sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Chega ao Brasil primeiro grupo de refugiados palestinos

São Paulo, 21 set (EFE).- Os primeiros 35 dos 107 palestinos que fugiram do Iraque e que receberam refúgio no Brasil chegaram hoje a São Paulo em um avião procedente da Jordânia e após uma viagem de 34 horas.

Os palestinos, que nos últimos quatro anos viveram no campo de refugiados de Ruwished (Jordânia), a 70 quilômetros da fronteira com o Iraque, foram beneficiados por um acordo entre o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) e o Brasil.

Alguns dos que desembarcaram hoje no aeroporto internacional de Guarulhos cumprimentaram em português os jornalistas que os esperavam e disseram estar felizes pela acolhida brasileira.

Os palestinos chegaram ao país por volta das 5h30 desta sexta-feira, e, apesar ao desgaste da viagem, não esconderam a felicidade por terem chegado ao país que lhes concedeu refúgio.

O primeiro a desembarcar foi uma criança que carregava duas bolas de futebol nas cores verde e amarela, praticamente uma das poucas referências que os palestinos têm de seu novo lar.

Os palestinos, que viviam em condições difíceis em campos de refugiados da Jordânia, fugiram do Iraque, em sua maioria de Bagdá, em 2003, quando os Estados Unidos ocuparam o país árabe e algumas milícias de extremistas iraquianos começaram a persegui-los.

José Francisco Sieber, o representante da Acnur que acompanhou os palestinos em sua viagem, afirmou que todos receberam informações sobre a cultura brasileira e suas primeiras aulas de português.

O delegado do Acnur admitiu que o idioma talvez seja a maior dificuldade que encontrarão os refugiados em seus primeiros meses no Brasil.

Os refugiados palestinos serão hospedados em casas alugadas em pequenos municípios no interior dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e, inicialmente, contarão com uma ajuda financeira mensal correspondente a um salário mínimo.

Os outros 72 palestinos que receberam refúgio no Brasil devem chegar ao país em viagens previstas para 4 e 18 de outubro.Cerca de mil cidadãos palestinos fugiram do Iraque desde a invasão em março de 2003 e posterior ocupação desse país pela coalizão liderada pelos EUA.

Mais de quatro milhões de iraquianos também abandonaram seus lares, alguns durante o regime de Saddam Hussein e outros desde a queda do líder, em 2003. EFE cm fr

Nenhum comentário: