da Efe, em Washington
O senador do Partido Democrata por Illinois, Barack Obama, que venceu em 13 Estados nas eleições primárias da "superterça", disse hoje em Chicago que levará mudança a Washington.
"Nossa hora chegou, este movimento é real e a mudança chega aos Estados Unidos", disse Obama. O senador afro-americano venceu em mais da metade dos Estados em disputa ontem nas primárias de seu partido para escolher o candidato à Presidência dos EUA.
O número de delegados que o senador receberá ainda é desconhecido, pois os democratas os distribuem de forma proporcional à porcentagem de votos recebidos nas primárias.
Em Chicago, Obama reiterou sua mensagem de conciliação nacional para superar as diferenças por raça ou sexo.
"Nossas escolas decrépitas estão roubando o futuro das crianças negras e brancas", afirmou.
O senador disse ainda que Hillary Clinton, sua rival na luta pela candidatura americana, era uma amiga antes desta campanha e "continuará sendo quando ela terminar".
No entanto, não poupou críticas à rival ao afirmar que as eleições devem ser sobre quem pode "mudar Washington", e não sobre quem tem "mais experiência em Washington".
Hillary alega que Obama tem pouca experiência na política nacional para ser presidente, enquanto o senador negro afirma que mudará a forma na qual funciona a política com um apelo à colaboração entre os partidos Democrata e Republicano.
Obama ainda provocou a ex-primeira-dama ao afirmar que a Guerra no Iraque "nunca deveria ter sido aprovada ou acontecido".
Hillary votou a favor da autorização ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para invadir o Iraque em março de 2003, enquanto Obama rejeitou o conflito.
O senador por Illinois prometeu ainda que se for eleito presidente reformará o sistema de saúde, aumentará o salário dos professores e investirá em energias alternativas.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u369996.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário