O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou hoje à Líbia para se encontrar com o «número um» do país, Muammar Kadhafi, que deve desempenhar um papel importante nos esforços de resolução do conflito do Darfur.
A Líbia é a última etapa do périplo por África que também levou Ban Ki-moon ao Sudão e ao Chade para tentar resolver o problema do Darfur, região do oeste sudanês assolada há mais de quatro anos por uma guerra civil.
Ban explicou que o objectivo da sua visita é garantir o sucesso das negociações sudanesas sobre a situação no Darfur, previstas para o dia 27 de Outubro em Tripoli.
«Queremos antes de mais nada garantir que a reunião de Tripoli seja um sucesso», declarou o secretário-geral da ONU aos jornalistas que o acompanham nesta visita.
«O nosso desejo é que esta seja a última etapa das negociações de paz no Darfur», acrescentou, afirmando que Kadhafi pode desempenhar um papel crucial na resolução do conflito.
Quatro anos e meio após o início, o conflito já fez 200.000 mortos e deslocou mais de dois milhões de pessoas, segundo a ONU. Cartum contesta estes números, reconhecendo apenas 9.000 mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário