REUTERS
BASE AÉREA DE AL ASAD, IRAQUE - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou nesta segunda-feira que suas principais autoridades no Iraque lhe disseram que o atual nível de segurança no Iraque pode ser mantido com menos tropas se o sucesso continuar.
Bush afirmou, porém, que qualquer redução será baseada em uma avaliação tranquila e "não numa reação nervosa" de políticos em Washington.
O presidente dos EUA falou a tropas norte-americanas durante uma visita surpresa a uma base aérea na província de Anbar, oeste do Iraque.
Ele afirmou que a violência havia caído na região após líderes sunitas locais terem se voltado contra militantes da Al Qaeda.
Bush tem um encontro com o alto comandante dos EUA no Iraque, o general David Petraeus, e com o embaixador norte-americano no Iraque, Ryan Crocker, para uma avaliação da guerra.
Dentro de uma semana, as duas autoridades irão apresentar ao Congresso norte-americano uma avaliação que poderá influenciar o futuro da guerra.
O presidente tem sinalizado que quer manter tropas em Bagdá e Anbar por enquanto, embora seus mais recentes comentários tenham indicado que pode abrir espaço para alguns ajustes.
"O general Petraeus e o embaixador Crocker me falaram que se o tipo de sucesso que estamos vendo continuar, será possível manter o mesmo nível de segurança com menos forças norte-americanas", disse Bush.
Mas ele alertou para que parlamentares não tirem conclusões precipitadas antes do relatório da semana que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário