A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) anunciou nesta quinta-feira (7) o cancelamento de sua missão de observação nas eleições presidenciais russas de 2 de março por causa das "restrições impostas pelas autoridades russas". Christian Strohal, diretor do Birô de Instituições Democráticas e Direitos Humanos (Biddh), a instância da OSCE encarregada da observação de eleições, afirmou, em um comunicado, que a Rússia não permitiu a mobilização de seus efetivos a tempo hábil.
"Eleições são mais do que o simples dia de votação, por isso o calendário fixado pelas autoridades russas nos impede de observar inúmeros elementos do processo eleitoral, começando pela inscrição dos candidatos e aspectos da campanha como trabalho da imprensa". O Biddh, principal instância de observação das eleições na Europa, está em conflito com a Comissão Eleitoral russa desde o ano passado.
O Biddh boicotou as legislativas russas de dezembro de 2007 por causa das restrições impostas por Moscou, que reduziu para 70 o número de seus observadores, em comparação com os 400 mobilizados nas legislativas de 2003.
Fonte: Diário do Grande ABC
http://jc.uol.com.br/tvjornal/2008/02/07/not_145084.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário