sábado, 16 de fevereiro de 2008

Acidentes deixam cinco mortos em São Paulo

Colaboração para a Folha Online



Três acidentes de trânsito durante a madrugada deste sábado deixaram cinco mortos e um ferido em São Paulo, de acordo com informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e do Corpo de Bombeiros.




O primeiro foi um atropelamento que causou a morte do pedestre. O acidente aconteceu por volta das 4h30, na avenida Santos Dumont, em trecho próximo ao cruzamento com a avenida do Estado, sentido Santana. Segundo a CET, equipes do IML (Instituto Médico Legal) removeram o corpo da via por volta das 9h, mas não há registros de lentidão no trecho.




O segundo acidente foi a batida de um carro com um poste e, em seguida, com uma árvore, na altura do número 2.400 da avenida Robert Kennedy, sentido centro, zona sul da cidade. A batida ocorreu por volta das 4h30 e dois ocupantes do veículo morreram na hora. Outros dois foram socorridos e encaminhados ao pronto-socorro do Hospital Regional Sul, mas um deles não resistiu aos ferimentos e morreu, segundo os bombeiros.




Até as 9h35 o IML ainda não havia comparecido ao local, e o carro e as vítimas permaneciam ocupando a faixa da direita da via. Segundo a CET, a lentidão na avenida é de 3,8 km, desde a avenida Senador Teotônio Vilela até o local do acidente, próximo à praça Nicolau Aranha Pacheco.




Um outro atropelamento, por volta das 5h, na altura do número 46 da estrada de Taipas, região do Jaraguá, na zona norte, matou o pedestre --um homem de 49 anos. De acordo com a CET, informações preliminares indicam que um microônibus teria causado o atropelamento. O motorista fugiu sem prestar socorro. Até as 9h, o corpo também aguardava remoção pelo IML, no entanto, fora da via.




Manhã



Outros três acidentes na manhã deste sábado deixaram cerca de 24 pessoas feridas. Um acidente envolvendo três ônibus no cruzamento das avenidas São João e Duque de Caxias, região central da cidade, deixou ao menos 22 feridos, dois em estado grave.




A batida de um carro contra um poste de semáforo, seguida pela queda do poste, na altura do número 2.450 na estrada do M'Boi Mirim, na zona sul, feriu o motorista. Ele foi socorrido e levado para o pronto-socorro do hospital Campo Limpo.




A queda do poste causou a interdição de duas faixas da via --central e da direita--, sentido bairro. Por volta das 7h, um motoqueiro não percebeu o bloqueio e caiu da moto ao bater contra o poste. Ele também foi socorrido e levado para o pronto-socorro do Campo Limpo. Até as 9h35 a via continuava interditada, mas não foi registrada lentidão no local.



www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u372972.shtml

Saiba como se adaptar ao fim do horário de verão

Principais conseqüências da mudança são sonolência, cansaço e má alimentação.



Segundo especialista, adaptação do organismo leva em média uma semana.



Do G1, em São Paulo

Foto: Editoria de Arte/G1
Editoria de Arte/G1




O horário de verão acaba na virada deste sábado (16) para domingo (17). Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que atrasar os relógios em uma hora. Apesar de permitir um fim de semana com uma hora a mais, a mudança de horário pode interferir no relógio biológico.




Segundo a médica Dalva Poyares, coordenadora do Instituto do Sono e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), não são todas as pessoas que sofrem com a alteração no relógio, mas a alternância de atividades com a noção de claro e escuro pode interferir nos períodos de sono. De acordo com Dalva, o tempo médio de adaptação do organismo é de uma semana.




“O horário de verão pode ter alguns aspectos negativos. Um dia mais prolongado faz com que as pessoas durmam cada vez mais tarde, o que prejudica o rendimento e favorece atrasos para quem precisa acordar cedo, que vai acordar ainda no escuro”, diz. "Com o fim do horário de verão, as pessoas devem voltar a colocar o sono em ordem."




As principais conseqüências da troca de horários são, segundo Dalva, a sonolência e o cansaço. Além disso, a médica ressalta que a privação crônica de sono, que corresponde à perda de pelo menos uma hora de sono por dia, pode levar a um prejuízo de até 32% no rendimento da pessoa.




Para uma melhor e mais rápida adaptação, Dalva aconselha que se tente manter ao máximo a rotina anterior ao horário de verão. “O começo do horário de verão é mais complicado. As pessoas têm mais dificuldade para manter o horário de dormir, por exemplo. Agora, no retorno ao horário normal, a tendência é que a adaptação seja mais fácil porque o organismo ganhará uma hora”, diz.




Alimentação




Para o metabolismo, segundo a nutricionista Anita Sachs, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o horário de verão não causa grandes transtornos. As conseqüências relacionadas à alimentação podem ser causadas apenas pela mudança de ritmos. “É possível que a pessoa sinta fome em um horário que não seja a que ela está acostumada. Ou o contrário, que não sinta fome na hora das refeições”, explica a especialista.




Neste caso, Anita aconselha o consumo de líquidos como água, chás e sucos naturais nos momentos de fome. “Os líqüidos vão sinalizar ao cérebro que o estômago não está vazio, e isso vai ajudar na reorganização do organismo”, diz.




A adaptação com horários de alimentação deve demorar de três a quatro dias.



www.blogger.com/post-create.g?blogID=4935311766160074983

Paraguai decreta estado de emergência contra febre amarela

Governo reage a avanço da doença em locais próximos à capital; houve 2 casos em zona urbana transmitido pelo Aedes




Emilio Sant’anna, Com Efe




O governo do Paraguai declarou ontem estado de emergência nacional por 90 dias para evitar uma epidemia de febre amarela. A medida foi tomada ante a falta de vacinas e o registro de novos casos da doença em municípios próximos à capital, Assunção. O decreto, assinado pelo presidente Nicanor Duarte, permitirá o gasto excepcional de recursos para que o Ministério da Saúde intensifique as tarefas de prevenção.



As autoridades sanitárias confirmaram ontem que a febre amarela chegou à localidade de Luque - onde fica o Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi. O ministro da Saúde do Paraguai, Óscar Martinez, afirmou ao Estado que, dos cinco casos já confirmados, dois foram contraídos em zonas urbanas, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, o que torna o nível de alerta ainda maior. Até então, existia apenas a confirmação da febre amarela silvestre, transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.



“Temos dois focos. No primeiro - na zona rural - estamos seguros de que se trata do Haemagogus”, disse Martinez. “Na zona urbana existem casos de Aedes, mas também temos encontrado o Haemagogus.”



Na semana passada, um jovem do município de San Lorenzo, a apenas 20 quilômetros de Assunção, morreu provavelmente por febre amarela. Ali, dois casos suspeitos são avaliados pelos serviços de saúde.



Ontem foram notificados dois casos com sintomas de febre amarela no município de J. Augusto Zaldivar, 30 quilômetros ao sul da capital.



Havia 34 anos que não eram registradas ocorrências da doença no país. A primeira morte por febre amarela desde 1904 ocorreu no dia 1º, na Província de São Pedro de Ycuamnadiyú, a mais de 300 km de Assunção.



O Ministério da Saúde brasileiro anunciou ontem o envio de 850 mil doses de vacina contra a febre amarela para o Paraguai. O lote deve chegar hoje ao país. Anteontem, o governo brasileiro já havia enviado outras 50 mil doses.



O Paraguai está quase sem reservas de vacina contra a doença, porque lá ainda é grande a procura por imunização nos postos de saúde. “Temos uma população de 300 mil pessoas na área central do país e com essa medida do governo brasileiro estamos muito agradecidos”, afirmou o ministro da Saúde paraguaio. Neste fim de semana, o Peru deve também enviar 144 mil doses de um total de 200 mil prometidas. Técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) desembarcam para avaliar a situação no país. A Opas prometeu enviar 600 mil vacinas, mas só em março.



O Brasil, maior produtor mundial da vacina, havia interrompido desde o fim do ano passado as exportações do produto. A medida foi adotada depois da constatação do aumento de mortes de macacos em matas da região Centro-Oeste do País - forte indicador de risco de aumento de febre amarela.



http://txt.estado.com.br/editorias/2008/02/16/ger-1.93.7.20080216.12.1.xml

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Campus Party exibe sandália tecnológica para prostitutas

da Folha Online




O calçado ficou conhecido como "sandália para prostitutas", mas pode servir para qualquer mulher que queira se sentir protegida. O protótipo, que está em exposição na Campus Party, foi desenvolvido pela estilista Norene Leddy e tem entre suas principais funcionalidades um localizador GPS --a idéia é que a usuária seja facilmente localizada em caso de perigo ou desaparecimento.




A Campus Party é megaevento tecnológico que está sendo realizado desde segunda-feira (11) no prédio da Bienal do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. A feira reúne amantes da tecnologia em diversas áreas e vai até domingo (17).




Divulgação
Em tela LCD, prostituta pode exibir vídeos ou fazer apresentações com informações pessoais; sandália também toca músicas
Em tela LCD, prostituta pode exibir vídeos ou fazer apresentações com informações pessoais; sandália também toca músicas


A sandália propõe ser um "canivete suíço" para a segurança das prostitutas. Quase tudo fica armazenado no robusto salto plataforma. A peça tem um sistema que emite alarmes sonoros, que pode ser acionado pela moça caso ela se sinta em perigo, o que pode assustar possíveis agressores.




O dispositivo também envia um sinal para a polícia ou grupos de apoio a essas mulheres, alertando sobre a situação de risco. O alerta é emitido por meio de conexão com celular ou freqüência de rádio.




Guarda volumes



Segundo o site do Projeto Afrodite, idealizador do sistema, o calçado também tem acessórios "não tecnológicos", como um compartimento para guardar chaves, dinheiro ou preservativos.




Além dos dispositivos de segurança, a peça tem ainda aplicativos que servem para atrair clientes. Atrás do salto, um alto-falante toca músicas baixadas do site.




Em uma tela pequena tela LCD, a prostituta pode exibir vídeos de paisagens ou fazer apresentações com seus contatos, como número de telefone e e-mail.




A peça pode ser vista na Campus Móvel, área da Campus Party destinada a tecnologias de mobilidade. Entre os destaques do espaço, há outro dispositivo útil para as mulheres: uma espécie de faixa que monitora os ciclos de fertilidade e detecta o momento exato da ovulação. O dispositivo, chamado OVÜ, pode ser usado por casais que querem ter filhos.



www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u372577.shtml

Venezuela não cederá ao ataque judicial da Exxon Mobil

SÃO PAULO, 15 de fevereiro de 2008 - A Venezuela ratificou hoje que fará frente ao ataque judicial da Exxon Mobil, e garantiu que o grupo estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA) cumprirá totalmente seus compromissos internacionais de fornecimento de petróleo.





SÃO PAULO, 15 de fevereiro de 2008 - A Venezuela ratificou hoje que fará frente ao ataque judicial da Exxon Mobil, e garantiu que o grupo estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA) cumprirá totalmente seus compromissos internacionais de fornecimento de petróleo.




Estes pontos foram expostos pelo ministro da Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, durante o direito de palavra que solicitou à Assembléia Nacional (AN), para expor detalhes do caso e suas origens.




Ramírez destacou que as "insólitas" pretensões da Exxon Mobil e sua decisão de utilizar tribunais internacionais para reforçar sua posição contrastam com a disposição de negociar manifestada pelo resto das empresas que tiveram de modificar o status na Faixa Petrolífera do Orinoco.




O conflito com a Exxon Mobil começou no ano passado, quando a PDVSA formou empresas mistas com multinacionais e outras petrolíferas privadas que exploram a Faixa Petrolífera do Orinoco, localizada na Venezuela, para ficar como sócia majoritária.




A maioria das empresas aceitou a nova fórmula de associação, e negociou com a PDVSA o novo marco jurídico. No entanto, as norte-americanas Exxon Mobil e ConocoPhillips se recusaram a fazer acordo, e decidiram pedir arbitragem internacional. (Redação com agências internacionais - InvestNews)



www.gazetamercantil.com.br/integraNoticia.aspx?Param

Brasil/Polícia Federal investiga espionagem na Petrobras

Computadores com informações sigilosas sobre descobertas de óleo e gás foram roubados da estatal





RIO DE JANEIRO - Dois laptops (computadores portáteis) e um disco rígido com informações sigilosas e estratégicas da Petrobras foram furtados de um contêiner que estava sob a guarda da Halliburton, empresa americana prestadora de serviços à estatal, em Macaé (a 188km do Rio). A PF (Polícia Federal) suspeita que o crime seja parte de esquema de espionagem industrial. Os dados desaparecidos são referentes às recentes descobertas de reservas de óleo e gás da estatal. Estavam armazenados nos equipamentos da Halliburton, que os transportaram do Porto de Santos para a base da Petrobras na Bacia petrolífera de Campos, em Macaé. Dentre as descobertas está a do campo de Tupi (Bacia de Santos), a maior já realizada no país. Suas reservas (ainda dependentes da certificação final) são estimadas entre cinco bilhões e oito bilhões de barris.




Ao todo, o Brasil tem hoje 14 bilhões de barris. As primeiras revelações sobre o furto foram divulgadas na internet na manhã de ontem pelo portal Terra. A Petrobras foi informada do furto no dia 1º deste mês, quando a Halliburton percebeu que o contêiner havia sido violado. A estatal realizou uma investigação interna e, no mesmo dia, véspera do Carnaval, informou sobre o desaparecimento do material à Superintendência da PF no Rio. O inquérito só foi aberto no dia 7. Ficou a cargo da Delegacia da PF em Macaé, cujas investigações ainda não avançaram. A Petrobras também faz suas apurações. O que a PF sabe até agora, de acordo com a delegada Carla de Melo Dolinski, presidente do inquérito, é que o contêiner deixou o Porto de Santos no dia 18 de janeiro, com passagem pelo Rio. No pátio da Halliburton em Macaé o contêiner deu entrada em 1º de fevereiro.




A Halliburton é uma das mais antigas prestadoras de serviço da estatal. Atua em várias áreas, com destaque em testes de vazão e pressão em reservatórios. Também foi responsável pela construção de duas plataformas (P-43 e P-48), cujos preços e prazos estouraram. O caso terminou numa corte arbitral. Nos EUA, a Halliburton teve como presidente Dick Cheney, o atual vice-presidente do país, e teve forte atuação no Iraque. “Só sei dizer que o contêiner saiu de Santos em 18 de janeiro e no dia 1º de fevereiro foi encontrado violado. Saiu de Santos, passou pelo Rio e veio para cá (Macaé). Não sei em que momento esse contêiner foi furtado”, disse a delegada.




Logo na chegada, os funcionários encarregados do transporte notaram que o lacre do contêiner tinha marcas de violação. A Petrobras foi chamada. Realizou uma vistoria e constatou que os laptops e o disco rígido tinham sumido. A Polícia Federal foi avisada em seguida. Em nota, a Petrobras evitou referências à suspeita de que o furto foi cometido por pessoas interessadas em saber mais sobre os campos de petróleo do litoral brasileiro. A estatal informou apenas, no documento, que “houve um furto de equipamentos e materiais que continham informações importantes para a companhia, em instalações de empresa que presta serviços especializados”.




A estatal acrescentou na nota possuir cópias da íntegra dos dados furtados. Mas não revelou qual é o conteúdo das informações nem sobre quais áreas se referem. Procurada pela reportagem no Rio, a Halliburton informou que por enquanto não se pronunciará sobre o desaparecimento do material e que recebeu a orientação da Petrobras para que todas as questões a respeito do tema fossem encaminhadas à estatal. (Folhapress)

***

Relatório pode valer mais de US$100 mil




RIO - A espionagem industrial na área de petróleo e gás é muito comum e um relatório com esse tipo de informações pode valer mais de US$100 mil. Isso é o que diz o geólogo Giuseppe Bacoccoli, que trabalhou 24 anos na Petrobras e atualmente é professor e consultor da área de petróleo e gás. “ A espionagem neste setor é muito comum. Nos Estados Unidos, tem até um nome para isso: scouting”, afirma Bacoccoli.




O geólogo conta que na própria Petrobras já houve demissões de funcionários por causa de casos de venda de informações. Ele avalia que as informações da descoberta são importantes para a exploração em áreas próximas ou atém mesmo em outras regiões.” É importante conhecer o modelo geológico que formou aquelas reservas. Isso pode ser usado para a exploração em qualquer lugar. Além disso, as áreas próximas a Tupi podem voltar a ser licitadas pela ANP um dia”, explica Bacoccoli. Na avaliação de Bacoccoli, com as novas descobertas de petróleo e gás da Petrobras, os campos de Tupi e Júpiter, as petroleiras de todo o mundo estão de olho nessas informações. Isso aumenta o interesse de espionagem na companhia. (AG)

***

Empresa rejeita pedido boliviano




RIO DE JANEIRO - A Petrobras rejeitou ontem o pedido do governo da Bolívia para reduzir o consumo de gás importado do país vizinho com o objetivo de deslocar parte do produto para suprir a Argentina. O recado foi dado durante reunião da cúpula da estatal brasileira com o vice-presidente boliviano, Álvaro Garcia Linera, e do ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas. “Informamos ao vice-presidente da Bolívia a impossibilidade de reduzir a demanda de 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural previsto no contrato de compra firmado com a estatal boliviana, mais o volume de gás necessário à operação do sistema.” Anteontem, Linera esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pediu a ele uma “redução voluntária” no consumo brasileiro a fim de que a Argentina tivesse gás no próximo Inverno – o insumo é usado no aquecimento. A questão seria discutida pelos presidentes Lula, Evo Morales (Bolívia) e Cristina Kirchner (Argentina). Para Linera, não seria uma quebra de contrato com a Petrobras, mas sim uma forma de “equilibrar” o suposto excesso de gás destinado ao Brasil e a escassez que afeta à Argentina.




A proposta da Bolívia era fornecer 27 milhões a 29 milhões de metros cúbicos diários de gás-média histórica de consumo. O contrato, segundo Linera, prevê 32 milhões de metros cúbicos/dia – a Petrobras diz que são 30 milhões. A sobra seria descolada para a Argentina. “O volume de consumo médio histórico que o Brasil usa do gás boliviano está absolutamente garantido e não está em debate. O que está em debate são volumes novos de gás, além dos volumes médios históricos”, disse o vice-presidente.




Caso fosse confirmada, a redução prejudicaria indústrias brasileiras, segundo grandes consumidores de gás natural. A Abividro (Associação das Indústrias Automáticas de Vidro) classificou a idéia de absurda e disse que o Brasil não pode resolver os problemas argentinos. “Sou brasileiro, fizemos um contrato e temos direito de receber esse gás. Se houver redução da oferta, vai fazer falta”, afirmou o superintendente Lucien Belmonte. Linera reclamou ainda da falta de investimentos na Bolívia, que inviabilizam o aumento da produção de gás. Hoje, a Petrobras disse “foram discutidas as condições para novos investimentos da companhia na Bolívia”. Citou, entre eles, os destinados aos campos de San Alberto e San Antonio, onde a estatal já produz, e no de Ingre.




Linera e sua comitiva estiveram reunidos com a direção do BNDES. Ao presidente do banco, Luciano Coutinho, e à sua equipe apresentaram projeto de construção de um complexo de duas estradas que ligará as regiões do altiplano (departamento de La Paz) à amazônia boliviana (Beni e Pando). A Bolívia quer que o BNDES financie o projeto, orçado em US$431 mi-lhões. O banco estuda a proposta, mas só pode apoiá-la se uma construtora brasileira ganhar a licitação. (Folhapress)



www.correiodabahia.com.br/poder/noticia.asp?codigo=147664

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Ministro do Planejamento defende maior controle nos gastos com cartão

da Agência Brasil



O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, defendeu hoje o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle de gastos com o cartão corporativo do governo. Ele sugeriu ainda que uma equipe do próprio governo verifique dados inconsistentes ou atípicos nos gastos com o cartão antes dessas informações serem publicadas no Portão da Transparência.




"Nós precisamos é melhorar ainda mais o controle, além de colocar na internet, melhorar os nossos mecanismos de verificação, cada repartição rever suas práticas", disse ele em entrevista para emissoras de rádio parceiras da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).




Bernardo confirmou que o governo está estudando medidas para substituir o uso do cartão corporativo pelos ministros. Uma das ferramentas em análise é a criação das diárias de viagem para deslocamentos em território nacional.







"A diária tem a vantagem que não dá fofoca. Mas, por outro lado, se o servidor não gasta tudo o que recebeu, fica com o dinheiro, não precisa prestar contas. Tem também a questão da diária --que hoje existe para servidores-- ser pequena. Então, é uma situação que tem que ser resolvida, nunca você consegue ter a solução ideal", disse.




Ontem à noite, Bernardo afirmou que governo pretende implementar um mecanismo para divulgar os gastos com saques efetuados por meio dos cartões corporativos. Segundo Bernardo, a idéia é disponibilizar no Portal da Transparência a comprovação dos saques, inclusive com a divulgação das notas fiscais referentes aos valores retirados em espécie.




"Estamos providenciando uma alteração no sistema. Quem faz o saque, terá que apresentar as notas. Quando a pessoa saca, não quer dizer que não tem que prestar contas no próprio sistema", disse o ministro ao chegar para a festa em comemoração dos 28 anos do PT, em Brasília.




FHC x Lula



Bernardo afirmou ainda que os gastos com o cartão corporativo são menores hoje do que em 2002 --na gestão do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. "Além de melhorar qualidade com transparência, nós estamos gastando menos. Nós gastamos, em 2007, R$ 50 milhões menos do que em 2002", afirmou o ministro referindo-se ao fato de o governo FHC ter usado um total de R$ 233 milhões em pagamento de despesas emergenciais, sendo R$ 229 milhões de contas de suprimento de fundos, as chamadas contas tipo B.




Em 2007, os gastos foram de R$ 177 milhões, o que representa, segundo o ministro, 0,03% das despesas totais do governo.




Bernardo acredita que o governo gastará em 2008 até R$ 40 milhões a menos com os cartões corporativos. A explicação é que em 2007 as necessidades de gastos foram maiores devido ao envio da Força de Segurança Nacional e pessoal de apoio aos Jogos Pan-Americanos e também em função da realização dos censos rural, em 6,5 milhões de propriedades, e domiciliar, em municípios com menos de 170 mil habitantes, feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).




Com Folha Online


www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u372325.shtml

Lista sêxtupla da OAB no STJ não mudará em nenhuma hipótese, diz Cezar Britto

O Globo



BRASÍLIA - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, prometeu nesta quinta-feira que a entidade não mudará a lista de seis nomes que encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para preenchimento de vaga de ministro, a qual não recebeu os votos necessários da corte para formação da lista tríplice a ser encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.




- Não há hipótese de mudar a lista. Isso está completamente descartado por este presidente, pelos conselheiros federais, ex-presidentes, presidentes de seccionais e advogados, que já se manifestaram depois da inusitada decisão do STJ - disse.




O presidente nacional da OAB destacou que os seis nomes integrantes da lista, embora não aprovados, "preenchem todos os requisitos constitucionais, conforme a própria ata da sessão do STJ", realizada no último dia 12. Para Cezar Britto, cabe ao presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, vir a público prestar os devidos esclarecimentos sobre esse episódio.




Britto salientou também que o Conselho Federal da OAB, que se reunirá para analisar a questão na próxima segunda-feira (18), "adotará todas as medidas necessárias para dar efetividade ao seu dever constitucional de escolher o representante da advocacia nos tribunais".




Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa



http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/02/14/lista

Irmão de Ramos-Horta acusa forças da ONU de serem 'covardes'

Reuters




DARWIN - Arsénio Ramos-Horta, irmão do presidente de Timor Leste, José Ramos-Horta, descreveu na quinta-feira as forças de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) como "malditos covardes" e disse que os membros dela se esconderam em vez de protegerem o líder do país ferido por rebeldes. O irmão do presidente viajou até Darwin, na Austrália, para visitar Ramos-Horta, que acabava de passar por uma cirurgia devido aos tiros que recebeu em um atentado. Ele disse ter segurado o presidente nos braços depois que soldados da ONU se recusaram a ajudar.




Ramos-Horta, vencedor do Nobel da Paz, teve o pulmão direito destruído no ataque realizado por ex-militares expulsos do Exército em 2006. A ONU diz que eles tentavam seqüstrar, e não matar o presidente.



- Eles deveriam ter vindo imediatamente, sem perder tempo. Eles se comportaram como malditos covardes - disse o irmão do dirigente à Reuters.




Arsénio Ramos-Horta encontrava-se no complexo presidencial quando aconteceu, na segunda-feira, um tiroteio entre a guarda presidencial e militares rebeldes comandados por Alfredo Reinado, que foi morto na ação. A ONU negou as acusações de que seus homens teriam deixado Ramos-Horta sangrando por mais de 30 minutos sem ajudá-lo.




A entidade divulgou registros mostrando que teriam se passado apenas dois minutos entre o momento em que o presidente foi achado e a chegada de uma ambulância. O registro mostra que a primeira chamada de emergência foi recebida às 6h59 em Dili e que a polícia da ONU chegou ao local às 7h15, localizando o presidente dentro do complexo perto de uma cerca de bambu às 7h23. A ambulância chegou às 7h25.




Mas, segundo Arsénio Ramos-Horta, os homens da ONU recusaram-se a oferecer ajuda quando compareceram ao local e que não deixaram a proteção de bloqueios de rua instalados perto da residência oficial.




- Eles deveriam ter feito alguma coisa em vez de ficarem nos bloqueios de rua - disse. - Se tivessem feito isso, hoje ele não estaria em um estado tão grave.




O estado de Ramos-Hora é grave mas estável. Ele está internado no Hospital Real Darwin, na Austrália.




O chefe das Forças Armadas de Timor Leste, brigadeiro-general Taur Matan Ruak, também exigiu que as forças de segurança internacionais explicassem como os soldados rebeldes conseguiram atacar Ramos-Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão, que saiu ileso.




Segundo Ruak, houve uma "falta de competência" da parte das forças de segurança internacionais, das quais participam 1.100 soldados australianos e neozelandeses bem como 1.600 policiais da ONU vindos de 40 países.




O chanceler da Austrália, Stephen Smith, prometeu realizar uma investigação ampla a respeito do que ocorreu. Em Dili, o procurador-geral de Timor Leste, Longinhos Monteiro, afirmou ter expedido mandados de prisão para seis pessoas suspeitas de envolvimento nos ataques, elevando para 24 o número total de acusados formalmente de cumplicidade nos atentados. A polícia ainda não prendeu ninguém.




O clima era de tranquilidade em Díli na quinta-feira, um dia depois de o Parlamento ter decidido prorrogar por mais dez dias, até 23 de fevereiro, o estado de emergência decretado na segunda-feira.



http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/02/14/irmao

Na balada da Campus Party, nerds trocam copos por câmeras

FELIPE MAIA




da Folha Online




Uma festa à fantasia animou o início da madrugada desta quinta-feira (14) na Campus Party, que acontece no prédio da Bienal, no parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. O fato mais peculiar da balada acabou sendo a ausência (aparente) de álcool. Em vez de segurar copos, o público ocupou as mãos com câmeras digitais.




A restrição ao cigarro, entretanto, não foi cumprida. Era possível fumar sem ser coibido.




Por volta da meia-noite, os "campuseiros" foram convidados a desligarem suas máquinas e participar da festa, mas grande parte preferiu permanecer on-line.




Felipe Maia/Folha Online
Estudante Leonardo Spricigo, já de volta ao computador: sacola plástica e toalha viraram fantasia de Jesus Cristo; veja galeria
Estudante Leonardo Spricigo, já de volta ao computador: sacola plástica e toalha viraram fantasia de Jesus Cristo; veja galeria




Quem foi optou por trajes clássicos do mundo "off-line". Tiaras com bolinhas ou fios coloridos e máscaras que contornavam os olhos estavam entre acessórios mais recorrentes. Também havia bonecos de bichos, como de um pingüim [referência ao Linux], e um homem vestido de esqueleto.




Alguns cederam ao improviso: o estudante Leonardo Spricigo, 19, transformou toalha e saco plástico em uma fantasia de Jesus Cristo. Ele distribuía pedaços de bolacha aos companheiros de festa --em referência ao pão da Santa Ceia. "Todo mundo acabou pegando o que estava na mão e foi uma coisa bem criativa", avalia.




Antes da 1h, poucas pessoas ainda restavam na pista --localizada ao lado da arena onde estão instalados os PCs.




"Eu até, de certa forma, fico meio indignado. O pessoal já vive em contato pela internet, aí o pessoal se junta em um evento desse tamanho e fica na internet. Eu acho que deveria ser um negócio mais interação pessoal do que digital", afirma Wesley TP [é assim que ele se identifica], 22.





Apu Gomes/Folha Imagem
Megaevento Campus Party começou na segunda-feira e vai até o domingo (17), no parque Ibirapuera (zona sul)
Megaevento Campus Party começou na segunda-feira e vai até o domingo (17), no parque Ibirapuera (zona sul)



Registro



Na pista de dança, ao som de música eletrônica, uma minoria mais agitada ficava reunida no centro. Eles eram alvo de flashes constantes das câmeras fotográficas digitais e filmadoras. A impressão é que havia mais gente registrando a festa do que aproveitando o momento em si.




Uma das mais animadas era aposentada Maria Ângela Pereira, 56. Ela ganhou o ingresso para a Campus Party em uma promoção e disse à reportagem que "nunca se divertiu tanto" quanto no evento.




Felipe Maia/Folha Online
Aposentada Maria Ângela Pereira, 56, era a mais animada na pista de dança: "Nunca me diverti tanto", diz ela; confira galeria de fotos
Aposentada Maria Ângela Pereira, 56, era a mais animada na pista de dança: "Nunca me diverti tanto", diz ela; confira galeria de fotos


"Eu achava que o ambiente de internet, como eu tive umas experiências que foram meio duras para aprender, era de gente mais fechada e eu estou notando que o ambiente deles está muito humanizado", afirma.




Alguns participantes usaram a fantasia para promover seu trabalho. É o caso de Samara Spuldano, 21, que colocou o endereço de seu site de vídeos na máscara de coelhinha. Ali, ela promete colocar conteúdos educativos da área de gestão empresarial.




Questionados sobre a paquera do durante o evento, as pessoas ouvidas pela Folha Online disseram que "rola". "Às vezes acontece, mas como é um evento que tem maioria do público masculino, acaba sendo mais complicado", diz o estudante vestido de Jesus Cristo, quando ele já estava novamente usando o computador.



www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u372328.shtml

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Visitantes da Campus Party buscam mais que tecnologia

THIAGO FARIA




da Folha Online



Nem só de games, blogs e softwares vivem os participantes do megaevento Campus Party, que começou na segunda-feira (11), no parque do Ibirapuera (zona sul de SP). Entre os visitantes, a opinião é de que o acampamento também será uma ótima oportunidade para se divertir, conhecer pessoas e até curtir a família. (confira galeria de imagens do evento)



Dos 3.000 inscritos, 1.800 devem ficar acampados no próprio prédio da Bienal, em barracas cedidas pela organização.




Na tarde de ontem (12), muitos ainda chegavam ao evento e se viravam para encontrar sua toca. "Disseram que tinha uma reservada para a gente", conta o carioca Bruno Dulcetti, 24, que havia acabado de chegar do Rio junto com outros dois amigos.




Thiago Faria/Folha Online
Amigos Erick Xavier (à esq.), Rodrigo Yoda e Bruno Dulcetti foram atrás das mulheres
Amigos Erick Xavier (à esq.), Rodrigo Yoda e Bruno Dulcetti foram atrás das mulheres



Dulcetti veio participar de palestras e falar sobre o Videolog, um site de hospedagem e compartilhamento de vídeos que os três amigos desenvolvem. Segundo ele, sua intenção é aproveitar ao máximo o evento para interagir com os participantes (ou melhor, as participantes). "Viemos para conhecer a mulherada", empolga-se.




A informação de que bebidas alcoólicas, cigarro e, inclusive, sexo estariam vetados nas dependências do evento não parece intimidar Dulcetti. "É inevitável [que aconteça], têm muita gente", diz.




Segundo Roberto Andrade, diretor de comunicação e marketing da Futura Networks no Brasil, organizadora do Campus Party, a regra sobre o sexo não existe e sua divulgação é "ridícula". No caso das bebidas alcoólicas, Andrade afirma que há proibição para evitar estímulo deste tipo de consumo com crianças. Já sobre o tabaco, há áreas limitadas para os fumantes.




No entanto, segundo apurou a Folha Online com dois seguranças do evento (que não quiserem se identificar), a orientação é clara: caso flagrem (ou ouçam) algum ato carnal mais ousado, aciona-se imediatamente a organização. A Campus Party pode até expulsar o "infrator" da festa, dizem os seguranças.




"Se pegar, a gente chama a organização", contou um deles à reportagem.




Os amigos consideram a proibição desnecessária e, segundo Rodrigo Yoda, 25, pretendem "dar um jeito" de entrar com bebidas. "Nem que seja camuflado em uma garrafinha de água."





Paulo Fehlauer/Folha Imagem
Evento de tecnologia Campus Party estreou oficialmente na noite de segunda-feira (11), no parque Ibirapuera
Evento de tecnologia Campus Party estreou oficialmente na noite de segunda-feira (11), no parque Ibirapuera

Sossego



O casal de namorados Mathias Kreutz Erdtmann, 24, e Cristiane Pescador Tonetto, 24, vieram de Florianópolis (SC) com uma proposta mais séria. Ele, mestrando em controle de automação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e ela, doutoranda em engenharia mecânica pela mesma universidade, relatam que buscaram o evento para conhecer novos produtos da área. "Vim para ver o Quasi", diz Erdtmann.




Thiago Faria/Folha Online
Luciana Nuccini e as filhas Raquel (à esq.) e Sabrina. Família toda está acampada
Luciana Nuccini e as filhas Raquel (à esq.) e Sabrina. Família toda está acampada




Os namorados, que estão dividindo a mesma barraca durante o evento, afirmam que não sabiam da restrição de sexo no acampamento. Eles também não estão preocupados com o barulho que outros participantes façam durante a noite."Acho que ninguém vai se preocupar com isso", afirma Tonetto.




Família



No evento também é possível encontrar famílias inteiras que pretendem acampar durante os sete dias. Mesmo perto de casa, o clã da atendente Luciana Nuccini, 27, de São Paulo, é uma delas.




Nuccini foi ao evento acompanhar o marido, que administra um site sobre tecnologia. Para não separar a família, ela levou as filhas, Sabrina, 9, e Raquel, 4, que ficarão em uma barraca ao lado da barraca dos pais.




Ela acredita que o ambiente não traz nenhum risco para as filhas e, pelo contrário, é propício para as crianças. "Elas estão envolvidas com a área de tecnologia desde que nasceram, por causa do pai. Eu trouxe porque, desta forma, ele pode curtir as filhas de perto", conta Nuccini.



www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u371847.shtml

Mega-Sena sorteia R$ 20 milhões nesta quarta-feira

a Folha Online



O sorteio da Mega-Sena deve pagar, nesta quarta-feira (13), R$ 20 milhões para o bilhete que acertar as seis dezenas do concurso 943, de acordo com a Caixa Econômica Federal.




O prêmio está acumulado. Ninguém acertou os números do concurso anterior, no sábado (9). As dezenas sorteadas foram: 05 - 08 - 18 - 42 - 52 - 59.




De acordo com a Caixa, na ocasião, 73 bilhetes acertaram a quina e vão receber R$ 20.890,58 cada um. A quadra vai pagar R$ 287,20 para cada um dos 5.310 bilhetes ganhadores.




As apostas para concorrer ao prêmio acumulado podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quarta-feira. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 1,50.



http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u371874.shtml

Timor Leste decreta prisão de 18 suspeitos; presidente pode ter alta

da Folha Online



A Justiça de Timor Leste divulgou nessa quarta-feira ordens de prisão de 18 suspeitos pelos atentados de segunda-feira (11) contra o presidente José Ramos-Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão. Também hoje, a equipe médica que atende Ramos-Horta anunciou que ele pode ter alta em duas ou três semanas.




O presidente foi atingido durante o ataque e está hospitalizado na Austrália, onde passou por três cirurgias. Gusmão saiu ileso.




"A lista preliminar contém 18 nomes, mas pode ser ampliada durante as investigações", disse o procurador-geral Longuinhos Monteiro.



Questionado sobre a validade das ordens de prisão, Monteiro disse que tem "99% de certeza sobre as acusações", mas não pretende mencionar os nomes dos acusados enquanto a polícia não os prender.



Analistas apontam que Timor Leste pode sofrer com uma onda de violência por conta da morte do líder rebelde Alfredo Reinado, que morreu no ataque a Ramos-Horta.




Alta

Bazuki Muhammad/Reuters
O presidente José Ramos-Horta pode receber alta em duas ou três semanas
O presidente José Ramos-Horta pode receber alta em duas ou três semanas



Após sobreviver à tentativa de assassinato do último domingo (10), Ramos-Horta, 58, foi levado de helicóptero à Austrália, onde está internado em condição estável no Hospital Real de Darwin, no norte do país.




Para o cirurgião Phil Carson, "caso tudo saia bem, imagino que em duas ou três semanas, ele esteja recuperado, antes mesmo de poder subir em um avião".




Carson disse que Ramos-Horta está sedado e continuará assim até sexta-feira (15). Até lá, ele deve passar por novas intervenções cirúrgicas.




"Mantemos a sedação porque ele sofreria muito caso estivesse consciente", declarou o médico.




Ele explicou que o líder timorense tem ferimentos decorrentes de duas balas que atingiram suas costas, sendo que uma passou pelo estômago e outra ficou alojada no pulmão direito.




"Viva Alfredo"



Centenas de aliados de Reinado --alguns gritando "Viva Alfredo"-- ocuparam a frente de sua casa, na capital Dili, durante o velório. Alguns queriam abrir o caixão para confirmar se o corpo era mesmo dele.




Arte Folha Online

Em 2006, Reinado liderou uma rebelião de 599 ex-militares que foram expulsos das Forças Armadas após fazerem denúncias de corrupção e nepotismo no governo. Mais de 10 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas e 37 morreram em combates promovidos pelos ex-militares chefiados por Reinado.




Apesar da apreensão sobre a retomada da violência no país, o parlamentar Adeito Hugo da Costa acredita que os atentados fortalecem o governo. "Os ataques mostraram quem tem boas intenções e quem não tem", disse.




Para garantir a segurança em Timor Leste, tropas australianas continuam a chegar diariamente a Dili, a fim de aumentar o contingente das forças internacionais de paz e da polícia especial mantida pelas Nações Unidas no país, com mais de 1600 policiais.




Com Reuters e Efe



http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u371905.shtml

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Acerto entre governo e oposição leva a uma CPI Mista dos Cartões

Valor Online




BRASÍLIA - Os entendimentos entre o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), em torno da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista para investigar o uso dos cartões corporativos do governo Luiz Inácio Lula da Silva - com brecha para apuração da Conta Tipo B existente desde o governo Fernando Henrique Cardoso - dividiu a base aliada e a oposição. O acerto em um requerimento propondo a instituição de uma CPI mista (composta de deputados e senadores) para apurar o uso abusivo do cartão corporativo, e também para investigar a aplicação dos recursos destinados ao Suprimento de Fundos (cartão corporativo mais conta B ) desde 1998, na gestão de FHC, quando o cartão foi criado.




Jucá havia proposto uma CPI exclusiva do Senado, para mostrar que o governo não tem medo de investigação . Já havia protocolado seu requerimento, mas foi obrigado a recomeçar do zero, por causa de rasuras no texto. O acordo com Sampaio é vantajoso para o governo, que terá direito a indicar presidente e relator. Esses cargos são ocupados pelos maiores partidos de cada Casa - PMDB no Senado e PT na Câmara. Se fosse exclusiva do Senado, as funções seriam divididas entre governo e oposição. Sampaio viu vantagens no acordo: Prefiro uma CPI chapa branca (com presidente e relator governista) a uma CPI exclusiva, da Câmara ou do Senado. Por que a sociedade e a imprensa acompanham muito mais o dia-a-dia de uma CPI mista. A imprensa fica em cima. A CPI mista é o pior palco para se falar em acordo visando abafar a investigação , diz ele.




Os senadores do DEM e do PSDB, que não foram consultados previamente, e setores da oposição na Câmara interpretaram o entendimento como suposto acordão para blindar Lula e FHC de qualquer investigação. Querem fazer uma CPI de fato indeterminado. É impossível investigar dez anos de gastos com Suprimento de Fundos. É para não investigar nada , disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).




Imitando Dinarte Mariz (ex-senador), não sei o que há por trás, mas que há qualquer coisa, há , afirmou Heráclito Fortes (DEM-PI). Para o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), o governo está tentando embaralhar os fatos. Eventuais crimes alheios não absolvem os cometidos agora , disse.




Em defesa de Sampaio, o presidente tucano, Sérgio Guerra (PE) - que havia sido consultado pelo deputado -, relatou no plenário ter conversado com FHC. O ex-presidente havia dito que a CPI pode investigar seu passado, presente e futuro . Segundo Guerra, FHC afirmou que a investigação não tem capacidade de intimidá-lo .




Em São Paulo, entretanto, FHC disse considerar arbitrária a decisão de parlamentares da base do governo de ampliarem para o ano de 1998 a investigação. Segundo FHC, não há fato determinado que justifique investigações sobre anos anteriores aos atuais problemas no uso dos cartões corporativos. Em primeiro lugar, não tenho nenhum problema (na apuração dos gastos). Mas do ponto de vista da Constituição, é preciso haver um fato determinado , declarou o ex-presidente. Ele mencionou o artigo 58 da Constituição, que autoriza o Congresso a instalar comissões parlamentares de inquérito para a apuração de fato determinado e por prazo certo .




O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), não concordou com a iniciativa de Jucá. Tentou convencer Sampaio a incluir na ementa do requerimento de forma explícita que o governo FHC seria investigado. Achou que o texto estava muito oposicionista. Não posso colocar na ementa que a investigação começará em 1998, porque não há fato determinado. Mas é inevitável que a investigação chegue à ? Conta B ? , na gestão do governo Fernando Henrique , justificou Sampaio.




Ele argumenta que decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que as CPIs podem abrir investigações em relação a fatos correlatos, não especificados no requerimento. Os cartões vieram substituir as ? contas B ? . Essa relação vai gerar outras investigações , disse o tucano.




Sampaio estava coletando assinaturas para uma CPI mista, com o objetivo de apurar abusos envolvendo autoridades e servidores atuais - um deles causou a demissão da ex-ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Racial). A partir do acordo com Jucá, ele alterou a introdução, incluindo a informação de que os cartões foram criados pelo decreto 2809-98 e instituído a partir de 2001.





Antes dos cartões, as despesas emergenciais e eventuais do governo eram pagas por meio de contas bancárias ( Tipo B ). Os servidores autorizados podiam sacar o dinheiro ou emitir cheques. O uso do cartão deixa o registro eletrônico da transação, que é divulgado por meio do Portal da Transparência (www.transparência.gov.br) - exceto as protegidas por sigilo, como as da Presidência e órgãos de inteligência. Hoje, além dos cartões, ainda existe a Conta B



.

O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), convidou o senador Neuto de Conto (PMDB-SC) para presidir a CPI dos cartões corporativos. Raupp, que esteve ontem em Santa Catarina fazendo pessoalmente o convite, afirmou que a escolha do nome de Neuto se deu por sua respeitabilidade junto à bancada. Sabemos que é uma missão difícil, mas todas que ele têm desempenhado estão indo bem , disse Raupp, afirmando que o catarinense teria 48 horas para dar a resposta. Segundo ele, o partido ainda não teria um segundo nome caso Neuto não aceitasse.




Neuto de Conto não deu resposta ontem. Disse apenas que não é só querer ser presidente da CPI, é preciso ter tempo para desempenhar bem a tarefa, encontrar o norte do processo e a orientação para o uso do bem público , afirmou, comentando que a CPI não pode levar mais que 90 dias. Ele disse ainda ver a indicação como uma missão e não como uma distinção.




(Raquel Ulhôa | Valor Econômico. Colaborou Vanessa Jurgenfeld, de Florianópolis)



http://oglobo.globo.com/pais/mat

Lula se reúne com Sarkozy na Guiana Francesa

da Folha Online





O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira com o colega francês Nicolas Sarkozy para discutir, entre outros assuntos, acordos de cooperação na área de defesa e de biocombustíveis, a libertação dos reféns em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e a Rodada de Doha.






O encontro será na cidade de São Jorge do Oiapoque, na Guiana Francesa, onde Lula será recebido por Sarkozy, às 11h.






Lula decolou de Brasília por volta das 8h com destino à cidade de Oiapoque, no Amapá. De lá, segue de barco para a cidade de São Jorge do Oiapoque.






Após a reunião, os dois presidentes apresentarão a maquete da ponte sobre o rio Oiapoque, ligando a Guiana Francesa ao Amapá.






O presidente francês ainda oferecerá um almoço a Lula, que deve reiterar o convite a Sarkozy para uma reunião de cúpula dos principais líderes políticos mundiais para discutir os entraves da Rodada Doha.






Lula retorna ainda hoje a Brasília.





http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u371599.shtml

EUA aceitam suspender retirada de tropas do Iraque

Agencia Estado






O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, afirmou hoje que é a favor de uma "pausa" na retirada de tropas americanas do Iraque depois de ser concluído o retorno de mais de 30 mil militares previsto para meados do ano. "Um breve período de consolidação e avaliação provavelmente faz sentido", disse Gates a repórteres após se reunir em Bagdá com o comandante das tropas americanas no Iraque, general David Petraeus.





O Pentágono pretende reduzir o número de militares no Iraque de 20 para 15 brigadas. Uma delas já foi retirada e outras cinco devem voltar para casa até julho. Washington mantém atualmente cerca de 158 mil soldados no país árabe. Anteriormente, Gates afirmava que pelo menos 10 brigadas deixariam o país até o final deste ano e hoje foi a primeira vez que expressou apoio à idéia aventada pelo general Petraeus.




Gates, que chegou a Bagdá depois de comparecer a uma conferência sobre segurança na Alemanha, disse no domingo que iria parabenizar líderes iraquianos pelos progressos rumo à reconciliação política, como a aprovação da lei que permitirá a ex-membros do partido Baath, de Saddam Hussein, recuperarem seus empregos no governo e nas Forças Armadas.




A segurança melhorou desde que as forças adicionais de 30 mil soldados foram totalmente empregadas, em junho, permitindo que os EUA começassem a retirar alguns soldados do país. Mas Petraeus teme que uma retirada maior poderia colocar em risco os avanços conquistados na área de segurança. Petraeus e Gates terão, entretanto, de convencer particularmente comandantes de corpos do Exército e da Marinha, preocupados que suas tropas estão sendo excessivamente exigidas com longas e múltiplas missões de combate.




http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=836784

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Desbloqueio gratuito de celulares entra em vigor na próxima quarta-feira

Vivian Pereira Nunes - O Globo Online







RIO - Quem tem um aparelho celular vai poder desbloqueá-lo de graça a partir da próxima quarta-feira nas lojas da operadora em que o comprou, tornando possível usar o chip de qualquer empresa de telefonia móvel nele. É o que determina o artigo 81, uma das novas normas do anexo aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em agosto de 2007, que entra em vigor neste dia 13 e tem como objetivo atualizar o Regulamento do Serviço Móvel (RSM), que data de 2002.






Clique aqui e conheça outras alterações.




Entretanto, apesar da atualização do regulamento da Anatel conter vários itens favoráveis ao consumidor, a regra do desbloqueio gratuito não atende por completo a esta velha reivindicação dos consumidores.






Enquanto em outros países os aparelhos já são vendidos desbloqueados, aqui, as operadoras poderão continuar impondo restrições para o desbloqueio aos celulares que recebem algum tipo de subsídio na hora da compra. Somente aqueles que forem comprados a preço de mercado terão que sair desbloqueados da loja.






A boa notícia é que, pelo menos, a Anatel restringiu a até 12 meses qualquer limitação de mudança prevista no contrato de prestação de serviço que o consumidor assina na hora da compra de um aparelho. Isso vale para o desbloqueio de celulares e também para a alteração do plano contratado.






Isso significa que, depois de um ano de vigência do último contrato, a operadora não pode cobrar multa se você quiser desbloquear um aparelho subsidiado ou pedir a mudança ou cancelamento de plano. É o que determina o artigo 40.






Para desbloquear a maioria dos celulares que estão no mercado, basta digitar o código oficial fornecido pela fabricante do aparelho, que varia de um modelo para outro. Quando solicitado, a operadora deverá informar esse número a partir da próxima quarta-feira. Entretanto, há aparelhos que têm o chamado hard-lock, que exige o uso de um software especial para fazer o desbloqueio. Nesses casos, é necessário levar o aparelho à loja, com a nota fiscal e um documento de identidade.






O próximo passo para tornar mais livre o uso do celular no Brasil será a implementação da portabilidade numérica, que permite trocar de operadora e manter o mesmo número. Entretanto, esse processo ainda vai demorar. Começa em agosto para o Mato Grosso do Sul, o Espírito Santo e o Acre. Nas principais capitais do país, São Paulo e Rio de Janeiro, só chega em fevereiro de 2009.





http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/

Desbloqueio gratuito de celulares entra em vigor na próxima quarta-feira

Vivian Pereira Nunes - O Globo Online







RIO - Quem tem um aparelho celular vai poder desbloqueá-lo de graça a partir da próxima quarta-feira nas lojas da operadora em que o comprou, tornando possível usar o chip de qualquer empresa de telefonia móvel nele. É o que determina o artigo 81, uma das novas normas do anexo aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em agosto de 2007, que entra em vigor neste dia 13 e tem como objetivo atualizar o Regulamento do Serviço Móvel (RSM), que data de 2002.






Clique aqui e conheça outras alterações.




Entretanto, apesar da atualização do regulamento da Anatel conter vários itens favoráveis ao consumidor, a regra do desbloqueio gratuito não atende por completo a esta velha reivindicação dos consumidores.






Enquanto em outros países os aparelhos já são vendidos desbloqueados, aqui, as operadoras poderão continuar impondo restrições para o desbloqueio aos celulares que recebem algum tipo de subsídio na hora da compra. Somente aqueles que forem comprados a preço de mercado terão que sair desbloqueados da loja.






A boa notícia é que, pelo menos, a Anatel restringiu a até 12 meses qualquer limitação de mudança prevista no contrato de prestação de serviço que o consumidor assina na hora da compra de um aparelho. Isso vale para o desbloqueio de celulares e também para a alteração do plano contratado.






Isso significa que, depois de um ano de vigência do último contrato, a operadora não pode cobrar multa se você quiser desbloquear um aparelho subsidiado ou pedir a mudança ou cancelamento de plano. É o que determina o artigo 40.






Para desbloquear a maioria dos celulares que estão no mercado, basta digitar o código oficial fornecido pela fabricante do aparelho, que varia de um modelo para outro. Quando solicitado, a operadora deverá informar esse número a partir da próxima quarta-feira. Entretanto, há aparelhos que têm o chamado hard-lock, que exige o uso de um software especial para fazer o desbloqueio. Nesses casos, é necessário levar o aparelho à loja, com a nota fiscal e um documento de identidade.






O próximo passo para tornar mais livre o uso do celular no Brasil será a implementação da portabilidade numérica, que permite trocar de operadora e manter o mesmo número. Entretanto, esse processo ainda vai demorar. Começa em agosto para o Mato Grosso do Sul, o Espírito Santo e o Acre. Nas principais capitais do país, São Paulo e Rio de Janeiro, só chega em fevereiro de 2009.





http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/