País invalidou armistício que encerrou Guerra da Coreia
Pelo terceiro dia consecutivo, a Coreia do Norte provocou ontem preocupação mundial.
Depois de realizar um teste atômico subterrâneo, na segunda-feira, e de lançar mísseis, na terça, o isolado país elevou ainda mais a tensão na região ao declarar inválido o armistício com a vizinha Coreia do Sul, que na prática encerrou a Guerra da Coreia (1950-1953). Também ameaçou ontem atacar navios militares dos EUA e da Coreia do Sul – e começou a reativar o reator nuclear de Yongbyon.
Em gráfico, saiba mais sobre a Coreia do Norte e seu projeto militar
A ameaça de atacar navios foi uma resposta à decisão do governo sul-coreano de participar da operação multinacional de interceptação de embarcações suspeitas de envolvimento no programa nuclear norte-coreano. Para o governo comunista de Pyongyang, a iniciativa sul-coreana equivale a uma “declaração de guerra”.
– Agora que os títeres sul-coreanos tomaram a atitude ridícula de participar dessa extorsão e se atrevem a declarar guerra a seus compatriotas, a Coreia do Norte se vê obrigada a tomar uma medida decisiva – disse o Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia, em comunicado.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2525808.xml&template=3898.dwt&edition=12402§ion=1014
Nenhum comentário:
Postar um comentário