SÃO PAULO - A Toshiba, como já era esperado, confirmou hoje que vai abandonar os investimentos na tecnologia HD-DVD. A empresa, maior promotora desse sistema, anunciou que vai deixar de desenvolver, fabricar e vender produtos dessa tecnologia. Essa decisão vale tanto para os aparelhos de vídeo de alta definição como para os leitores para desktops e consoles de vídeogames.
A companhia afirmou, contudo, que vai continuar avaliando a possibilidade de utilizar o HD-DVD em notebooks. Além disso, se comprometeu a estocar quantidades significativas de discos para gravação e, assim, poder atender à demanda dos consumidores que já adquiriram aparelhos que usam esse sistema.
No total, segundo a Toshiba, foram vendidos cerca de 730 mil aparelhos reprodutores e gravadores HD-DVD em todo o mundo. Apenas nos EUA, foram vendidos 600 mil unidades, sendo 300 mil para uso no console Xbox 360, da Microsoft, parceira no desenvolvimento do HD-DVD. Outros 100 mil foram vendidos na Europa e 30 mil no Japão.
Em nota, a empresa afirma que a decisão foi tomada seguindo grandes mudanças recentes no mercado. Na verdade, a tecnologia não suportou a concorrência com o sistema Blu-ray, desenvolvido pela rival japonesa Sony.
Avaliamos cuidadosamente o impacto de longo prazo de se continuar com a chamada 'guerra do formato (de vídeo) de nova geração' e concluímos que uma decisão rápida ajudaria mais no desenvolvimento do mercado, disse o presidente e executivo-chefe da Toshiba, Atsutoshi Nishida.
Segundo a empresa, o envio de reprodutores e gravadores HD-DVD será reduzido gradualmente para as empresas varejistas, com a intenção de tirar a tecnologia totalmente do mercado até o final de março.
Embora a decisão de desistir do HD-DVD seja um reconhecimento de derrota em relação à tecnologia da Sony, Nishida afirmou em entrevista coletiva hoje que a companhia não tem planos para desenvolver produtos no sistema Blu-ray. Ele informou, ainda, que não há planos para o desenvolvimento de uma outra tecnologia de alta definição diferente tanto do HD-DVD quanto do Blu-ray no momento.
(José Sergio Osse | Valor Online)
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/02/
19/toshiba_anuncia_oficialmente_que_vai_deixar
_de_investir_na_tecnologia_hd-dvd-425721838.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário