domingo, 20 de abril de 2008

Boca-de-urna mostra disputa apertada à Presidência do Paraguai

Fernando Lugo, da oposição, e Blanca Ovelar aparecem com números próximos.
Resultado oficial só deve ser divulgado na segunda-feira (21) ou depois.





Dani Blaschkauer Do G1, em Assunção




Os primeiros resultados das pesquisas de boca-de-urna da eleição presidencial no Paraguai mostram um cenário de disputa acirrada entre Blanca Ovelar, a candidata governista, e Fernando Lugo, o candidato oposicionista.



Sondagens feitas no final da manhã deste domingo (20) por assessores de um dos partidos -e obtidas pela reportagem do G1- mostram uma ligeira vantagem para Blanca -ela teria 36% dos votos, contra 33% de Lugo. Eles teriam neste cenário um empate técnico, pois os três pontos percentuais de diferença estariam dentro da margem de erro.


O G1 está em Assunção: veja o Blog da Redação

O jornal "Última Hora" divulgou em seu site dados sobre uma pesquisa feita pelo instituto COIN para o diário e para a TV Telefuturo. Como a imprensa paraguaia não pode divulgar pesquisas eleitorais antes do fechamento das urnas (por causa da lei eleitoral), eles apenas informam que o candidato que lidera a corrida tem 42,7% dos votos -contra 37% do segundo colocado.


É uma diferença de quase seis pontos percentuais, também próxima à margem de erro, ainda mais se levado em consideração o horário da coleta de dados -a manhã deste domingo de eleições. Isto é, a tendência de votos ainda poderia mudar durante o dia.

O jornal paraguaio ABC Color, o maior do país, divulgou em seu site os seguintes números: 43,7% para o candidato líder, 39,6% para o segundo colocado e 14,4% para o terceiro colocado.


Já a reportagem da Globo News obteve dados que também indicam uma disputa apertada: 36% para Lugo e 33% para Blanca Ovelar. Veja no vídeo ao lado


Veja a cobertura completa das eleições no Paraguai

Cédulas de papel
O resultado oficial, porém, deve ser conhecido na segunda-feira ou terça-feira. É que toda a eleição presidencial do Paraguai foi feita com cédulas de papel. E a soma dos votos deve demorar muitas horas.



O voto no Paraguai é obrigatório. Mas como a multa é pequena muitas pessoas acabam não votando.






Envie um e-mail para mim!


Nenhum comentário: