura. Redistribuir o terreno cultivável e os ranchos de gado, que se encontram maioritariamente na posse da classe alta, é um dos projectos de Lugo. Outro dos objectivos do vencedor das eleições é aumentar o preço da energia importada pelo Brasil da central hidroeléctrica de Itaipú, gerida em conjunto pelos dois países.



http://jpn.icicom.up.pt/2008/04/21/paraguai_fernando_lugo_poe

_fim_a_61_anos_de_poder_conservador.html



Envie um e-mail para mim!

Na véspera da votação, Hillary confirma favoritismo na Pensilvânia

da Associated Press, em Washington

A pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton confirma sua vantagem sobre o rival Barack Obama, à véspera da crucial votação da Pensilvânia nesta terça-feira (22), apontam diversas pesquisas realizadas durante o fim de semana e divulgadas nesta segunda-feira.

Segundo a pesquisa da Universidade de Suffolk, em Massachusetts, Hillary tem 52% das intenções de voto, contra 42% de Obama.

Outra pesquisa, da Universidade de Quinnipiac, indica que a ex-primeira-dama tem 51% das intenções de voto, contra 44% de Obama.

Na semana passada, uma pesquisa da mesma Universidade indicou que Hillary ganharia com 505 das intenções de voto contra 44% de Obama.

Segundo esta pesquisa, Hillary tem a maioria entre os grupos que já a apóiam, como os eleitores brancos, 57% contra 38% de Obama e entre as mulheres, 57% contra 38%.

Obama mantém um favoritismo ainda maior entre seu eleitorado de apoio tradicional. Entre os negros, o senador Illinois conta 84% das intenções de voto contra 10% de Hillary. Já entre os homens, a vantagem é menor, mas significativa: 53% dos eleitores apóiam Obama contra 42% que preferem Hillary.

Outra pesquisa, realizada pelo Newsmax/Zogby, dá uma vantagem menor a Hillary: 48% contra 42% de Obama.

Segundo o instituto Zogby, a senadora de Nova York obteve dois pontos percentuais a mais na intenção de votos, nas últimas 24 horas. Já Obama perdeu um ponto percentual. Esta mudança, contudo, pode ser considerada inexpressiva já que a margem de erro é de 4,1 pontos para mais ou para menos.

Apesar da confirmação do favoritismo de Hillary na Pensilvânia, a pesquisa da Universidade de Suffolk indica um outro cenário nacional.

Quando questionados sobre qual pré-candidato democrata preferem nas eleições gerais, 42% indica que Obama deve ser nomeado e 32% dizem preferir que Hillary enfrente o provável candidato republicano John McCain.

Além disso, ainda segundo a pesquisa da Universidade de Suffolk, 20% dos eleitores democratas afirmam que votarão no republicano McCain, caso seu candidato democrata de escolha não seja nomeado.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u394251.shtml

Na véspera da votação, Hillary confirma favoritismo na Pensilvânia

Envie um e-mail para mim!

domingo, 20 de abril de 2008

Boca-de-urna mostra disputa apertada à Presidência do Paraguai

Fernando Lugo, da oposição, e Blanca Ovelar aparecem com números próximos.
Resultado oficial só deve ser divulgado na segunda-feira (21) ou depois.





Dani Blaschkauer Do G1, em Assunção




Os primeiros resultados das pesquisas de boca-de-urna da eleição presidencial no Paraguai mostram um cenário de disputa acirrada entre Blanca Ovelar, a candidata governista, e Fernando Lugo, o candidato oposicionista.



Sondagens feitas no final da manhã deste domingo (20) por assessores de um dos partidos -e obtidas pela reportagem do G1- mostram uma ligeira vantagem para Blanca -ela teria 36% dos votos, contra 33% de Lugo. Eles teriam neste cenário um empate técnico, pois os três pontos percentuais de diferença estariam dentro da margem de erro.


O G1 está em Assunção: veja o Blog da Redação

O jornal "Última Hora" divulgou em seu site dados sobre uma pesquisa feita pelo instituto COIN para o diário e para a TV Telefuturo. Como a imprensa paraguaia não pode divulgar pesquisas eleitorais antes do fechamento das urnas (por causa da lei eleitoral), eles apenas informam que o candidato que lidera a corrida tem 42,7% dos votos -contra 37% do segundo colocado.


É uma diferença de quase seis pontos percentuais, também próxima à margem de erro, ainda mais se levado em consideração o horário da coleta de dados -a manhã deste domingo de eleições. Isto é, a tendência de votos ainda poderia mudar durante o dia.

O jornal paraguaio ABC Color, o maior do país, divulgou em seu site os seguintes números: 43,7% para o candidato líder, 39,6% para o segundo colocado e 14,4% para o terceiro colocado.


Já a reportagem da Globo News obteve dados que também indicam uma disputa apertada: 36% para Lugo e 33% para Blanca Ovelar. Veja no vídeo ao lado


Veja a cobertura completa das eleições no Paraguai

Cédulas de papel
O resultado oficial, porém, deve ser conhecido na segunda-feira ou terça-feira. É que toda a eleição presidencial do Paraguai foi feita com cédulas de papel. E a soma dos votos deve demorar muitas horas.



O voto no Paraguai é obrigatório. Mas como a multa é pequena muitas pessoas acabam não votando.






Envie um e-mail para mim!