sábado, 23 de fevereiro de 2008

Termina sem acordo reunião sobre gás na Argentina

Por Walter Bianchi




BUENOS AIRES (Reuters) - Argentina, Brasil e Bolívia não conseguiram achar a uma solução nesse sábado para a delicada situação energética que atravessam as maiores economias da América do Sul. Os três países decidiram realizar mais reuniões no futuro.




A presidente argentina, Cristina Krichner, recebeu neste sábado em sua residência o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Siva, e boliviano, Evo Morales.




A Bolívia é o maior provedor de gás para os outros dois países, mas a sua oferta atualmente não é suficiente para os picos da demanda.




Kirchner pede que o Brasil repasse parte do gás que consome para a Argentina, mais não conseguiu um acordo.




"Em dez dias os ministros da Energia se reunirão em La Paz para buscar uma solução", disse a repórteres José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, que estava na reunião com os presidentes.




Gabrielli já afirmou por diversas vezes que a Petrobras não vai abrir mão de nenhum volume de gás para abastecer o mercado argentino.




O chanceler da Argentina, Jorge Taiana, leu um comunicado indicando que os ministros "formarão um grupo de trabalho para analisar a crise".




A Argentina tem direito por contrato a importar diariamente da Bolívia 7,7 milhões de metros cúbicos de gás natural e pretende quadruplicar esse volume a partir de 2010, para acompanhar o crescimento da economia.



http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRN2363987420080223

Buscas por destroços de avião são retomadas na Venezuela

da Folha Online



Na manhã deste sábado autoridades venezuelanas retomaram as buscas pelos destroços do avião da companhia Santa Bárbara. O avião caiu na última quinta-feira (21) na região andina venezuelana, próximo à Mérida, de onde partia para Caracas, deixando 46 mortos.




Nas buscas, que foram suspensas ontem devido ao mau tempo, participam equipes da Defesa Civil Nacional e peritos forenses de outros órgãos, que trabalham em entrevistas com os familiares das vítimas, a fim de que forneçam registros odontológicos, radiografias, fotografias recentes e o que mais puder facilitar na identificação dos corpos.




O presidente da companhia Santa Bárbara, Jorge Álvarez, disse que deve esperar que as autoridades encontrem instrumentos necessários para determinar as possíveis causas do acidente. Álvarez também declarou que a empresa está fazendo o esforço necessário para prestar apoio médico e psicológico às famílias das vítimas.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u375277.shtml

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Queda de avião com 46 a bordo não tem sobreviventes na Venezuela

da Folha Online




O acidente envolvendo um avião comercial da companhia aérea Santa Bárbara, que caiu ontem após se chocar contra uma montanha na região dos Andes venezuelanos, matou todas as 46 pessoas a bordo, confirmaram nesta sexta-feira as autoridades da Venezuela.




"Pela maneira como o avião caiu, podemos confirmar que não há sobreviventes", disse Ramon Vinas, chefe da Autoridade de Aviação Civil.




"O avião bateu contra uma das montanhas de El Páramo El Conejo e morreram todos seus ocupantes", disse o diretor-geral da Defesa Civil, general Antonio Rivero, à agência Efe.




Leo Leon/AP
Equipe de resgate aguarda decolagem de helicóptero para local de queda de avião
Equipe de resgate aguarda decolagem de helicóptero para local de queda de avião




"Estão sendo cumpridos os procedimentos para a recuperação dos corpos na área onde foram achados os destroços, para determinar as causas do acidente", acrescentou o general.
Equipes de resgate conseguiram chegar ao local da queda, uma área montanhosa a cerca de 10 quilômetros de Mérida, de onde a aeronave decolou ontem, usando um helicóptero.




Anteriormente, o sargento Jodi Paz, do Corpo de Bombeiros de Maracaibo, havia afirmado à Globovisión que não acreditava que houvesse sobreviventes. "O impacto foi direto", explicou.




"A aeronave estava totalmente destruída e pulverizada, com pedaços espalhados", disse ele.




De acordo com a rede de TV venezuelana Globovisión, entre os 43 passageiros estariam dois primos do vice-ministro venezuelano de Segurança Cidadã, Tarek al Aissaimi, e o prefeito do município de Rangel, no Estado de Mérida, Alexander Quintero, ao lado do filho de 11 anos.




Três tripulantes também estavam a bordo da aeronave acidentada.




Acidente




O vôo 518 da empresa Santa Bárbara Airlines teve início às 17h45 (19h45 Brasília) desta quinta-feira, e deveria ter chegado a Caracas após uma hora e 20 minutos, mas se desviou da rota devido ao mau tempo.




Leo Leon/Efe
Familiares de passageiros reunidos em aeroporto de Santa Bárbara; não houve sobreviventes
Familiares de passageiros reunidos em aeroporto; não houve sobreviventes



O avião, um bimotor turboélice ATR42, de fabricação franco-italiana, partiu da cidade de Mérida, 500 km a sudoeste de Caracas, e seguia para o aeroporto Simón Bolívar, na capital venezuelana.




O alerta de desaparecimento foi emitido depois que o avião da Santa Bárbara Airlines não respondeu aos sinais dos controladores de vôo.




Parentes e amigos da vítimas se reuniram no aeroporto internacional Bolivar, perto de Caracas.




"Nós nos solidarizamos com a dor dos parentes de nossos passageiros e funcionários", disse a companhia aérea em um comunicado, prometendo uma investigação completa do acidente.




A empresa ATR, fabricante da aeronave, que é baseada em Toulouse, na França, informou que está enviando imediatamente uma equipe para ajudar nas investigações.




Com Efe, France Presse e Reuters



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u375027.shtml

Exército turco lança ofensiva terrestre ao norte do Iraque

Reuters/Brasil Online





Por Paul de Bendern




ANCARA, Turquia (Reuters) - Tropas da infantaria turca invadiram o norte do Iraque em busca de rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), disseram os militares nesta sexta-feira, descrevendo a ação como o início de uma campanha que teria duração maior.




A Casa Branca afirmou que os EUA tinham sido informados com antecedência da ofensiva turca e que pediram à Turquia que limitasse a operação de modo a atingir apenas "alvos precisos" dos rebeldes do PKK, que vêm usando o norte iraquiano como base de lançamento de investidas contra forças turcas.




O governo do Iraque pediu que os turcos respeitem sua soberania e evitem qualquer ação militar que possa ameaçar a segurança e a estabilidade do país.




"Não esperamos que essas operações ampliem-se porque elas contradizem o desejo do Iraque e da Turquia de manter boas relações", afirmou em Bagdá à Reuters Ali al-Dabbagh, porta-voz do governo iraquiano.




A União Européia (UE) repetiu seu apelo para que a Turquia, que tenta se tornar membro do bloco europeu, evite uma ação "exagerada."




Um canal de TV turco afirmou que os soldados, com o apoio de aviões e de helicópteros de ataque Cobra, avançaram 25 quilômetros para além da fronteira com o Iraque.




Segundo esse canal, entre 3.000 e 10.000 soldados tinham entrado no país vizinho. No entanto, vários oficiais graduados das Forças Armadas iraquianas e várias autoridades iraquianas, junto com a coalizão militar liderada pelos EUA, tentaram minimizar a operação, afirmando que envolveria apenas algumas centenas de soldados.




"As Forças Armadas da Turquia, que têm em alta conta a integridade territorial e a estabilidade do Iraque, regressarão para casa o mais breve possível, após seus objetivos terem sido atingidos", disse o Estado-Maior turco em um comunicado publicado em seu site.




O Estado-Maior não especificou o tamanho da operação, mas divulgou fotos de soldados armados e vestidos com uniformes brancos caminhando pelo terreno montanhoso e recoberto de neve do norte do Iraque.




Um militar de alta patente posicionado no sudeste da Turquia afirmou à Reuters: "Milhares de soldados cruzaram a fronteira e milhares mais aguardam na região para juntar-se aos outros se necessário."




O canal CNN da Turquia, citando fontes não identificadas das forças de segurança turcas, disse que a operação duraria 15 dias.




CHOQUES COM SOLDADOS




O governo turco responsabiliza o PKK pela morte de quase 40 mil pessoas desde que o grupo lançou, em 1984, uma campanha armada para fundar um Estado curdo no sudeste da Turquia.




Os EUA, como a Turquia, consideram o PKK uma organização terrorista.




Os turcos parecem tentar desferir um golpe esmagador contra o PKK antes de as condições climáticas na região melhorarem, o que permitiria aos rebeldes reingressar no território da Turquia.




Um porta-voz do PKK disse que os rebeldes tinham entrado em choque com os soldados turcos.




"Houve vários conflitos. Dois soldados turcos foram mortos e oito ficaram feridos. Não há baixas do lado do PKK," afirmou à Reuters Ahmed Danees, chefe da área de relações exteriores do grupo. Danees deu essas declarações por meio de um telefone via satélite desde um ponto não determinado do norte do Iraque.




Não foi possível confirmar essas informações por meio de outras fontes.




(Reportagem adicional de Michael Holden e Mariam Karouny em Bagdá, Matt Spetalnick em Washington, Gareth Jones e Selcuk Gokoluk em Ancara)



http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/02/22/
exercito_turco_lanca_ofensiva_terrestre_ao
_norte_do_iraque-425779607.asp

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Denúncias de Russo vão a tribunal

Piloto pode ser julgado por afirmar que há consumo de álcool e substâncias proibidas antes de corridas no Brasil




Erica Akie Hideshima





O piloto Renato Russo, da Stock Car Light, colocou a mão num vespeiro, ao afirmar, em entrevista ao Estado, que há uso de bebidas e substâncias proibidas antes de provas no automobilismo brasileiro. A denúncia pode lhe custar caro: em comunicado oficial, a Confederação Brasileira de Automobilismo diz que a reportagem publicada ontem será enviada à Comissão de Disciplina do tribunal esportivo da entidade, que vai analisar seu teor, com risco de punição ao autor. A CBA não fala em abrir inquérito para apurar o caso e é reticente ao abordar a adoção de exames antidoping para coibir recursos ilícitos em competições.




“Não sou contra nem a favor, mas acho que não vai levar a nada”, afirmou Paulo Scaglione, presidente da CBA, ao referir-se ao antidoping, que conta com o apoio de Cacá Bueno e Luciano Burti, representantes da comissão que estuda melhorias na Stock Car. “No automobilismo, as coisas são bem diferentes do que em outros esportes”, alegou o dirigente. “O caso de doping de um nadador, por exemplo, leva dois, três anos para ser resolvido”, avalia. “Se considerar esse tempo no automobilismo, depois de dois ou três anos o cara nem está mais correndo na categoria.”




Mas, em comunicado oficial divulgado no fim da tarde, a entidade diz que “está atenta à necessidade da implantação do procedimento. Entretanto, mesmo já tendo o patrocínio da Vicar, só vai implantá-lo após a conclusão do estudo feito no projeto apresentado pelo dr. Dino Altmann, que inclui escolha de equipamento, treinamento de pessoal especializado, credenciamento de um laboratório especializado para a análise, entre outras providências.”




Altmann não acredita que o antidoping seja adotado rapidamente (leia abaixo). Isso apesar de vários pilotos e de o próprio promotor da Stock Car, Carlos Col, declararem-se a favor dos exames. “Sou a favor. Já entramos em contato com a Vicar (promotora do evento) e demos toda a liberdade ao Dino Altmann para ele levantar o que é preciso para a realização desses exames’’, disse Col. “O problema não são os custos, mas a aplicação e a regulamentação devem ser feitas pela CBA.”




Os pilotos defendem a adoção dos testes. “Sou 100% a favor”, opina Luciano Burti. “Há dois anos a comissão dos pilotos pede o antidoping. Nós até fizemos um relatório e entregamos ao Col na corrida de Curitiba do ano passado. Eu nunca vi ninguém entrar alterado na pista, até porque droga e bebida não aumentam a performance, mas acho que o antidoping mostraria como nosso esporte é sério e poderia servir de inibidor.”




O bicampeão Cacá Bueno emenda: “O uso de substâncias ilícitas acontece no âmbito social, artístico e até esportivo - não posso falar que não exista, já que o universo do automobilismo é tão grande. Evitaria a entrada de pilotos que não são profissionais na categoria.”



http://txt.estado.com.br/editorias/2008/
02/21/esp-1.93.6.20080221.3.1.xml

GAZETA: Cesp vai a leilão com valor mínimo de R$ 6,6 bilhões

SÃO PAULO, 21 de fevereiro de 2008 - O preço mínimo para a compra da terceira maior geradora de energia do País - a Comp




SÃO PAULO, 21 de fevereiro de 2008 - O preço mínimo para a compra da terceira maior geradora de energia do País - a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), pertencente ao governo paulista - foi estabelecido nesta quarta-feira. Cada uma das 133,2 milhões de ações que serão vendidas, entre ON, PNA e PNB, recebeu o piso de R$ 49,75. No total, isso equivale a 40,6% do capital da companhia e a um valor de R$ 6,6 bilhões, preço que se aproxima dos R$ 7,05 bilhões que o Santander pagou pelo Banespa em 2000, uma das maiores privatizaçõe da última década.
De acordo com o cronograma apresentado pela Secretaria da Fazena do Estado, o edital referente à venda da estatal será divulgado na próxima segunda-feira, dia 25. O leilão será realizado em 26 de março, no edifício da Bovespa, em São Paulo.
Para a Ativa Corretora, "apesar da prontidão sinalizada pelo governo de São Paulo, não acreditamos, contudo, que os prazos inicialmente determinados sejam plenamente cumpridos, devido ao risco de ocorrência de novas liminares."
Na lista de empresas interessadas, estão nomes como Tractebel Energia, CPFL Energia e Neo Energia, do grupo Iberdrola, da Espanha. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) também já manifestaram interesse, mas terão de aguardar as normas do edital, já que um processo de privatização não prevê a compra por outras estatais.
Para o analista da área de energia do Unibanco, Fernando Abdalla dos Santos, o custo total da operação de venda da Cesp pode ser ainda maior que os R$ 6,6 bilhões estabelecidos. Ele cita os gastos com tag along de ações ordinárias e preferenciais que o grupo vencedor terá de desembolsar e estima que, com isso, a operação possa atingir cerca de R$ 15 bilhões, desconsiderando ainda dívida de R$ 7 bilhões da companhia.


Consórcios


"Nenhum grupo hoje no Brasil teria condição de fazer essa aquisição sozinho. O mais provável é que se forme um consórcio, e a chance (da venda) sair pelo preço mínimo é muito grande", avalia.


O governo de São Paulo deve entregar ainda 8,9 milhões de ações preferenciais da geradora à BNDESPar, empresa de participações do BNDES, para pagar dívida do Metrô com o banco de fomento. A informação foi divulgada pela Secretaria da Fazenda paulista nesta tarde.


Para o analista do Unibanco, o preço ficou dentro das estimativas do banco e dentro de uma faixa média de preço que o governo paulista adotou na privatização da empresa de transmissão de energia, a Cteep, em junho de 2006.
A Cesp tem potência instalada total de 7.455,30 MW, distribuídas pelas usinas Ilha Solteira, Porto Primavera, Jupiá (no Rio Paraná), Três Irmãos (no Rio Tietê), Paraibuna e Jaguari (na bacia do Rio Paraíba do Sul). É menor apenas que a Eletrobras e a Furnas. (Juliana Elias e Reuters - Gazeta Mercantil)




www.gazeta.com.br/integraNoticia.aspx?
Param=29%2C0%2C1548813%2CUIOU

Brasil/Dados furtados da Petrobras são sobre campo de Júpiter

A descoberta da jazida, anunciada em janeiro, poderá garantir auto-suficiência brasileira no consumo de gás






MACAÉ - Os dados sigilosos da Petrobras furtados junto a computadores da americana Halliburton foram coletados na plataforma de perfuração NS-21, conhecida também como Ocean Clipper, responsável pela descoberta de gigante de gás natural batizada de Júpiter. A informação, antecipada pelo jornal O Estado de S.Paulo na edição de sábado, foi levantada pelas investigações da Polícia Federal. A descoberta foi anunciada no dia 21 de janeiro e, segundo informou a Petrobras, poderia garantir a auto-suficiência brasileira no consumo de gás. A portuguesa Galp é parceira no projeto. Ainda não há detalhes, porém, sobre o tipo de dados que estavam nos computadores.




Ex-funcionários da Petrobras afirmam que o transporte de informações estratégicas por contêineres não é comum, uma vez que os dados podem ser transmitidos via satélite diretamente da plataforma para a sede da estatal. Um experiente executivo com passagem pela empresa disse que as informações coletadas durante o serviço de perfuração costumam ser apagadas logo após a confirmação de recebimento por funcionários da sede. O professor da Coppe/UFRJ, Giuseppe Baccocoli, porém, diz que não é raro que prestadores de serviço da Petrobras mantenham cópias dos dados para a elaboração de relatórios após o fim das operações.




A Halliburton é especialista em serviços de avaliação dos poços de petróleo, como perfilagem de poços (análise dos tipos de rochas encontradas pela broca de perfuração) e testes de formação, que indicam o potencial produtor de cada poço. Não se sabe ainda qual dos dois serviços foi prestado pela companhia no reservatório de Júpiter. Além disso, as prestadoras de serviços para a Petrobras podem guardar dados sobre o processo de perfuração, como tecnologia usada, dificuldades encontradas e informações sobre pedaços de rocha que são retirados do poço para análise mais detalhada.




A plataforma Ocean Clipper pertence à companhia americana Diamond, representada no Brasil pela filial Brasdrill, e é uma das duas únicas contratadas pela Petrobras com capacidade para perfurar poços abaixo da camada de sal. A empresa já operou no bloco BM-S-9, onde a Petrobras encontrou reservas de petróleo. Atualmente, está em manutenção no estaleiro Mauá, em Niterói, região metropolitana do Rio. Segundo observadores próximos, a embarcação já teria recebido a visita de uma equipe da Petrobras responsável pela sindicância interna que apura o roubo das informações sigilosas.




A reportagem do Grupo Estado tentou conversar com representantes da Brasdrill, mas foi informada que não havia nenhum executivo disponível na base de Macaé ontem. Baccocoli explicou que a tripulação de uma plataforma como essa é formada, em sua maioria, por estrangeiros. Além deles, o trabalho de perfuração conta com o apoio de uma série de empresas terceirizadas, desde os responsáveis pelos serviços de hotelaria até companhias como a Halliburton. ((AE)

***

Energia para a Argentina




BRASÍLIA E BUENOS AIRES - Em vez de gás, energia hidrelétrica e combustível nuclear. É com esse pensamento que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje à noite em Buenos Aires onde, no dia seguinte, terá uma série de compromissos com sua anfitriã, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Na tentativa de colocar em marcha projetos discutidos há anos e que até agora não se concretizaram, os dois presidentes assinarão uma série de acordos e protocolos de intenções que incluem a produção compartilhada de energia através da construção do complexo de Garabi, no Rio Uruguai, e a cooperação no enriquecimento de urânio.




Apesar da extensa gama de assuntos que serão discutidos pelos dois presidentes, não há como fugir da questão do gás natural. Afinal, o tema será tratado, depois de amanhã de manhã, em uma reunião entre Lula, Kirchner e o presidente da Bolívia, Evo Morales.




Segundo uma fonte da área diplomática, qualquer mudança de posição do Brasil vai depender do poder de convencimento de Morales. Pelo menos até agora, não houve flexibilização do governo brasileiro. Ontem, pela terceira vez em uma semana, uma autoridade brasileira afirmou que, apesar dos apelos que deverão ser feitos por Cristina, o Brasil não poderá, desta vez, abrir mão de parte das compras de gás natural boliviano para os argentinos.




Depois do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, coube ao porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, dar o recado. Ele admitiu o envio de energia elétrica no inverno argentino, que começa em junho deste ano, desde que não haja risco de desabastecimento interno”. O Brasil está convencido de que é necessário que seja cumprida a meta contratada de fornecimento de gás. (AG)




www.correiodabahia.com.br/poder/noticia.asp?codigo=148052

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Tripulação do Atlantis se prepara para o pouso na quarta-feira

Reuters/Brasil Online






Por Irene Klotz




CABO CANAVERAL, Estados Unidos (Reuters) - Os tripulantes do ônibus espacial Atlantis se preparam na terça-feira para pousar no dia seguinte no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, depois de entregarem o laboratório europeu Columbus na Estação Espacial Internacional.




O tempo em Cabo Canaveral deve estar praticamente perfeito para receber o Atlantis às 9h07 de quarta-feira (11h07 na hora de Brasília), completando uma missão de 13 dias.




"Estou realmente otimista, olhando o tempo nos boletins, que as coisas vão se desenrolar realmente bem para o (Centro Espacial) Kennedy", disse o diretor de vôo Bryan Lunney no Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas).




Caso haja mudanças no tempo, a Nasa tem preparativos para o pouso também na Califórnia. A agência tem pressa em trazer a nave de volta para liberar o céu para o plano de abater com um míssil um satélite carregado de combustível tóxico.




Lunney disse, porém, que "não há pressão" dos militares para acelerar a volta do Atlantis. "Não vou pousar o veículo até que seja seguro fazê-lo", afirmou.




O ônibus e a Estação Espacial Internacional orbitam a Terra a uma altura muito superior à do satélite defeituoso. Mas a Nasa quer evitar que o Atlantis tenha de atravessar uma nuvem de destroços do satélite, caso volte depois do disparo do míssil.




"Na ínfima possibilidade de que não pousemos amanhã (quarta-feira), eles vão segurar (o disparo) por mais um dia", afirmou o comandante do Atlantis, Stephen Frick, numa entrevista do espaço.




Frick e o piloto Alan Poindexter testaram na terça-feira os sistemas de pouso do ônibus, enquanto seus colegas arrumavam a cabine e montavam um assento reclinável para o astronauta Dan Tani, que volta à Terra após quatro meses na Estação.




Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa




http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/02/19/tripulacao_do_
atlantis_se_prepara_para_pouso_na_quarta-feira-425726195.as

Toshiba anuncia oficialmente que vai deixar de investir na tecnologia HD-DVD

Valor Online





SÃO PAULO - A Toshiba, como já era esperado, confirmou hoje que vai abandonar os investimentos na tecnologia HD-DVD. A empresa, maior promotora desse sistema, anunciou que vai deixar de desenvolver, fabricar e vender produtos dessa tecnologia. Essa decisão vale tanto para os aparelhos de vídeo de alta definição como para os leitores para desktops e consoles de vídeogames.




A companhia afirmou, contudo, que vai continuar avaliando a possibilidade de utilizar o HD-DVD em notebooks. Além disso, se comprometeu a estocar quantidades significativas de discos para gravação e, assim, poder atender à demanda dos consumidores que já adquiriram aparelhos que usam esse sistema.




No total, segundo a Toshiba, foram vendidos cerca de 730 mil aparelhos reprodutores e gravadores HD-DVD em todo o mundo. Apenas nos EUA, foram vendidos 600 mil unidades, sendo 300 mil para uso no console Xbox 360, da Microsoft, parceira no desenvolvimento do HD-DVD. Outros 100 mil foram vendidos na Europa e 30 mil no Japão.




Em nota, a empresa afirma que a decisão foi tomada seguindo grandes mudanças recentes no mercado. Na verdade, a tecnologia não suportou a concorrência com o sistema Blu-ray, desenvolvido pela rival japonesa Sony.




Avaliamos cuidadosamente o impacto de longo prazo de se continuar com a chamada 'guerra do formato (de vídeo) de nova geração' e concluímos que uma decisão rápida ajudaria mais no desenvolvimento do mercado, disse o presidente e executivo-chefe da Toshiba, Atsutoshi Nishida.




Segundo a empresa, o envio de reprodutores e gravadores HD-DVD será reduzido gradualmente para as empresas varejistas, com a intenção de tirar a tecnologia totalmente do mercado até o final de março.




Embora a decisão de desistir do HD-DVD seja um reconhecimento de derrota em relação à tecnologia da Sony, Nishida afirmou em entrevista coletiva hoje que a companhia não tem planos para desenvolver produtos no sistema Blu-ray. Ele informou, ainda, que não há planos para o desenvolvimento de uma outra tecnologia de alta definição diferente tanto do HD-DVD quanto do Blu-ray no momento.




(José Sergio Osse | Valor Online)



http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/02/
19/toshiba_anuncia_oficialmente_que_vai_deixar
_de_investir_na_tecnologia_hd-dvd-425721838.asp

Obama e McCain vencem prévias em Wisconsin

O Globo OnlineAgências internacionais

O senador Barack Obama faz campanha em Houston - Foto: Reuters

MILWAKEE, Estados Unidos - O senador democrata Barack Obama venceu as disputas pela indicação às eleições presidenciais em Wisconsin e no Havaí, impondo à sua adversária, a também senadora Hillary Clinton, dez derrotas consecutivas. O resultado deixa as ambições presidenciais da ex-primeira-dama ainda mais dependentes das votações no Texas e em Ohio, no mês que vem. Pelo lado republicano, o favorito John McCain venceu as disputas em Wisconsin e no estado de Washington. Na comemoração, McCain já falava como candidato republicano. As novas conquistas o deixam muito próximo do número de delegados necessário para garantir a indidcação.




Entre os democratas a confirmação ainda é distante. Para Obama, no entanto, as novas vitórias significam que o senador por Illinois venceu todas as disputas de seu partido desde a "superterça" , realizada no início de fevereiro, quando quase metade dos estados americanos escolheram candidatos presidenciais democratas e republicanos.




Os triunfos deram a Obama a vantagem em apoio de delegados na disputa pela indicação do partido. A vantagem deixa a senadora por Nova York precisando de vitórias por diferença considerável em Ohio e no Texas, no dia 4 de março, para alcançá-lo.




Segundo projeções da CNN, Obama obteve em Wisconsin 58% dos votos, contra 41% de sua adversária. Os democratas do Havaí, onde o havaiano Obama é franco favorito, também votaram na terça-feira. Segundo projeções, o senador tem 77% dos votos e Hillary 23%.




" A mudança que buscamos ainda está a meses e milhas à frente "

No Havaí e no Wisconsin, estavam em disputa 94 delegados que votarão na convenção democrata em agosto. Mesmo após as vitórias, Obama reconheceu que está longe de conquistar os 2.025 delegados que poderiam assegurar sua indicação.




- A mudança que buscamos ainda está a meses e milhas à frente - disse Obama na noite de terça-feira em Houston, no Texas.




O intenso duelo travado pelos dois em busca da vaga do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 4 de novembro viu, na segunda-feira, surgir uma discussão acalorada devido à acusação feita contra Obama de que o pré-candidato usou frases de um aliado político sem dar-lhe o devido crédito. Essa é a mais recente de uma série de declarações duras trocadas por Hillary e Obama.




A senadora também vem enfatizando temas econômicos em sua campanha, na esperança de superar o rival .




McCain vence também em Washington

O pré-candidato republicano comemora as vitórias com a esposa Cindy - Foto: Reuters

Enquanto os democratas travam uma disputa acirrada, o republicano John McCain deu outro grande passo para se tornar o indicado de seu partido para a eleição presidencial de novembro. McCain, que é senador pelo Arizona, bateu em Wisconsin e Washington seu último grande rival, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, ampliando sua praticamente insuperável vantagem em apoio de delegados.




" Obrigado Wisconsin, eu serei a indicação de nosso partido para presidente "

- Obrigado Wisconsin, por nos levar ao ponto em que até mesmo um supersticioso aviador naval pode alegar com providência e humildade que eu serei a indicação de nosso partido para presidente - disse McCain, ex-piloto de aeronave da Marinha e prisioneiro de guerra no Vietnã, a simpatizantes em Columbus, Ohio.




Segundo projeções, o senador pelo Arizona e veterano da Guerra do Vietnã obteve 49% da preferência do eleitorado republicano, frente aos 21% der seu principal adversário, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee.




O pré-candidato republicano John McCain também venceu as primárias de seu partido no estado de Washington, de acordo com dados da rede de televisão CNN. Segundo projeções, o senador obtinha 47% da preferência do eleitorado republicano, frente aos 22% obtidos por Huckabee.




Com as novas vitórias, McCain fica ainda mais próximo de obter a indicação presidencial republicana, fato que já é dado como certo por alguns dos principais analistas políticos do país.




http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/02/20/obama
_mccain_vencem_previas_em_wisconsin-425740102.asp

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Bombeiros de SC localizam em rio corpo de goleiro do Marcílio Dias

da Folha Online




O Corpo de Bombeiros encontrou no início da noite desta segunda-feira o corpo do goleiro Marcelo Luis Câmara Alves, conhecido como Marcelo Vacaria, que atuava no Marcílio Dias, de Itajaí, time de futebol da primeira divisão de Santa Catarina.




Divulgação
O goleiro do Marcílio Dias, Marcelo Vacaria
O goleiro do Marcílio Dias, Marcelo Vacaria; corpo foi localizado




Ele estava desaparecido desde a noite de sábado (16), quando saiu do treino por volta das 21h e não chegou em sua casa. Por volta das 22h do mesmo dia, um Fiat Pálio vermelho sofreu um acidente na BR-101, sobre a ponte do rio Itajaí-Açu. O veículo caiu no rio e foi localizado por volta das 23h do sábado, porém, sem o corpo do condutor. Até a ocasião, os bombeiros desconheciam a identidade do motorista.




Hoje, por volta das 18h, os bombeiros localizaram no rio o corpo do goleiro, no mesmo ponto onde o carro despencou.




De acordo com o clube onde o goleiro jogava, o corpo será velado na sede do Marcílio Dias, com chegada prevista para às 22h30. Após o velório em Itajaí, o corpo será levado para Joinville e depois para Vacaria, no Rio Grande do Sul, cidade natal do goleiro, onde será enterrado.




O clube decretou luto de três dias a partir de hoje.





www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u373664.shtml

Descoberto fóssil de sapo gigante que viveu com dinossauros na África Plantão | Publicada em 19/02/2008 às 04h02m

EFE





WASHINGTON - Paleontólogos descobriram em Madagascar um fóssil de um sapo gigante que mede 40,6 centímetros e pesa 4,5 quilogramas, e que viveu há cerca de 70 milhões de anos entre os dinossauros na África, segundo um artigo publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Science".




O sapo, com uma couraça grossa e com dentes, foi um anfíbio tão extraordinário que inclusive pode ter chegado a devorar dinossauros recém-nascidos, segundo os paleontólogos.




Por suas características tão excepcionais, os cientistas, liderados pelo paleontólogo David Krause, da Universidade Stony Brook, o denominaram "sapo diabólico".




Os pesquisadores, que descobriram os ossos do sapo gigante no noroeste de Madagascar, acreditam que este anfíbio pertence à família de sapos que hoje em dia vive na América do Sul.




- Este sapo, se tinha os mesmos costumes que os sapos da mesma família de anfíbios na América do Sul, era bastante voraz. É inclusive possível que tenha devorado mamíferos, rãs menores e, levando em conta seu tamanho, até alguns dinossauros - explicou Krause.




O paleontólogo encontrou pela primeira vez em 1993 ossos de rã extraordinariamente longos em Madagascar, uma área na qual já havia achado anteriormente fósseis de dinossauros e de crocodilos. Mas só agora a equipe do cientista conseguiu acumular peças suficientes para reconstruir o sapo, e analisar seu peso e suas medidas. Os fósseis do sapo datam do fim do período Cretáceo, entre 65 e 70 milhões de anos atrás, aproximadamente.




A equipe de Krause, que deu ao sapo o nome científico de "Beelzebufo ampigna", trabalha com especialistas da University College de Londres para determinar que sua descoberta não pode ser relacionada com outros sapos da África.




Com suas características, o "Beelzebufo" pode ter sido o maior sapo a ter habitado a face da Terra, afirmam os paleontólogos.




os cientistas determinaram que o sapo gigante poderia pertencer à família dos rãs ceratophrys da América do Sul.




A descoberta dos vínculos familiares do sapo gigante com anfíbios similares na América do Sul lança uma dúvida sobre as teorias do deslocamento dos continentes, indica Krause.




As teorias indicam que o que hoje é Madagascar foi separado da América do Sul pelo oceano durante a era em que o sapo gigante teria vivido.




- Mas as rãs não podem sobreviver durante muito tempo em água salgada - disse o paleontólogo.




Por isso, a descoberta dos cientistas prova, segundo Krause, que havia alguma conexão terrestre com a América do Sul naquela época, talvez através da Antártica, então muito mais quente do que é hoje.



http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/02/19/
descoberto_fossil_de_sapo_gigante_que_viveu_
com_dinossauros_na_africa-425719944.asp

Governo Lula tem melhor avaliação desde início de 2003

Presidente passa ileso por crise dos cartões e alcança 66,8% de aprovação; para 52,7%, desempenho é positivo





Carlos Marchi




O iceberg dos cartões corporativos passou ao largo: pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostrou que o governo Lula alcançou em fevereiro 52,7% de avaliação positiva (15,2% de ótimo e 37,5% de bom), contra 13,7% de avaliação negativa (5,7% de ruim e 8% de péssimo) e 32,5% de regular. É o melhor número desde janeiro de 2003, logo após a posse no primeiro mandato, quando a avaliação positiva chegou a 56,6% e a negativa era de apenas 2,3%.




link Enquete: Você está satisfeito com o governo Lula?



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue dando mostras de estar envolto por uma blindagem impermeável às crises. O presidente alcançou, em fevereiro, 66,8% de aprovação para seu desempenho pessoal, a mais alta taxa desde dezembro de 2003 (69,9%). A desaprovação ficou em 28,6% (21%, em dezembro de 2003). Pelas medições da Sensus, a pior avaliação do governo Lula (29,4% de ótimo e bom, em junho de 2004) está próxima à melhor do segundo governo FHC (32%, em dezembro de 1999).



A explicação para o desempenho positivo de Lula e seu governo, segundo Ricardo Guedes, diretor do Sensus, é a mesma que livrou o presidente de ser afetado por escândalos mais corrosivos que a crise dos cartões corporativos: “Os bons resultados da economia, com muita oferta de emprego e melhoria de renda”, opina. No governo, diz ele, Lula implantou um pacto social-democrata em moldes europeus, abandonando as idéias revolucionárias, mas fortalecendo a assistência social. Por último, explica, o governo tem sido favorecido pela ausência de crises internacionais que fustigaram os dois governos FHC.




OTIMISMO GENERALIZADO



A pesquisa CNT/Sensus mostrou que a excelente avaliação do governo Lula teve um forte estímulo: neste momento, a população brasileira vive uma expectativa extremamente otimista e tende a acreditar que muita coisa vai melhorar nos próximos seis meses: o emprego (58,4%), a renda (55,2%), a saúde (54,4%), a educação (60,5%) e até a segurança pública (46,8%). A crença na melhoria fez com que esses itens subissem entre 7,8 e 12,7 pontos porcentuais desde outubro de 2007, quando foram medidos pela última vez. Tanto otimismo não deixa espaço para notícia ruim: 55,3% já ouviram falar de crise internacional na economia, mas 70,8% reconhecem que não estão preparados para enfrentá-la.



Um exemplo claro da blindagem que resguarda Lula é a avaliação da população sobre o escândalo dos cartões corporativos, que provocou a criação da mais nova CPI do Congresso Nacional. Para 83,1%, os cartões devem ser extintos; para 70,2%, os funcionários que o usaram mal devem perder o cargo e devolver o dinheiro; para 74,9%, o escândalo afeta a imagem do presidente Lula. Apesar desses índices devastadores, um porcentual próximo (66,8%) contrariou a resposta anterior e concedeu aprovação ao desempenho do presidente.



Mas quando se trata da possível influência de Lula nas eleições municipais, o cidadão separa as coisas. Apenas 9,6% dos brasileiros se dizem eleitores influenciados por Lula e afirmam que um candidato a prefeito indicado pelo presidente seria “o único em que votariam” nas eleições de outubro; 27,2% informam que “poderiam votar” num candidato recomendado por Lula; e 25,9% garantem que não votariam num candidato apontado pelo presidente. Mais prudentes, os restantes 35% dizem que só votam conhecendo o candidato.



Os critérios dos eleitores brasileiros para escolher um candidato a prefeito são: ser bom administrador (39,6%), ser atento às questões sociais (25,9%), ter compromisso com a geração de empregos (19,8%) e ser um bom político (11,9%). Para decidir o voto, o mais importante para os brasileiros é ter um contato direto com o candidato (44,2%). Os critérios seguintes são: ver os programas eleitorais nas rádios e televisões (26,3%), ouvir as opiniões de familiares e amigos (12,1%), assistir a comícios (7,8%) e acatar os conselhos de padres, pastores e lideranças comunitárias (4%).




http://txt.estado.com.br/editorias/2008/02/19/pol-1.93.11.20080219.17.1.xml

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Lula diz que Brasil continuará investindo na Antártida

No domingo, presidente visitou Estação Comandante Ferraz.
Ele disse que pretende adquirir um navio laboratório para auxiliar os pesquisadores.





Do G1, em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que encerrou sua viagem à Antártida neste domingo (17), disse ao programa semanal de rádio “Café com o Presidente” que o Brasil continuará investindo na base brasileira Comandante Ferraz, na Ilha Rei George, no Continente Antártico.




Veja fotos da viagem




Na entrevista, concedida da base chilena Presidente Eduardo Frei, também na Antártida, o presidente afirmou que pretende investir em um navio laboratório para facilitar a vida dos cerca de 40 pesquisadores brasileiros que trabalham no continente.




“Volto convencido que o Brasil precisa ajudar mais essa base colocando mais recursos para que a gente possa ter um navio próprio para pesquisa, com laboratório, trazer mais pesquisadores e explorar melhor”, disse Lula.





O presidente também elogiou o trabalho da Marinha e dos pesquisadores que chegam a passar meses no continente gelado. Segundo ele, ao contrário do Chile, que “tem como opção estratégica ter o território Antártico como um território chileno”, o Brasil quer apenas explorar e pesquisar a região.





“Na época do inverno isso ultrapassa 20 milhões de quilômetros quadrados. Só para você ter idéia, o Brasil tem 8,6 milhões de quilômetros quadrados. Você imagina que são quase duas vezes o tamanho do Brasil”, comenta o presidente, que definiu a Antártida como um local extraordinário.





Lula, que viajou acompanhado da primeira-dama Marisa, retornou nesta segunda-feira (18) ao Brasil.



http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL302968-5601

'Bicho' alemão gosta dos filmes que Brasil produz

Urso de Ouro ajudou Central do Brasil a fazer carreira e conduziu filme ao Oscar




Luiz Zanin Oricchio



Tropa de Elite leva o Urso de Ouro exatamente dez anos depois de Central do Brasil trazer o troféu do Festival de Berlim pela primeira vez ao Brasil. Experiências são irrepetíveis, mas convém lembrar que o Urso fez muito bem ao filme de Walter Salles.


Depois de vencer o festival alemão, o filme participou do Festival de Cinema de Recife, onde recebeu uma histórica ovação, sendo aplaudido de pé durante mais de dez minutos no superlotado Centro de Convenções Guararapes, onde cabem 4 mil pessoas. Dado curioso: Fernanda Montenegro, encantada com a euforia do público, dizia baixinho para o garoto Vinicius de Oliveira, então com 11 anos, que com ela contracenava no filme: “Aproveite bem, porque não é sempre assim”.


Vinícius era um estreante e teve a sorte de trabalhar ao lado de algumas feras do cinema nacional. Além de Fernanda, integravam o elenco Marília Pêra, Othon Bastos e Matheus Nachtergaele, entre outros.


E Vinicíus logo deve ter entendido o significado daquilo que a atriz consagrada lhe dissera. Pois nem sempre o sucesso de um filme abre caminho suave para os novatos, pois ele não teve, até agora, a carreira de sucesso que seu primeiro papel no cinema prometia. Mas permaneceu na profissão. Trabalhou em alguns curtas e agora faz parte do elenco de Linha de Passe, novo longa de Walter Salles, que está sendo rodado em São Paulo. Tenta ainda a sorte como assistente de direção de José Eduardo Belmonte, cujo novo filme está em processo de finalização e tem o título, talvez premonitório, de Se Nada Mais Der Certo.


De qualquer forma, para a carreira de Central do Brasil, a premiação de Berlim foi preciosa. O filme fez uma bela carreira interna, atraindo um público de 1,6 milhão de espectadores aos cinemas brasileiros . Depois do Urso, ganhou mais de 40 troféus em festivais pelo mundo afora.


Tal sucesso se refletiu nas indicações para o Globo e Ouro e Oscar no ano seguinte. Concorreu ao prêmio da Academia em 1999 em duas categorias: melhor filme estrangeiro e melhor atriz (Fernanda Montenegro). Por falta de sorte, Central topou pela frente com o bicho-papão A Vida É Bela, de Roberto Benigni, e Fernanda perdeu o troféu para a estrela emergente da hora, Gwyneth Paltrow, que concorria pelo trabalho em Shakespeare Apaixonado.


Cabe lembrar que Berlim tem sido historicamente mais interessado do que os outros festivais de primeira linha no cinema brasileiro. Além dos dois Ursos de Ouro, concedeu alguns de Prata, entre outtros para Os Fuzis, de Ruy Guerra, e Brasil Ano 2000, de Walter Lima Jr. O festival foi generoso também com as atrizes. Além de Fernanda, ganharam em Berlim Ana Beatriz Nogueira (por Vera, dirigido por Sérgio Segall Toledo) e Marcélia Cartaxo (por A Hora da Estrela, de Suzana Amaral).


Sobre Marcélia, há uma história engraçada contada pelo ator José Dumont, seu partner no filme. Eufórica com a premiação em Berlim, Marcélia teria conseguido ligar da Alemanha para sua mãe, em Cajazeiras, no interior da Paraíba:


– Mãe, estou levando um Urso de Prata para casa!


E a velhinha, preocupada:


– Traga não, minha filha, que esse bicho aqui não se cria.


Entre os grandes festivais, resta ao Brasil quebrar o tabu de Veneza, cujo “bicho”, o Leão de Ouro, até agora também não se ambientou ao nosso ecossistema cinematográfico.


http://txt.estado.com.br/editorias/2008/02/18/cad

Independência de Kosovo divide comunidade internacional

BRUXELAS e PRISTINA - O primeiro-ministro do Kosovo, Hashim Thaci, declarou a independência unilateral da província sérvia , no domingo, em uma sessão especial no parlamento na capital, Pristina. A decisão foi aprovada por unanimidade entre os 104 parlamentares. ( Clique aqui e confira fotos das comemorações pelo mundo). Os Estados Unidos e as principais potências européias se mostram inclinadas a aceitar a separação da província. Mas a Rússia, China, e claro, a Sérvia, relutam. Até agora somente a Austrália reconheceu a independência de Kosovo. Os ministros das Relações Exteriores da União Européia têm uma reunião marcada para esta segunda-feira, onde irão tentar apresentar uma resposta oficial do bloco à proclamação unilateral de indenpendência do Kosovo. Alguns países já se mostraram contrários a apoiar o Kosovo: Espanha, Grécia, Chipre, Romênia, Bulgária e Eslováquia.





( Leia também: governos da Rússia e da Sérvia pedem anulação )




Para a população é o fim de décadas de dominação sérvia. Para eles bastou a declaração de independência aprovada pelo Parlamento do Kosovo. Mas os Estados Unidos se mostram cautelosos. O representante americano na ONU considerou a declaração de independência lógica e consistente, mas em nenhum momento chamou Kosovo de país. O embaixador britânico seguiu a mesma linha. O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, insistiu que a ONU ainda está autorizada a atuar no país. Na prática, as palavras do sul-coreano querem dizer que o governo de Kosovo ainda está a cargo da ONU. O Conselho de Segurança das Nações uNidas convocou uma reunião extraordinária para esta segunda-feira e ficou clara a divisão da comunidade internacional.




Na prática, a Sérvia já não controla a região. Há quase dez anos, as Nações Unidas coordenaram a retirada dos soldados sérvios e assumiram o controle da província. Mas até agora nenhum documento da ONU autoriza autoriza a partilha do território sérvio. Por isso para o direito internacional a declaração de independência não teria qualquer valor.

Reuters / Kosoveses albaneses celebram a independência com bandeiras da nova nação e dos EUADesde a madrugada de domingo, milhares de kosovares de origem albanesa saíram às ruas da capital agitando bandeiras da Albânia para celebrar a declaração da independência. ( Clique aqui e entenda as consequências )





O parlamento de Kosovo declarou a independência quase nove anos depois que a Otan entrou em guerra para salvar a maioria albanesa, cerca de 90% da província, de uma onda de assassinatos e limpeza étnica promovida por forças sérvias tentando conter uma insurgência rebelde. A província ao sul da Sérvia, que abriga dois milhões de albaneses, passa a ser definida como uma nova nação européia.




" Muitos perderam suas vidas para que a independência se tornasse realidade (primeiro-ministro Hashim Thaci) "

A declaração foi acompanhada por uma robusta missão policial e judicial com 2.000 representantes da União Européia, enviados pelo conselho executivo europeu à Kosovo no sábado. Após um período de transição de 120 dias, a missão substituirá a atual unidade da Organização das Nações Unidas no território, instalada para acompanhar o processo.




Há temores de novos protestos comandados por sérvios contrários à declaração unilateral. Um anúncio de página inteira em jornais sérvios convocou manifestações em Belgrado na segunda-feira contra o "precedente de alto risco que questiona a essência e a continuidade do povo sérvio". Analistas internacionais acreditam que o longo processo deve trazer conseqüências para todos os países da região dos Bálcãs.




No sábado, milhares de sérvios realizaram um dia de preces e protestos. Uma passeata deve ocorrer em Belgrado como protesto sérvio pela perda da área que muitos consideram território religioso, palco de sua história e sede de dezenas de monastérios ortodoxos com séculos de existência.



www.blogger.com/post-create.g?blogID=4935311766160074983

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Assassinato de ex-premiê prejudica campanha eleitoral no Paquistão

JULIA R. ARÉVALO




da Efe, em Islamabad




A campanha eleitoral para o pleito legislativo desta segunda-feira no Paquistão chamou a atenção por reduzidas atividades partidárias e uma constante ameaça de novos atentados, depois do assassinato da ex-premiê Benazir Bhutto.




A Comissão Eleitoral do Paquistão, órgão neutro responsável pela votação, até interveio para encorajar as legendas a realizarem mais atos durante a campanha, classificada por uma fonte diplomática à Agência Efe como "inexistente".




"Se os partidos políticos não acelerarem suas campanhas, temo que a participação nas urnas será muito baixa", disse o secretário da Comissão Eleitoral, Kanwar Dilshad.




A fim de encorajar os eleitores a votar, na última quarta-feira o governo declarou o dia 18 como "feriado".




Após a morte de Bhutto, o PPP (Partido Popular do Paquistão) --ao qual a ex-premiê pertencia-- e a legenda governante trocaram acusações sobre a autoria do assassinato.




Esses primeiros dias de graves denúncias serviram de motivo para o adiamento por 40 dias do pleito, dilatando a campanha e reduzindo sua intensidade.




O PPP realizou no último dia 9 seu primeiro ato público, após o término dos 40 dias de luto pela morte de Bhutto e a apenas nove das eleições.




O comício ocorreu na localidade paquistanesa de Thatta (sul), e não, como queria o partido, no parque Liaquat de Rawalpindi, perto de Islamabad, onde a ex-premiê foi assassinada em 27 de dezembro de 2007.




Os comícios no parque foram proibidos pelas autoridades por motivos de segurança. Sob a mesma alegação o governo desdobrou tropas do Exército para regiões consideradas "sensíveis" em todo o país.




O debate interno criado no PPP após a nomeação de Bilawal, filho de Bhutto, para suceder a ex-premiê, e as conjeturas sobre quem será o candidato a primeiro-ministro caso a legenda venha a ganhar as eleições --o viúvo Asif Ali Zardari ou o atual vice-presidente do PPP, Mahkdum Amin Fahim-- pesaram mais que a curta campanha do partido.




Por outro lado, o partido do ex-premiê Nawaz Sharif, a Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N), direcionou suas mensagens políticas com o objetivo de provocar desgaste na imagem do presidente, Pervez Musharraf, e defender uma "grande coalizão nacional", embora esconda suas cartas visando a futuros pactos pós-eleitorais.




O partido governamental, a Liga Muçulmana do Paquistão-Quaid (PML-Q), fez uma série de críticas ao "corrupto" Zardari, com a intenção de evitar que uma alta participação beneficie outros partidos, especialmente o PPP.




E a maioria das legendas islamitas, até agora reunida sob a aliança MMA (Muttahida Majlis-e-Amal), decidiu boicotar o pleito, que contará, no entanto, com a participação do maior dos partidos religiosos, o JUI (Jamiat Ulema-e-Islam).




A campanha se viu prejudicada também pelo temor a novos atentados, motivo pelo qual o governo pediu aos candidatos que extremassem medidas de segurança durante seus comícios e evitassem carreatas.




Em 24 de janeiro último, a Polícia desativou uma bomba colocada em uma ponte próxima ao Tribunal Superior de Peshawar, no norte do Paquistão, minutos antes de uma carreata de Sharif passar pela área.




Em um novo atentado durante um comício do minoritário ANP (Partido Nacional Awami), 27 pessoas morreram no último dia 9 em Charsadda, na Província da Fronteira Noroeste.




Em outro ataque suicida contra um comboio eleitoral do mesmo partido, dois dias depois, dez pessoas foram assassinadas, na conflituosa região do Waziristão do Norte, fronteiriça com o Afeganistão.




Um dos maiores atentados, embora não dirigido contra alvos eleitorais, foi o perpetrado contra a sede do Tribunal Superior de Lahore no início de janeiro, e que deixou pelo menos 20 mortos.




Neste sábado, no encerramento da campanha eleitoral, ao menos 37 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas ainda em um atentado suicida em frente à sede do PPP em Parachinar, capital de Kurram, uma das regiões tribais pashtuns na fronteira com o Afeganistão.




Contando com outros ataques suicidas registrados na Província da Fronteira Noroeste, na cidade sulina de Karachi e em Rawalpindi, pelo menos 150 perderam a vida em atentados desde a morte de Benazir Bhutto.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u373148.shtml

Bianca Jahara posa para o Paparazzo

A ex-sister mostra uma sensualidade que nunca foi exibida no BBB. Na entrevista, ela conta que já experimentou drogas, mas não quis responder sobre o boato de ser bissexual






A ex-sister mostra uma sensualidade que nunca foi exibida no BBB. Na entrevista, ela conta que já experimentou drogas, mas não quis responder sobre o boato de ser bissexual
Luciana Tecidio Do EGO, no Rio

Lucas Bori
Bianca Jahara posa para o Paparazzo no Hotel Glória, no Rio




A nova musa do "Paparazzo" é Bianca Jaharabuscar. A carioca posa para o site e mostra no ensaio uma sensualidade que nunca foi exibida no "Big Brother Brasil".





O cenário escolhido foi o Hotel Glória, no Rio. Para contrastar com o jeito moderninho da ex-sister, a produtora Neca Ponichi escolheu peças de cores neutras e clássicas. Pérolas, ouro e ônix enfeitaram seu look.




Bianca não demonstrou timidez em nenhum momento e durante a entrevista para o "Paparazzo" deixou no ar a polêmica que se instaurou fora da casa desde que ela foi para o confinamento. Afinal, ela é ou não bissexual?




“Cara isso é uma coisa que prefiro não falar”, diz ela seguida de uma risada escancarada.



ELA GOSTA DE HOMEM



Apesar de garantir em seguida que gosta de homem – ela namora o editor de vídeo Leo de Sá - Bianca Jahara não esconde que, se não fossem comprometidos, ficaria sim com Rafinha.




“Ele é o tipo de homem que gosto, apesar de achar que ele é infantil, meio atrasado para a idade”.




Entre outras revelações a produtora de moda assume que já experimentou drogas, dentre elas, o ecstasy. Para ver o ensaio de Bianca e ler a entrevista dela ao Paparazzo, acesse aqui.



http://ego.globo.com/ENT/Noticia/0,,MUL301350-5877,
00-BIANCA+JAHARA+POSA+PARA+O+PAPARAZZO.html