sábado, 28 de julho de 2007

Prosseguem negociações com taliban



Reféns podem ser moeda de troca


O governo afegão anunciou, ontem, que prosseguem negociações com taliban para a libertação de 22 sul-coreanos raptados há oito dias, horas depois de ter expirado o ultimato que tinham dado para os trocar por prisioneiros. "Estamos a tentar obter a libertação dos sul-coreanos, sãos e salvos. As negociações prosseguem", disse o ministro-adjunto do Interior afegão, Mohammad Mangal.





"Alguns deputados da provínica de Ghazni e membros do Conselho Provincial falaram com os taliban. Estamos optimistas quanto ao resultado" das negociações, referiu.





Mangal disse desconhecer o estado de saúde dos 22 reféns sul-coreanos e acrescentou que espera novas informações sobre o ultimato, "porque negociar leva tempo".





Os raptores, que já tinham adiado quatro vezes o prazo para que fossem satisfeitas as suas exigências, deram anteontem ao governo afegão um prazo até às 8.30 horas de ontem (hora de Portugal Continental) para aceitar uma troca de prisioneiros como forma de salvar os sul-coreanos que foram raptados, no passado dia 19, na provínica de Ghazni, 140 quilómetros a sul de Cabul.





Inicialmente, os raptores exigiram a troca de oito dos reféns por um número idêntico de prisioneiros taliban, uma troca que devia ser seguida de novas negociações.

Nenhum comentário: