segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Lula diz que Brasil continuará investindo na Antártida

No domingo, presidente visitou Estação Comandante Ferraz.
Ele disse que pretende adquirir um navio laboratório para auxiliar os pesquisadores.





Do G1, em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que encerrou sua viagem à Antártida neste domingo (17), disse ao programa semanal de rádio “Café com o Presidente” que o Brasil continuará investindo na base brasileira Comandante Ferraz, na Ilha Rei George, no Continente Antártico.




Veja fotos da viagem




Na entrevista, concedida da base chilena Presidente Eduardo Frei, também na Antártida, o presidente afirmou que pretende investir em um navio laboratório para facilitar a vida dos cerca de 40 pesquisadores brasileiros que trabalham no continente.




“Volto convencido que o Brasil precisa ajudar mais essa base colocando mais recursos para que a gente possa ter um navio próprio para pesquisa, com laboratório, trazer mais pesquisadores e explorar melhor”, disse Lula.





O presidente também elogiou o trabalho da Marinha e dos pesquisadores que chegam a passar meses no continente gelado. Segundo ele, ao contrário do Chile, que “tem como opção estratégica ter o território Antártico como um território chileno”, o Brasil quer apenas explorar e pesquisar a região.





“Na época do inverno isso ultrapassa 20 milhões de quilômetros quadrados. Só para você ter idéia, o Brasil tem 8,6 milhões de quilômetros quadrados. Você imagina que são quase duas vezes o tamanho do Brasil”, comenta o presidente, que definiu a Antártida como um local extraordinário.





Lula, que viajou acompanhado da primeira-dama Marisa, retornou nesta segunda-feira (18) ao Brasil.



http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL302968-5601

Nenhum comentário: