Luana Santana | Redação CORREIO
Na disputa pela sucessão do presidente Lula, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), continua na liderança, com folga, seguido pela pré-candidata Dilma Rousseff (PT), conforme pesquisa Datafolha divulgada no domingo (16).
Apesar de um pequeno recuo de um ponto percentual, frente ao último levantamento realizado em maio, o tucano obteve 37% das intenções de voto, contra os mesmos 16% que a ministra da Casa Civil registrou na última pesquisa.
Além de ver o tucano 21 pontos à frente, Dilma está tecnicamente empatada com o terceiro colocado, Ciro Gomes (PSB), que registrou novamente 15% de intenções de voto no cenário que é completado por Heloísa Helena (Psol), que somou 12%.
A pesquisa - feita entre os dias 11 e 13 deste mês - mostra pela primeira vez a ministra Dilma estagnada. Antes, a petista vinha registrando crescimento sistemático, saindo de 3% em março de 2008 para 11%em maio deste ano. A única a oscilar positivamente foi a ex-senadora Heloísa Helena (Psol), que em maio havia registrado 10%.
Bahia
O Nordeste está entre as regiões que registram menor diferença entre Serra e Dilma: 13 pontos percentuais: (31% do tucano contra 18% da petista). As regiões Norte e Centro-Oeste registram os mesmos índices.
Apesar da estagnação de Dilma, o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) segue firme com a ministra, independente de sua candidatura ao governo do estado, ainda indefinida. “As pesquisas estão muitos precoces. Eu reafirmo minha aliança nacional com Dilma. A menos que o PT não queira”, comentou.
O também pré-candidato ao governo do Estado Paulo Souto (DEM) mostrou-se satisfeito com o resultado. Segundo ele, os índices no plano nacional refletem “o êxito do partido no estado”. DEM e PSDB devem montar aliança para as eleições de 2010.
“O importante é notar que a população sabe distinguir as diferenças entre Lula e Dilma. Considera o governo do presidente bom, mas reconhece quem é o mais habilitado para sucedê-lo”.
Procurado pela reportagem do CORREIO, o governador JaquesWagner avisou, através de sua assessoria de imprensa. que prefere não comentar o resultado da pesquisa.
Outros cenários
A maior diferença entre Serra e Dilma é observada em São Paulo. No estado governado pelo tucano, ele atinge 51% das intenções, contra os 11% da ministra. Ou seja, uma vantagem de 40 pontos percentuais.
O Datafolha revela a liderança de José Serra em todos os cenários políticos em que o tucano aparece como candidato. E, mesmo quando, em seu lugar, Aécio Neves é tomado como representante do PSDB, Dilma não assume a liderança, que passa a ser de Ciro Gomes (PSB). A pesquisa, realizada com 4.100 eleitores de 171 municípios do país, tem margem de erro de dois pontos percentuais.
PESQUISA DATAFOLHA
Serra (PSDB) - 37%
Dilma Rousseff (PT) - 16%
Ciro Gomes (PSB) - 15%
Heloísa Helena (PSOL) - 12% 3
(notícia publicada na edição impressa do dia 17/08/2009 do CORREIO)
http://correio24horas.globo.com