No domingo, presidente visitou Estação Comandante Ferraz.
Ele disse que pretende adquirir um navio laboratório para auxiliar os pesquisadores.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que encerrou sua viagem à Antártida neste domingo (17), disse ao programa semanal de rádio “Café com o Presidente” que o Brasil continuará investindo na base brasileira Comandante Ferraz, na Ilha Rei George, no Continente Antártico.
Na entrevista, concedida da base chilena Presidente Eduardo Frei, também na Antártida, o presidente afirmou que pretende investir em um navio laboratório para facilitar a vida dos cerca de 40 pesquisadores brasileiros que trabalham no continente.
“Volto convencido que o Brasil precisa ajudar mais essa base colocando mais recursos para que a gente possa ter um navio próprio para pesquisa, com laboratório, trazer mais pesquisadores e explorar melhor”, disse Lula.
O presidente também elogiou o trabalho da Marinha e dos pesquisadores que chegam a passar meses no continente gelado. Segundo ele, ao contrário do Chile, que “tem como opção estratégica ter o território Antártico como um território chileno”, o Brasil quer apenas explorar e pesquisar a região.
“Na época do inverno isso ultrapassa 20 milhões de quilômetros quadrados. Só para você ter idéia, o Brasil tem 8,6 milhões de quilômetros quadrados. Você imagina que são quase duas vezes o tamanho do Brasil”, comenta o presidente, que definiu a Antártida como um local extraordinário.
Lula, que viajou acompanhado da primeira-dama Marisa, retornou nesta segunda-feira (18) ao Brasil.
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL302968-5601
Nenhum comentário:
Postar um comentário