quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Adolescente palestino morre atropelado por escavadeira israelense


da Efe, em Gaza


Um adolescente palestino morreu no campo de refugiados de Al Bureij, em Gaza, atropelado por uma escavadeira israelense, segundo fontes médicas. Ele é a primeira vítima na região desde que Israel declarou Gaza "território inimigo", nesta quarta-feira.


Mahmoud Kasasi, 17, morava no campo de refugiados onde as forças israelenses realizavam uma incursão contra extremistas que dispararam foguetes tendo como alvo o sul de Israel.


Antes do amanhecer, veículos blindados e escavadeiras, apoiados por forças de infantaria e helicópteros, entraram até um quilômetro e meio dentro do território de Gaza, segundo testemunhas. De acordo com os relatos, a presença das tropas israelenses provocou um tiroteio com grupos armados locais, nos quais dois extremistas deles ficaram feridos.


Fontes médicas não confirmaram nem desmentiram se Kasasi participava do tiroteio, e se tinha sido baleado antes de ser atropelado, segundo a versão de uma das testemunhas.


Já os oficiais de segurança palestinos afirmaram que o Exército israelense realiza hoje uma segunda incursão no sul da faixa, na altura da cidade de Rafah, na fronteira.


Duas operações, tidas pelo Exército como de rotina, ocorrem um dia depois de o governo israelense ter definido a faixa de Gaza como "território inimigo" e o Hamas como "organização terrorista".


A definição tem um alcance jurídico que permitirá ao governo israelense aplicar sanções econômicas ao território, como cortes de eletricidade e do abastecimento de combustíveis em resposta aos ataques com foguetes.


Enquanto isso, na Cisjordânia, o Exército e os serviços secretos israelenses realizam, pelo terceiro dia seguido, uma operação contra um grupo islâmico do campo de refugiados de Ein Beit Ilma, na qual, até agora, morreram dois palestinos.


Os serviços secretos atribuem ao grupo a preparação de um atentado suicida contra alvos em Israel.

Nenhum comentário: