da Folha Online
Dois dias após a Superterça --as principais prévias na disputa pela candidatura à Presidência americana-- Hillary Clinton e Barack Obama, que estão próximos, se mantêm na corrida pela nomeação democrata, enquanto John McCain --líder entre os republicanos-- tenta angariar o apoio dos conservadores de seu partido à sua indicação para as eleições de 4 de novembro.
Os alvos mais visados dos democratas são os Estados de Virgínia, Maryland e o distrito de Columbia, na próxima terça-feira (12).
A expectativa de cada um dos rivais democratas também é de que as votações no próximo sábado (9) garantam uma dianteira mais expressiva --ambos chegaram ao fim da Superterça em situação ainda indefinida; ainda que Obama tenha obtido vitória em mais Estados, Hillary venceu em Estados-chave, como Califórnia, Nova York e Nova Jersey.
O processo da terça-feira foi a maior votação simultânea da história das primárias dos Estados Unidos, quando em um único dia 24 dos 50 Estados americanos elegerão 2.025 delegados democratas e 1.191 republicanos.
Hillary venceu em oito Estados --entre eles, alguns dos mais importantes e populosos do país, como Califórnia e New York-- mas Obama ficou logo atrás, com 13 dos 22 Estados onde houve votação democrata. Embora tenha vencido em menos Estados, Clinton ficou à frente na corrida porque os Estados mais populosos garantem um maior número de delegados.
A ex-primeira-dama conta com 1.045 delegados, enquanto Obama tem 960, do total de 2.025 necessários para obter a indicação para a candidatura na convenção do partido, em agosto.
Antes da Superterça, os democratas já haviam realizado primárias em Iowa, New Hampshire, Michigan, Nevada, Carolina do Sul e Flórida. Esses Estados juntos somaram 174 delegados --Flórida e Michigan, no entanto, perderam o direito a escolher seus delegados, por terem realizado as primárias sem a autorização do Comitê Nacional Democrata (Michigan perdeu, assim, 156 delegados; na eleição de 2004, a Flórida havia eleito 177 delegados).
Até a Superterça, Hillary havia vencido quatro das seis prévias até então realizadas. Obama venceu as outras duas disputas, e ambas garantiram 63 delegados ao pré-candidato (que é senador por Illinois).
Na terça-feira (5), foram realizadas primárias (eleição em nível estadual onde os eleitores escolhem um candidato do seu partido) ou "caucus" (assembléia de membros de um partido que se reúnem para escolher um candidato) em outros 24 Estados americanos. Para os democratas estavam em disputa ontem 1.681 delegados, em 16 primárias e sete "caucus"; para os republicanos a disputa era por 1.020 delegados em 15 primárias e seis "caucus".
Recursos
No sábado (9), em Washington, os democratas irão realizar um "caucus" para a escolha de 78 delegados, em regime proporcional; na Louisiana, os democratas realizarão uma primária, aberta a eleitores independentes, que deve terminar às 20h (2h de domingo), com 56 delegados em jogo.
Em Nebraska, os democratas realizarão um "caucus" com 24 delegados em jogo, a serem distribuídos proporcionalmente; e no Maine, serão realizados "caucus" para escolher 24 delegados.
Obama está em vantagem econômica sobre Hillary. Os responsáveis por sua campanha anunciaram que ele arrecadou US$ 32 milhões em janeiro, enquanto Hillary arrecadou apenas US$ 13,5 milhões.
Obama planeja realizar campanha em Estados como Maryland, Virgínia e Washington.
Já Hillary, com menos recursos em caixa, deve se concentrar em Estados como Ohio e Texas, Estados que realizam primárias em 4 de março, e onde ela possui vantagem, de acordo com pesquisas de intenção de voto.
Apelo aos conservadores
Do lado republicano, após as vitórias obtidas nas prévias da Superterça, McCain, o favorito à indicação republicana para a Casa Branca, se esforçava nesta quarta-feira para convencer a ala mais conservadora de seu partido.
"Estamos de volta à luta com o objetivo de ganhar, unificar o partido e nos preparar para derrotar o candidato democrata em novembro", declarou John McCain ao subir nesta quarta-feira no avião que o levou para Washington, depois de comemorar suas vitórias da Superterça em seu Estado do Arizona.
Apesar de McCain estar na liderança da corrida à indicação republicana com 707 delegados, contra 294 para Mitt Romney e 195 para Mike Huckabee, ele ainda não obteve os 1.191 delegados necessários para garantir a vitória. O legislador texano Ron Paul obteve 14.
No próximo sábado (09), o senador pelo Arizona participa das prévias em Louisiana (sul), Kansas (centro) e no Estado de Washington (noroeste).
Na terça-feira (12), haverá prévias em Maryland, Virginia e Washington DC.
Romney prometeu continuar na corrida, apesar das especulações de que ele iria abandonar a disputa. Huckabee, pastor batista e ex-governador do Arkansas, venceu nos principais Estados do sul --onde possui apelo entre os conservadores-- e também promete permanecer.
Efe e Associated Press
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u370263.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário