domingo, 16 de setembro de 2007

Santander afirma a Lula que fechou compra do ABN Amro

da Folha Online

Um consórcio de bancos do qual faz parte o grupo espanhol Santander fechou a compra do ABN Amro, o banco holandês que, no Brasil, é dono do Banco Real. A informação foi passada ontem ao presidente Lula, em viagem pela Espanha, informa reportagem de Clóvis Rossi, da Folha de S.Paulo.


Os sócios do Santander na operação são o RBS (Royal Bank of Scotland, do Reino Unido) e o Fortis belga. O negócio deve ser acertado oficialmente até o próximo dia 4. Com a incorporação, o Santander vai se aproximar do banco Itaú, o segundo maior banco privado brasileiro, ambos atrás apenas do Bradesco.


Na última sexta-feira, o Federal Reserve (o Banco Central americano) autorizou o Bank of America a comprar o LaSalle Bank, unidade americana do ABN Amro. A aquisição deve ser concluída por US$ 21 bilhões no início de outubro, segundo o Bank of America.


O ABN Amro é disputado pelo Barclays, que já ofereceu cerca de 67,5 bilhões de euros pelo banco. O ABN é alvo também de uma oferta apresentada por um consórcio de bancos europeus liderado pelo RBS. No dia 20, uma assembléia de acionistas vai debater as duas propostas.

Nenhum comentário: