Bagdá, 27 ago (EFE).- As tropas americanas mataram onze supostos membros da rede Al Qaeda e detiveram outros seis nas últimas horas, em uma série de operações no centro e norte do Iraque, informou hoje o comando militar dos Estados Unidos.
Em comunicado, o Exército americano indicou que os soldados da coalizão multinacional mataram um combatente estrangeiro e outros cinco supostos terroristas em um dispositivo no oeste de Bagdá.
Segundo as informações dos serviços de inteligência americanos, o estrangeiro havia fornecido material a três suicidas para um próximo ataque em um local ainda desconhecido.
Nesta operação, as tropas descobriram "material e um manual para fabricar bombas, propaganda extremista, armas e dinheiro sírio".
Em outros dois dispositivos em Tahi, ao norte de Bagdá, quatro supostos terroristas morreram, enquanto em Hawiya, norte do Iraque, outro suposto membro da Al Qaeda perdeu a vida nas mãos do comando dos EUA.
"Seguimos na ofensiva contra a Al Qaeda no Iraque. Queremos pará-los antes que sejam capazes de perpetrar atentados brutais e indiscriminados contra os próprios iraquianos", assinalou na nota o tenente-coronel Christopher Garver, porta-voz das forças americanas.
Em outro comunicado, as tropas dos EUA anunciaram hoje a detenção no bairro xiita de Cidade de Sadr, em Bagdá, de oito acusados de pertencer a grupos especiais das milícias xiitas.
Os detidos supostamente facilitavam a introdução e o transporte de armas e explosivos vindos do Irã, além de treinar combatentes iraquianos nesse mesmo país. EFE ah-er mh
Nenhum comentário:
Postar um comentário