sábado, 1 de novembro de 2008

McCain se trancará em hotel no dia do pleito; candidato quer evitar multidões

Envie um e-mail para mim!





María León. Phoenix (EUA), 1º nov (EFE).- O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, John McCain, vai se refugiar em um hotel de Phoenix na noite das eleições, quando evitará atos públicos e se dirigirá aos eleitores por meio de um circuito fechado de televisão.

Esta decisão foi tomada por problemas de espaço nas instalações, informaram hoje fontes do Partido Republicano, que não descartaram mudanças de última hora que permitam a McCain aparecer para os eleitores que se reunirem em frente ao Hotel Biltmore.

Assim que os primeiros resultados eleitorais e as pesquisas de boca-de-urna forem anunciados, o candidato republicano fará um discurso a um pequeno grupo de pessoas reunidas no jardim do empreendimento, de onde o pronunciamento vai ser retransmitido para telões instalados para os saguões em que a imprensa estará reunida.

O discreto evento romperá com a tradicional apresentação dos candidatos na noite eleitoral, quando geralmente se dirigem a uma grande multidão, tradição que o candidato democrata Barack Obama, apesar do slogan de sua campanha, preferiu não mudar.

Nas últimas décadas, o hotel Biltmore de Phoenix, símbolo da cidade, inaugurado em 1929 e freqüentado por políticos e artistas, esteve associado a momentos felizes da vida de McCain.

Foi lá onde ele festejou seu casamento com sua atual esposa, Cindy, em 1980, e onde celebrou sua nomeação como candidato republicano nas eleições presidenciais de 2008, em março deste ano.

Os atos preparados para a noite de 4 de novembro, que os republicanos já batizaram de "Noite da Vitória Eleitoral 2008", são uma incógnita que será revelada ao longos dos próximos dias.

O porta-voz do Departamento de Polícia de Phoenix, Luis Samudio, disse à Agência Efe que as forças de segurança não receberam nenhuma solicitação do escritório de campanha de McCain para que fosse montado um esquema especial de segurança no hotel.

"Geralmente, eles levam sua própria segurança", disse Samudio, que disse que a Polícia não está preparando um plano específico para a noite de 4 de novembro.

"Como sempre, estaremos em alerta, prontos para responder a qualquer tipo de emergência", acrescentou.

McCain chegará terça-feira a Phoenix, onde votará em meio a jornalistas de várias partes do mundo e dos EUA.

De acordo com uma pesquisa divulgada esta semana pela Universidade do Estado do Arizona (ASU), o candidato republicano na frente de Obama neste estado, embora a diferença tenha diminuído e seja a menor desde o início da campanha presidencial.

Nessa sondagem no Arizona, 46% dos entrevistados se mostraram a favor de McCain, ao passo que 44% declararam seu apoio a Obama.

Em virtude da disputa acirrada, a equipe do candidato democrata anunciou que retomará os anúncios televisivos com mensagens de Obama no estado, com o objetivo de virar o jogo nas urnas.

Com a exceção da vitória democrata de Bill Clinton nas eleições de 1996, o Arizona apóia candidatos republicanos à Presidência desde 1952.

Em 2004, o atual presidente, George W. Bush, derrotou o democrata John Kerry neste estado por uma diferença de 10,5 pontos. EFE ml/sc









http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/11/01/mccain_se_trancara_em_hotel_no_dia_do_pleito_candidato_quer_
evitar_multidoes_2091111.html

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Dez dicas para se proteger do câncer






1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.





2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.





3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a um drink. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.





4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata.





5. Os homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação de câncer da próstata.





6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.





7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.





8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.





9. No lazer, evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.





10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.





Fontes: INCA/MS, 2002. Prevenção e Controle de Câncer. Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3):317-332
INCA/MS, 2002. Programa nacional de Controle do Câncer da Próstata: documento de consenso
INCA/MS, 2003. Consenso para o Controle do Câncer de Mama










http://jc.uol.com.br/2008/10/28/not_183486.php

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Amanhã é o Dia do Dentista

Envie um e-mail para mim!





Se o barulho da maquininha do dentista já amedronta alguns, imagine o que não sentiam os que, no tempo do Império, tinham a extração dentária feita com alavancas enferrujadas? Ainda bem que em 25 de outubro de 1884 D. Pedro II assinou o Decreto 9.311 e criou no Rio de Janeiro e na Bahia os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil. Ação que em 1976 serviu de base para o Conselho Federal de Odontologia publicar a Resolução 96, instituindo o dia de amanhã em homenagem aos cirurgiões-dentistas do país.








Com 202 instituições de ensino superior que oferecem o curso de Odontologia - segundo o Ministério da Educação - fica fácil compreender os mais de 50 mil profissionais em atividade que a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, registrou em 2006. Desse total a maior concentração está no Sudeste, com 26.754 dentistas. Posição compreensível, visto que os maiores contratantes do país são os estados de São Paulo (14.645), Minas Gerais (6.031) e Rio de Janeiro (4.754).






Já as regiões Nordeste e Sul tiveram números similares. Enquanto a primeira registrou 9.836 profissionais, a segunda apresentou 9.492 cirurgiões-dentistas. No Centro-Oeste são 2.714 em atividade e no Norte, 1.957 - número que contou com a participação expressiva do estado do Pará, o qual registrou 1.046 dentistas.






História - Desde que Pedro Álvares Cabral aportou no Brasil, em 1500, os colonos já realizavam extrações dentárias para findar com a dor dos dentes mal cuidados. Porém, as técnicas e materiais utilizados - os mais comuns eram as Chaves de Garangeot, alavancas e o Pelicano - eram rudimentares, e os procedimentos eram realizados sem qualquer higiene por barbeiros e sangradores. Anestesia nem pensar!






Com tantos riscos, os médicos e cirurgiões evitavam a arte por medo de provocarem hemorragias e infecções que pudessem resultar na morte dos pacientes. Apesar de o ofício ser passado sem qualquer teoria, era necessário que os barbeiros e sangradores tirassem uma licença especial conferida pelo "cirurgião-mor mestre Gil". Quem trabalhasse sem essa licença poderia ser multado e preso.






Aos que ainda hoje temem a ida ao dentista, que tal lembrar que em 1780 as obturações eram feitas de chumbo, sobre o tecido cariado e polpas afetadas - o que provocavam danos irreparáveis. Já as próteses dentárias eram esculpidas em osso ou marfim, e eram amarradas com fios aos dentes que haviam sobrado. Dentes humanos e de animais também eram aproveitados e, assim como na Europa, era utilizado um sistema de molas para prendê-los. Vale lembrar que é neste período que Joaquim José da Silva Xavier - ou Tiradentes como ficou mais conhecido na história nacional - exercia a profissão de dentista, sendo responsável além da extração, pela inserção de dentes esculpidos por ele.






Apenas em 1800 os procedimentos foram aperfeiçoados com a criação do "Plano de Exames" e, com a chegada da Família Real, o Brasil passou a receber profissionais qualificados de outros países. Porém, foi com a criação dos primeiros cursos de graduação em Odontologia, por meio do Decreto 9.311, que a ciência se fortaleceu e seguiu novos rumos no Brasil.






Tradições infantis - A troca de dentição está muito além do amadurecimento da criança. O misticismo e a curiosidade que envolve a situação ganha tradições especiais em vários países do mundo. Nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal e Reino Unido, por exemplo, há o costume de colocar o dente que caiu embaixo do travesseiro durante a noite para que a Fada dos Dentes o leve e, em troca, deixe uma moeda ou um presente no local.






Já no Chile a troca é feita por um rato (Ratón Peres), enquanto no nordeste brasileiro a tradição é jogar o dente sobre o telhado das casas repetindo por três vezes "Mourão, Mourão, pegue esse dente podre e me dá outro são!". (Ascom/MTE)





www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=9587