Da Redação
Agência Pará
Acompanhada do presidente do Banco do Estado do Pará (Banpará), Edilson Rodrigues, ela informou que assinará um novo convênio com a entidade para garantir novas vagas no banco às pessoas com deficiência. Atualmente, o Banpará mantém em seu quadro de funcionários 78 pessoas ligadas à APPD. Essa foi a primeira vez, em 27 anos de história, que a associação recebeu a visita de um Chefe de Estado. Ana Júlia visitou a APPD quando era senadora.
No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, dia 3 de dezembro, a APPD preparou uma pequena cerimônia para receber a governadora. Os alunos do projeto Música e Cidadania, realizado em parceria com a Fundação Carlos Gomes, tocaram músicas de natal.
O presidente da associação, Amauri Souza Filho, entregou à governadora Ana Júlia Carepa uma carta contendo reivindicações da APPD nas áreas de saúde, educação, esporte, habitação, trabalho e transporte. Amauri, que foi eleito vereador de Belém no pleito de 2008, pediu à governadora que viabilize as políticas públicas em favor das pessoas com deficiência. “Somos 10% da população do Pará”, disse ele, o que corresponde a cerca de 700 mil pessoas.
O vereador Marquinho (PT), que estava presente na cerimônia, parabenizou a ação da APPD e disse que o movimento tem de se fortalecer. Já o presidente do Banpará, Edilson Rodrigues, destacou o apoio que o banco vem dando à entidade e reforçou a importância da parceria com os órgãos do Governo do Estado na implementação das políticas públicas.
A deputada estadual, Regina Barata, manifestou agradecimentos à governadora por sua presença na associação. Ela disse que era um dia histórico, porque nunca um governador tinha visitado a entidade nos seus 27 anos de fundação. Regina Barata disse também que nunca o Governo do Estado tinha repassado tantos recursos para a associação. “Nos quatro anos do governo anterior, tivemos uma única emenda cumprida”, informou.
De acordo com a deputada, já foram destinados, no governo Ana Júlia, cerca de R$ 700 mil, por meio de emendas parlamentares. “Se esse é um espaço cidadão (a APPD), temos de agradecer a governadora cidadã”, elogiou Regina Barata.
Compromissos – Ana Júlia Carepa lembrou que já esteve várias vezes na APPD, antes de ser governadora do Estado, e, por isso, conhece a realidade da entidade. Ela disse também compreender a situação das pessoas com necessidades especiais, porque ela própria já esteve numa cadeira de roda - depois que quebrou a perna, durante campanha política.
Ana Júlia Carepa disse aos associados da APPD que é importante comemorar os avanços na área da assistência social e destacou o papel da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), que foi criada por ela para atender as demandas do Estado.
A governadora lembrou ainda que assinou um decreto ordenando que todos os prédios do governo construídos a partir de sua gestão tivessem acesso para as pessoas com deficiência. Ela defendeu a política de acessibilidade e disse que o Estado acompanha com atenção as deliberações da Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre em Brasília, onde há 36 delegados enviados pelo governo do Pará. Sobre as políticas públicas que o Estado vem implementando, ela disse que “temos de construir direitos e não favores”.
Concursos – Questionada em público sobre a situação dos temporários, a governadora foi enfática. “Temos de cumprir a lei”. Ela disse que o Estado está promovendo concursos públicos para regularizar o serviço e evitar que o governo pague multa de R$ 100 mil por dia. Ela garantiu que não haverá demissão de temporários, enquanto não houver gente concursada para ocupar o lugar dos distratados.