sexta-feira, 25 de abril de 2008

Obama tem pequena vantagem em Indiana, aponta pesquisa

da Folha Online




O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama tem uma pequena vantagem sobre a sua rival, Hillary Clinton, nas primárias de Indiana, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.




A pesquisa publicada no jornal norte-americano "Indianapolis-Star", indica que Obama tem, 41% das intenções de voto contra 38% de Hillary. Como a margem de erro da pesquisa é de 4,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado pode ser considerado um empate estatístico.




A disputa por Indiana deve ser ainda mais acirrada já que, além do empate entre os candidatos, 21% dos entrevistados disseram-se indecisos sobre quem escolherão no dia da votação, em 6 de maio, a menos de duas semanas.




Indiana, que coloca em jogo 72 delegados, realizará suas primárias em 6 de maio. Na mesma data, os eleitores democratas escolherão seu candidato favorito também na Carolina do Norte, Estado que, com 40% de seu eleitorado formado por negros, favorece Obama.




Para Robert Gibbs, diretor nacional de comunicação de Obama, a pesquisa "aponta para uma primária que será muito acirrada e muito competitiva".




Já para Joe Hogsett, co-diretor da campanha de Hillary no Estado, falou ao "Indianapolis-Star" que esta pesquisa mostra "uma corrida de probabilidades iguais que será calorosamente contestada".




Ele afirmou ainda que a vitória de Hillary na Pensilvânia mudou o cenário da disputa democrata e que o impacto disso ainda não foi projetado nas pesquisas.




Eleição presidencial

A pesquisa de Indiana trouxe outra boa notícia para o senador de Illinois. Na simulação dos dois cenários possíveis nas eleições gerais de 4 de novembro, Obama ganharia do provável candidato republicano John McCain, por 49% das intenções de voto contra 41%.




Já Hillary empataria com o senador republicano, ambos com 46%.




Este resultado indica uma mudança no perfil do Estado que, nas eleições presidenciais de 2000 e de 2004, elegeram o republicano George W. Bush.




Em entrevista ao "Indianapolis-Star", Gibbs defendeu o cenário de favoritismo do senador. "Os números da eleição geral mostram a habilidade única de Obama de mudar o mapa político e trazer as pessoas para participar pela primeira vez, ou pela primeira vez em muito tempo, das eleições deste ano", argumentou.




Quando questionados sobre quem seria o melhor candidato democrata para enfrentar McCain nas eleições gerais, 49% dos democratas de Indiana apontaram Obama enquanto apenas 35% disseram acreditar que Hillary estaria mais preparada.




A pesquisa foi realizada entre 20 e 23 de abril e ouviu uma amostra de 535 pessoas.




Com France Presse



/www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u395691.shtml




Nenhum comentário: