sábado, 24 de janeiro de 2009

Justiça Eleitoral do Pará marca nova eleição para prefeito de Santarém







Nova eleição será no dia 8 de março.
Candidata reeleita foi considerada inelegível por ser promotora de Justiça.





Da Agência Estado






O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) marcou para 8 de março a nova eleição para a escolha do prefeito de Santarém.






A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu também regras para registro de candidatos, prazos para cadastramento de eleitores e propaganda eleitoral, além de demais procedimentos para realização do pleito.






A nova eleição foi determinada depois de a candidata reeleita Maria do Carmo (PT) ser considerada inelegível pelo TSE. Maria do Carmo é promotora de Justiça licenciada e a Constituição proíbe a membro do Ministério Público o exercício de atividade político-partidária. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".





http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL970192-5601,00.html





.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cientistas comemoram testes com células-tronco em humanos nos EUA







Da EFE


Jorge A. Bañales.


Washington, 23 jan (EFE).- O Governo dos Estados Unidos autorizou hoje o primeiro teste em humanos de um tratamento com células-tronco para as lesões da medula espinhal, decisão que foi qualificada por cientistas como um "marco importante".


Já outros consideraram que a decisão da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, em inglês) responde mais a motivos políticos do que a razões científicas.


A empresa Geron Corporation anunciou hoje que iniciará, provavelmente na metade do ano, os primeiros testes para comprovar se a injeção de células-tronco embrionárias nas áreas lesionadas da medula espinhal de cerca de dez pacientes causa danos ou reações adversas.


"Quando alguém sofre uma lesão completa da medula espinhal, não há esperanças de recuperação abaixo do ponto onde ocorreu a lesão", afirmou o presidente da Geron, Thomas Okarma.


O teste "é significativo, porque será o primeiro teste clínico de um produto obtido de células-tronco de embriões", acrescentou.


Entre oito e dez pacientes que tenham sofrido lesão na medula espinhal no máximo 14 dias antes do início do tratamento receberão injeções de células-tronco no ponto do ferimento.


Os pesquisadores observarão esses pacientes durante um ano, primeiro para detectar possíveis reações adversas, e depois para determinar se há alguma recuperação das funções da medula.


Por sua vez, Sean Morrison, diretor do Centro para Biologia de Células-Tronco da Universidad de Michigan, qualificou a autorização do teste como "um marco importante".


"Este será o primeiro uso de células derivadas de células-tronco embrionárias em pacientes", acrescentou. "Se o transplante destas células nos pacientes não for prejudicial, abrirá um precedente importante que facilitará todos os testes clínicos que envolvam células-tronco derivadas de embriões".


No entanto, Kevin Fitzgerald, professor da Divisão de Bioquímica e Farmacologia na Universidade Georgetown e membro do Centro para Bioética Clínica, minimizou o alcance do teste.


"O objetivo primário deste teste será, somente, determinar se a injeção nos pacientes não causa danos neles", disse à Agência Efe Fitzgerald, que também é sacerdote católico.


"E, à medida que outros testes com células-tronco obtidas de adulto já estão avançados, isso também não é uma inovação extraordinária", acrescentou.


A pesquisa de células-tronco e o desenvolvimento de tratamentos que aproveitem as qualidades para a geração de todo tipo de tecidos no corpo humano estiveram imersas em um debate político, religioso e ideológico nos Estados Unidos durante anos.


Em agosto de 2001, o ex-presidente George W. Bush proibiu o uso de recursos federais para a investigação com células-tronco, exceto com os exemplares já obtidos de embriões em clínicas de fertilidade que, de outra maneira, teriam sido descartados.


Os cientistas, que veem nas células-tronco grandes promessas para o tratamento de doenças como parkinson, alzheimer e diabetes, creem que as mais eficazes são as obtidas de embriões nas primeiras fases da gravidez.


Aqueles que, por razões religiosas ou morais, se opõem ao aborto e ainda à fertilização artificial de humanos, rejeitam a "coleta de células-tronco" embrionárias de humanos.


"Os tratamentos com células-tronco derivadas de embriões poderiam melhorar o tratamento de muitas doenças", afirmou Morrison. "Mas os pacientes não deveriam esperar avanços imediatos. O caminho para as novas curas é longo e difícil".


Da mesma forma que Fitzgerald, Morrison lembrou que o transplante de medula espinhal, um tratamento com células-tronco de adultos, é atualmente a forma padrão de tratar de muitas doenças do sangue.


Fitzgerald acrescentou que o objetivo principal do teste da empresa Geron é que, "mais que obter um resultado científico, querem mostrar que as células-tronco de embriões funcionam".


"Se antes houve críticas porque a política interferia no trabalho científico, agora parece que ocorre o mesmo", destacou. "A meta final do tratamento regenerativo é que o corpo se cure por si mesmo. Aqui, a meta é criar um produto que seja vendido ao público". EFE








http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL969562-6174,00-CIENTISTAS+COMEMORAM+TESTES+COM+CELULASTRONCO+EM+HUMANOS+NOS+EUA.html






.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

China condena dois envolvidos em adulteração de leite à morte







Advogado diz que condenados são bodes expiatórios, e que culpados no governo não foram sequer acusados

Associated Press


Avó de criança morta por leite contaminado chora do lado de fora do tribunal

Reuters

Avó de criança morta por leite contaminado chora do lado de fora do tribunal

SHIJIAZHUANG, China - Um tribunal chinês condenou dois homens à morte e submeteu uma empresária do setor de laticínios à prisão perpétua pela participação no escândalo do leite contaminado, que desencadeou a ira do público e rumores de acobertamento.

O Tribunal Popular Intermediário de Shijiazhuang passou uma sentença de prisão perpétua a Tian Wenhua, de 66 anos, ex-gerente-geral e presidente do Sanlu Group, a empresa de laticínios no centro da crise. Ela é a figura mais graduada a ser acusada no caso.

No julgamento de dezembro, ela havia se declarado culpada das acusações de produzir e vender produtos falsificados ou abaixo do padrão mínimo de qualidade, depois que a morte de pelo menos seis bebês foi atribuída a leite em pó contaminado com a substância química melamina. Pelo menos 300 mil crianças passaram mal durante o surto de contaminação.

O tribunal sentenciou ainda Zhang Yujun, de 40 anos, à morte por controlar uma oficina que, supostamente, seria a maior fonte de melamina da China. A substância aparentemente foi acrescentada ao leite para fraudar testes de conteúdo de proteína. Outro réu, Geng Jinping, também foi condenado à morte por produzir e vender alimento contaminado.

Um terceiro réu, Gao Junjie, recebeu uma sentença de morte suspensa, o que normalmente se traduz em prisão perpétua.

Alguns parentes de vítimas, reunidos do lado de fora do tribunal, disseram que Tian recebeu uma sentença muito leve. "Minha neta morreu. Ela devia morrer também", disse Zheng Shuzhen, que afirma que sua neta de um ano morreu depois de beber leite Sanlu.

Das outras 12 sentenças anunciadas, duas foram de prisão perpétua e as demais, de períodos de prisão de cinco a 15 anos.

Um advogado disse que as sentenças de morte e de prisão perpétua eram "cruéis e pesadas". "O problema era do sistema, mas eles foram trazidos ao tribunal como bodes expiatórios", disse Li Fangping. "Nenhuma autoridade governamental foi acusada por fracassar no desempenho de suas responsabilidades".







www.estadao.com.br/noticias/vidae,china-condena-dois-envolvidos-em-adulteracao-de-leite-a-morte,311281,0.htm

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Obama adverte para período complicado nos EUA e descarta mudança radical

Envie um e-mail para mim!








Da EFE



César Muñoz Acebes.


Washington, 21 jan (EFE).- Barack Obama pediu nesta terça-feira aos americanos para se prepararem para um período complicado da história dos Estados Unidos, em discurso de posse no qual prometeu mudança, mas não de forma radical.


O pronunciamento, no qual o novo líder não usou o lema de campanha "yes, we can" ("sim, nós podemos"), foi marcado pela ausência de menções ao que significa ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.


No entanto, ele falou sombriamente sobre um "inverno de dureza" e das "correntes geladas" que o país enfrenta -em um dia especialmente frio -, e descreveu a crise econômica sem atenuantes.


"Nossa economia está muito debilitada, como conseqüência da avareza e da irresponsabilidade de alguns, mas também pelo fracasso coletivo em tomar as decisões difíceis e preparar a nação para uma nova era".


Diante destes erros, Obama pediu uma "nova era de responsabilidade" pessoal e que o país inteiro se esforce.


"A partir de hoje (terça-feira), devemos nos levantar, tirar o pó e começar de novo o trabalho de refazer os Estados Unidos", disse.


Neste sentido, suas palavras contrastaram com o delírio do mar humano que o ouvia e que tinha ido a Washington para fazer parte da História. Para esses, Obama teve uma atuação regular, sem grandes declarações.


O discurso de terça-feira, de certa forma, colocou fim à época de campanha e apresentou Obama como governante, como pessoa que será obrigada a tomar decisões que não agradarão a todos e que gerarão dúvidas sobre ele.


"Obama disse basicamente que é bom festejar o momento, mas que há trabalho duro pela frente", disse à Agência Efe Stephen McKenna, professor da Catholic University, em Washington.


O novo chefe de Estado marcou uma diferença clara com seu antecessor, George W. Bush, que deixou nesta terça-feira a Casa Branca pela porta de trás, após mergulhar os Estados Unidos em uma recessão e em duas guerras, no Iraque e Afeganistão.


Obama prometeu mudança, mais uma vez, mas não uma refundação do país. Ele pediu aos americanos para retomar as "verdades" que fizeram os Estados Unidos a nação que são: o trabalho duro, a honestidade, a coragem, a justiça, a tolerância e o patriotismo.


"Quis lembrar às pessoas de que não é um radical, que trará mudança, mas que é o verdadeiro defensor das ideias fundamentais, porque existe um medo real sobre o que ele possa fazer", afirmou James McCann, professor de Ciências Políticas da Universidade de Purdue, em Indiana.


Neste sentido, seu discurso soou inclusive conservador. A mudança que prega é, pois, uma volta aos princípios fundamentais da nação, que deixou entender que o país deixou de lado.


Desta forma, afirmou que é falsa "a escolha entre nossa segurança e nossos ideais", pois as duas são possíveis ao mesmo tempo.


Trata-se de uma referência ao aumento extraordinário do poder por parte do Governo Bush para deter suspeitos -e encerrá-los indefinidamente na base naval de Guantánamo-, e para espionar os americanos em nome da segurança nacional.


No terreno internacional, também demarcou uma linha no chão para se separar do unilateralismo de Bush.


O líder lembrou que os Estados Unidos derrotaram o fascismo e o comunismo "com alianças robustas e convicções duradouras".


"Nosso poder por si só não pode nos proteger, nem nos dá direito de fazer o que queremos", afirmou.


Obama ofereceu "um novo caminho à frente" ao mundo muçulmano e disse estar disposto a estender a mão aos regimes autoritários do Oriente Médio, se eles estiverem dispostos "a abrir o punho".


No discurso, houve algumas menções superficialmente à segregação racial, mas Obama não fez referência aos líderes negros que abriram o caminho para que ele chegasse onde está, nem a suas próprias lutas como filho de uma mulher do Kansas e de um homem do Quênia.


"Um branco poderia ter feito o mesmo discurso feito por Obama" nesta terça-feira, afirmou David Schultz, professor da Universidade de Hamline, em Minnesota.


Para Dante Scala, especialista em política na Universidade de New Hampshire, trata-se de uma decisão expressa de não se apresentar como um político negro, mas simplesmente como um cidadão americano.


Isso não diminuiu o fervor dos milhares de negros que chegaram a Washington para ver o que nunca acharam que aconteceria. Para eles, a mudança já aconteceu. EFE





http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL965321-5602,00-OBAMA+ADVERTE+PARA+PERIODO+COMPLICADO+NOS+EUA+E+DESCARTA+MUDANCA+RADICAL.html

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ação pede fim de gestação de feto sem osso no crânio







Uma ação ajuizada pela seccional de Mato Grosso do Sul da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pede na Justiça a interrupção de uma gravidez em que o bebê está sendo gerado sem o osso do crânio e, portanto, com o cérebro exposto ao líquido amniótico.

O feto, em termos científicos, apresenta “alteração de formação da estrutura encefálica” e “ausência da formação óssea da calota craniana, órbitas e osso nasal não definidos”.

A entidade informou que o texto da ação pedindo a interrupção da gravidez já está sendo preparado e deverá ser protocolado nesta terça-feira (20/1) na Vara de Júri, no Fórum de Campo Grande.

Os médicos do casal, que não possui recursos financeiros e está em depressão devido a situação, procuraram a OAB pedindo a adoção de providências urgentes para salvar a vida da mãe.

“Os médicos são taxativos em afirmar que essa situação representa risco de morte não apenas para o feto como para a mãe, se a gestação continuar”, afirma Delasnieve Miranda Daspet de Souza, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB do Mato Grosso do Sul.






http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/61238.shtml






.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Mãe e filha morrem em desabamento da Renascer

Envie um e-mail para mim!






Mãe e filha morreram no desabamento da Igreja Renascer com Cristo no Cambuci, Zona Sul de São Paulo, na noite deste domingo (18). Segundo a assessoria da Secretaria da Segurança Pública, Maria Amélia de Almeida, de 60 anos, e Acir Alves de Silva, de 79 anos, serão enterradas às 17h desta segunda-feira (19) no Cemitério Bela Vista, em Osasco, na Grande São Paulo.







Por volta das 10h30, seis dos sete corpos que estavam no Instituto Médico-Legal (IML) Central de São Paulo já tinham sido levados do local. Além da mãe e da filha, os outros cinco mortos também serão enterrados nesta segunda nos cemitérios da Saudade, em São Miguel Paulista, Chora Menino, em Santana, e no Araçá. O sétimo corpo que permanece no IML ainda não foi identificado.







No final da manhã, ainda segundo a assessoria da secretaria, os corpos das duas outras vítimas fatais do desabamento – Luiza Silva, de 62 anos e Maria de Lurdes, de 78 anos – ainda não tinham sido liberados pelos hospitais Santa Casa de Misericórdia e Hospital das Clínicas, respectivamente, e encaminhados para o IML.







Feridos

Além dos nove mortos, 93 pessoas ficaram feridas no desabamento do teto da Igreja Renascer com Cristo na Zona Sul da capital paulista. O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que cerca de 600 pessoas estavam no local quando o teto desabou, pouco antes do culto das 19h de domingo. Os bombeiros permaneciam fazendo buscas por possíveis vítimas do desabamento no início da manhã desta segunda. De acordo com a corporação, 15 equipes estavam no local.







Segundo os bombeiros, um homem de cerca de 40 anos que foi dado como desaparecido pela família é procurado no local. De acordo com os familiares, a possível vítima costumava ir ao culto e não foi encontrada. Não há confirmação, mas os bombeiros trabalham com a hipótese de que ele pudesse estar no templo. O homem também é procurado nos hospitais para onde foram levadas as vítimas.







Oito imóveis vizinhos ao templo foram interditados pela Defesa Civil da Prefeitura da cidade após o desabamento. Os imóveis foram interditados pois há risco das paredes laterais do templo, que apresentam rachaduras, desabarem e atingir as edificações vizinhas.








De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, há feridos em 15 hospitais e dois pronto-socorros em diversos pontos da capital. Muitos tiveram fraturas múltiplas, inclusive com afundamento de crânio e membros. Nesta madrugada, de acordo com a secretaria, algumas vítimas continuavam internadas em observação e outras tinham sido liberadas.







http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL961977-5605,00-MAE+E+FILHA+MORREM+EM+DESABAMENTO+DA+RENASCER.html