sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Brasil cai em grupo difícil na Copa junto com Portugal e Costa do Marfim

Envie um e-mail para mim!



Seleção brasileira fica no Grupo G, o preferido da comissão técnica, e também enfrenta a fraca Coreia do Norte na primeira fase


Gustavo Poli, Rafael Pirrho e Zé GonzalezDireto da Cidade do Cabo, África do Sul





Agência/AFP

Brasil cai em grupo difícil na Copa de 2010




Brasil não deu a sorte dos últimos mundiais e caiu em um dos grupos mais difíceis da Copa do Mundo de 2010. No sorteio, que aconteceu nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, na África do Sul, a seleção vai enfrentar na primeira fase Portugal, de Cristiano Ronaldo, a Costa do Marfim, de Didier Drogba, e a Coreia do Norte.

O sorteio começou bem para o time de Dunga, que caiu como cabeça de chave do Brasil do Grupo G, justamente o preferido pela comissão técnica. Desta forma, a seleção faria menos deslocamentos durante a Copa do Mundo e jogaria as duas primeiras partidas na capital, Joanesburgo. O primeiro país sorteado para o grupo brasileiro também agradou: a Coreia do Norte. Mas aí os ventos parecem ter mudado de lado. E levaram Costa do Marfim e Portugal para o lado da seleção.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em Joanesburgo, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, local em que a seleção conquistou a Copa das Confederações neste ano. No dia 20 de junho, o Brasil encara a Costa do Marfim, novamente em Joanesburgo, mas no estádio Soccer City. E encerra a participação na primeira fase no dia 25 de junho, contra Portugal, em Durban.

Dos adversários da primeira fase, a seleção já enfrentou em Copas do Mundo apenas Portugal. E a lembrança não é boa. Foi em 1966, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase após perder por 3 a 1 para os portugueses. Curiosamente, Portugal conta com jogadores nascidos em terras brasileiras como o meia Deco, o zagueiro Pepe e o atacante Liedson.

Se ficar em primeiro lugar no Grupo G, o Brasil pode enfrentar EspanhaItáliaArgentina eAlemanha apenas na final se essas seleções também ficarem na liderança na primeira fase. E em um caminho mais fácil, o Brasil teria pela frente Chile ou Suíça nas oitavas, Holanda ou Paraguai nas quartas, França e Inglaterra na semifinal.



http://globoesporte.globo.com











quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cientista diz que seria melhor fracasso de cúpula sobre o clima

Envie um e-mail para mim!




Para James Hansen, 'qualquer acordo seria tão ruim que seria preciso começar tudo outra vez do zero'
Efe

LONDRES - O cientista James Hansen, que alertou ao mundo sobre o perigo do aquecimento global da terra, acredita que seria melhor para o planeta e as futuras gerações que a cúpula de mudança climática de Copenhague terminasse em fracasso. Em entrevista publicada nesta quinta-feira, 3, no jornal The Guardian, Hansen - que lançou sua advertência há duas décadas - disse que qualquer acordo seria tão ruim que seria preciso começar tudo outra vez do zero.

Veja também:

O analista, do Instituto Goddard de Estudos do Espaço da Nasa em Nova York, opina que o melhor é avaliar novamente a situação. "Se é algo assim como o (protocolo) de Kioto (sobre mudança climática), então (as pessoas) passarão anos tratando de estabelecer exatamente o que significa", assinalou Hansen sobre o acordo que possa surgir na cúpula da ONU em Copenhague.

O jornal The Guardian afirma que os quatro principais emissores de gases poluentes - EUA, China, a UE e a Índia - puseram sobre a mesa ofertas sobre as emissões.

Hansen fez um esforço mais que nenhum outro cientista para conscientizar os políticos sobre as causas do aquecimento global e incentivar para que tomem medidas para evitar consequências catastróficas, comenta o periódico britânico.

O especialista critica os políticos porque acredita que fracassaram no cumprimento com o que considera que é o desafio moral de nosso tempo. Na opinião dele, não pode haver compromisso por parte dos políticos ao abordar o problema da mudança climática. "Isto é semelhante ao assunto da escravidão que afrontou Abraham Lincoln e o nazismo que afrontou Winston Churchill", disse.

"Sobre esse tipo de coisas não pode haver compromisso. Um não pode dizer, vamos reduzir a escravidão, busquemos um compromisso de reduzi-la em 50% e 40%", afirmou. Hansen explicou que foi obrigado a falar sobre a mudança climática diante da perspectiva que haja secas, inundações e crise de fome.



www.estadao.com.br






terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Três parlamentares do DEM pedem expulsão de Arruda do partido

Envie um e-mail para mim!


Líder do DEM diz ser favorável à saída de Arruda

Laryssa Borges
 
Direto de Brasília
Os senadores do Democratas José Agripino (RN) e Demóstenes Torres (GO) e o deputado Ronaldo Caiado (GO) apresentaram nesta terça-feira à Executiva Nacional da legenda pedido de expulsão sumária do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. No início da tarde, a maioria da bancada da legenda no Senado decidiu enviar ao colegiado posição favorável a dar um prazo de dez dias para que o governador explique sua participação e responsabilidade no esquema do mensalão no DF.

"Os senadores José Agripino, Demóstenes e eu assinamos o pedido de expulsão de Arruda. Vamos apresentar agora (à Executiva)", anunciou Ronaldo Caiado pelo Twitter.

O mensalão do governo, cujos vídeos foram divulgados neste fim de semana, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada. José Roberto Arruda aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex- secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em pronunciamento oficial, José Roberto Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados".

Apesar da representação, a maior parte dos senadores democratas defende a abertura do processo disciplinar com prazo máximo de 10 dias para a apresentação da defesa de Arruda. Nesta tarde, o governador prometeu que trará "provas irrefutáveis" de sua inocência.

"As pessoas do Senado estão indignadas com tudo o que está acontecendo em Brasília e acham que o episódio precisa de um desfecho rapidamente", disse Agripino, relembrando que, assim como José Roberto Arruda exonerou sumariamente todos os subordinados supostamente envolvidos no esquema, a ele também foi oferecida a proposta de desfiliação voluntária do DEM.

A oferta foi negada, e a Executiva do DEM está reunida nesta tarde para definir o futuro do governador no partido.



http://noticias.terra.com.br





segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Produção industrial do Japão cresce 0,5% em outubro

Envie um e-mail para mim!




CLARISSA MANGUEIRA E HÉLIO BARBOZA - Agencia Estado

TÓQUIO - A produção industrial do Japão subiu 0,5% em outubro, em relação ao mês anterior, disse hoje o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do país. O resultado marca o oitavo mês consecutivo de ganhos, mas a alta foi muito menor que a elevação de 2,5% prevista pelos economistas. Os números também foram menores que o aumento revisado de 2,1% em setembro. Os industriais ouvidos pelo ministério disseram esperar que produção registre um aumento de 3,3% em novembro e de 1% em dezembro.

Exportação de carros

As exportações japonesas de carros, caminhões e ônibus despencarem 34,6% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, no 13º mês consecutivo de declínio, informou a Associação dos Fabricantes de Automóveis do Japão. O total de veículos exportados ficou em 376.281, ante 575.391 em outubro de 2008. A produção sofreu queda de 19,1% na mesma comparação, passando de 1,01 milhão de veículos em outubro de 2008 para 820.910 no mês passado. A demanda doméstica por veículos totalizou 396.048, 4,4% acima da registrada um ano antes. As informações são da Dow Jones.



 www.estadao.com.br