sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Queda de avião com 46 a bordo não tem sobreviventes na Venezuela

da Folha Online




O acidente envolvendo um avião comercial da companhia aérea Santa Bárbara, que caiu ontem após se chocar contra uma montanha na região dos Andes venezuelanos, matou todas as 46 pessoas a bordo, confirmaram nesta sexta-feira as autoridades da Venezuela.




"Pela maneira como o avião caiu, podemos confirmar que não há sobreviventes", disse Ramon Vinas, chefe da Autoridade de Aviação Civil.




"O avião bateu contra uma das montanhas de El Páramo El Conejo e morreram todos seus ocupantes", disse o diretor-geral da Defesa Civil, general Antonio Rivero, à agência Efe.




Leo Leon/AP
Equipe de resgate aguarda decolagem de helicóptero para local de queda de avião
Equipe de resgate aguarda decolagem de helicóptero para local de queda de avião




"Estão sendo cumpridos os procedimentos para a recuperação dos corpos na área onde foram achados os destroços, para determinar as causas do acidente", acrescentou o general.
Equipes de resgate conseguiram chegar ao local da queda, uma área montanhosa a cerca de 10 quilômetros de Mérida, de onde a aeronave decolou ontem, usando um helicóptero.




Anteriormente, o sargento Jodi Paz, do Corpo de Bombeiros de Maracaibo, havia afirmado à Globovisión que não acreditava que houvesse sobreviventes. "O impacto foi direto", explicou.




"A aeronave estava totalmente destruída e pulverizada, com pedaços espalhados", disse ele.




De acordo com a rede de TV venezuelana Globovisión, entre os 43 passageiros estariam dois primos do vice-ministro venezuelano de Segurança Cidadã, Tarek al Aissaimi, e o prefeito do município de Rangel, no Estado de Mérida, Alexander Quintero, ao lado do filho de 11 anos.




Três tripulantes também estavam a bordo da aeronave acidentada.




Acidente




O vôo 518 da empresa Santa Bárbara Airlines teve início às 17h45 (19h45 Brasília) desta quinta-feira, e deveria ter chegado a Caracas após uma hora e 20 minutos, mas se desviou da rota devido ao mau tempo.




Leo Leon/Efe
Familiares de passageiros reunidos em aeroporto de Santa Bárbara; não houve sobreviventes
Familiares de passageiros reunidos em aeroporto; não houve sobreviventes



O avião, um bimotor turboélice ATR42, de fabricação franco-italiana, partiu da cidade de Mérida, 500 km a sudoeste de Caracas, e seguia para o aeroporto Simón Bolívar, na capital venezuelana.




O alerta de desaparecimento foi emitido depois que o avião da Santa Bárbara Airlines não respondeu aos sinais dos controladores de vôo.




Parentes e amigos da vítimas se reuniram no aeroporto internacional Bolivar, perto de Caracas.




"Nós nos solidarizamos com a dor dos parentes de nossos passageiros e funcionários", disse a companhia aérea em um comunicado, prometendo uma investigação completa do acidente.




A empresa ATR, fabricante da aeronave, que é baseada em Toulouse, na França, informou que está enviando imediatamente uma equipe para ajudar nas investigações.




Com Efe, France Presse e Reuters



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u375027.shtml

Nenhum comentário: