da Folha Online
O senador por Illinois Barack Obama superou pela primeira vez sua rival, a senadora por Nova York Hillary Clinton, na quantidade de delegados para a Convenção Democrata que elegerá o candidato à Presidência dos EUA, após as prévias no Estado do Maine.
De acordo com o site independente Real Clear Politics, Obama está à frente de Hillary com uma vantagem de apenas três delegados --1.137 contra 1.134.
Os números incluem, no entanto, os 213 superdelegados que votariam em Hillary e os 139 que apoiariam Obama. Os superdelegados têm liberdade para mudar de opinião durante a convenção.
Um total de 444 superdelegados ainda não se decidiram qual dos dois irão apoiar. Para alcançar a nomeação democrata, o candidato deve obter o voto de 2.025 delegados.
Obama ganhou em cinco primárias neste final de semana, entre eles no Maine. No Estado, com 99% dos votos apurados, Obama vencia com 59% dos votos contra 40% de Hillary.
O Maine possui 24 delegados que devem participar da convenção de agosto, que irá nomear o candidato de seu partido para as eleições presidenciais de 4 de novembro.
O senador por Illinois obteve 15 dos principais delegados do Estado para a convenção nacional, contra nove de Hillary.
Antes da derrota no Maine, a ex-primeira-dama já havia perdido para Obama no sábado (9) nos Estados de Nebraska, Washington, Louisiana e Ilhas Virgens.
A derrota no Estado ocorreu no mesmo dia em que a senadora anunciou mudanças em sua equipe de campanha, com a troca a substituição de sua gerente por Maggie Williams.
No entanto, ela negou que a saída do cargo de Patti Solis Doyle estivesse ligada a uma alteração em sua estratégia de campanha.
A mudança foi anunciada na véspera das novas prévias desta terça-feira, quando haverá votação na Virgínia, em Maryland e em Washington D.C.
Segundo pesquisas, Obama deve vencer nas três corridas democratas desta terça.
Republicanos
Do lado republicano, John McCain, que lidera a corrida, perdeu para Mike Huckabee em dois Estados na votação do sábado (9). No entanto, ele permanece bem à frente na contagem de delegados. McCain praticamente assegurou sua indicação depois da saída, na semana passada, de seu principal rival, Mitt Romney, que era o segundo colocado na disputa.
McCain conta com 719 delegados do total de 1.191 necessários para a indicação republicana. Huckabee possui 234 delegados.
Desde a Superterça, realizada no último dia 5 --as principais prévias da corrida presidencial, na qual 24 Estados americanos votaram-- McCain se concentra em obter o apoio dos conservadores republicanos, que o vêem como liberal em questões como a imigração ilegal.
Huckabee, que é ex-governador do Arkansas, prometeu continuar na corrida até que algum dos candidatos obtenha o número necessário para a nomeação do partido.
Pesquisas apontam que McCain deve vencer nas votações desta terça-feira em dois Estados.
Estudos realizados pelo instituto Mason-Dixon mostram que o senador pelo Arizona está à frente de Huckabee com uma vantagem de 30 pontos percentuais na Virgínia e em Maryland.
Os republicanos também realizam votação em Washington D.C. nesta terça-feira.
Com Associated Press
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u371246.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário