sexta-feira, 27 de julho de 2007

Talibãs podem libertar hoje «alguns» reféns sul-coreanos


Declarou chefe religioso afegão

Kabul – Segundo Wahidullah Mujadadi, chefe religioso afegão, «alguns» reféns sul-coreanos detidos pelos talibãs poderão ser libertados esta sexta-feira, avançou a agencia de noticias chinesa Xinhua.


«Creio que alguns reféns sul-coreanos sejam libertados sexta-feira antes do meio-dia (hora local), após a conclusão de determinado acordo» declarou Wahidullah Mujadadi.

Yousuf Ahmadi, porta-voz dos talibãs confirmou que os raptores teriam prolongado a data limite até sexta-feira a fim que a Coreia do Sul possa satisfazer as exigências talibãs para a libertação dos 22 reféns.

Quarta-feira, 25 de Julho, os talibãs executaram um dos reféns, e atribuíram as responsabilidades do acto ao Governo afegão o qual consideraram que não estava a dar «provas de sinceridade nas negociações». Entretanto ameaçam executar todos os reféns caso sejam atacados.

Os 23 sul-coreanos foram raptados por militantes talibãs a 19 de Julho na província de Ghazni no centro do país. Apesar do Governo sul-coreano já ter confirmado a partida das suas tropas no final de 2007, os talibãs exigem a partida imediata dos 200 soldados sul-coreanos no Afeganistão.


(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário: