quarta-feira, 25 de julho de 2007

Cartões de crédito são os campeões de reclamações


Segundo Procon-SP, para consumidor, serviços de atendimento são ineficientes


Os cartões de crédito e de lojas foram os campeões de reclamações no Procon-SP no primeiro semestre, dentro da área de assuntos financeiros. É o que mostra levantamento do órgão divulgado ontem.

O segmento respondeu por 1.674 reclamações (42,6%) de um total de 3.929 registradas no período. Segundo a Fundação Procon-SP, as principais reclamações são de cobrança indevida (943), problemas com contrato – não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, rescisão, entre outros (194), e lançamentos não reconhecidos na fatura (159). Com um número menor, há 111 reclamações de envio de cartão sem solicitação. O Procon-SP considera como influência no desempenho “a grande oferta no mercado sem que, no entanto, seja criada uma proporcional estrutura de segurança, aliados a ineficiência dos serviços de atendimento para solução dos problemas e a boa aceitação como forma de pagamento no comércio convencional”.

No primeiro semestre de 2006, o órgão recebeu 2.922 reclamações na área de assuntos financeiros, das quais 1.105 referiam-se aos cartões. Em segundo lugar aparece o segmento bancário, que recebeu 1.004 ocorrências (37,8%) de janeiro a junho. Conforme o levantamento, em terceiro lugar no ranking aparecem as financeiras (363), seguidas pelos cartões de desconto (264) e pelos seguros (231). Nas sete áreas analisadas pelo Procon-SP (serviços essenciais e privados, assuntos financeiros, produtos, saúde, habitação e alimentos), as reclamações chegam a 15.994 no primeiro semestre, 28,3% a mais que no igual período de 2006 (12.464). As empresas de telefonia fixa se mantiveram no primeiro lugar das reclamações.

Orientações

Segundo o Procon-SP, ao assinar a proposta de adesão junto à administradora de cartão, o consumidor deve ler atentamente todas as cláusulas, riscando espaços em branco. Também verificar se o contrato assinado refere-se ao tipo de cartão escolhido. No contrato, devem constar também data de vencimento, anuidade e índice de reajuste, que variam de cartão para cartão.

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