sexta-feira, 29 de junho de 2007

ONU e Coréia do Norte chegam a acordo

Agencia Estado







A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a Coréia do Norte chegaram a um acordo sobre como a entidade subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU) monitorará e verificará o desligamento do reator nuclear de Yongbyon, anunciou hoje o vice-diretor-geral da AIEA, Olli Heinonen. Uma equipe de inspetores da AIEA retornou hoje a Pyongyang depois de uma visita de dois dias ao complexo nuclear de Yongbyon, principal usina atômica da Coréia do Norte, informou a Associated Press Television News.
Trata-se da primeira visita de inspetores da AIEA a Yongbyon desde o fim de 2002, quando a Coréia do Norte expulsou do país os representantes da entidade. "Nós concluímos esse entendimento, como serão em princípio as atividades de verificação e monitoramento", comentou Heinonen, entrevistado pela APTN. Ele não entrou em detalhes sobre o acordo. Segundo ele, os inspetores estão preparando um relatório a ser entregue à AIEA dentro de uma semana.
Heinonen salientou, porém, salientou que o desligamento do reator depende do entendimento entre os seis países envolvidos nas negociações sobre o tema (China, Estados Unidos, Japão, Rússia e as Coréias do Norte e do Sul). "É preciso perguntar a eles quando ocorrerá o desligamento. Quando eles decidirem, estaremos prontos", afirmou Heinonen. Os inspetores da AIEA deverão ficar até amanhã em Pyongyang, de onde pretendem embarcar para Pequim.

Nenhum comentário: