Da RedaçãoEm São Paulo
A seleção brasileira feminina de vôlei praticamente deu adeus às chances de conquistar o tetracampeonato do Grand Prix. A equipe comandada por José Roberto Guimarães voltou a cair no tie-break e, dessa vez, perdeu para a Holanda, na madrugada desta sexta-feira, por 3 sets a 2, com parciais de 19-25, 25-19, 25-23, 23-25 e 15-8.
Essa foi a segunda derrota consecutiva das brasileiras, que, na quinta-feira haviam perdido para a Rússia. Com o novo fracasso, elas precisam de uma combinação improváveis resultados para conquistar o quarto título seguido e o sétimo na história da competição.
O Brasil soma, agora, uma vitória em três partidas, enquanto a Holanda ganhou os três jogos que fez. Para ficar com o título, o time de Zé Roberto tem de ganhar os dois confrontos que lhe restam (Itália e China) e torcer para a seleção européia ser derrotada por Polônia (ainda sem vitória) e Rússia.
Além disso, teria de torcer para a Rússia ser derrotada pela China na penúltima rodada. Caso essa combinação ocorra, o Brasil terminaria na liderança da fase final do Grand Prix empatado com Rússia e Holanda e, então, a decisão do título aconteceria no "ponto average" (divisão de pontos ganhos por perdidos), que é o primeiro critério de desempate.
O Brasil vem de uma campanha de franco declínio no Grand Prix. Depois de retrospecto impecável na primeira fase, o time perdeu a invencibilidade exatamente na última partida, contra a Itália. Nas finais, começou bem, com 3 a 0 sobre a Polônia, mas já caiu diante da tradicional algoz Rússia e Holanda.
Caso a perda do título seja confirmada, será o terceiro fracasso seguido da equipe. As derrotas passadas foram na final do Mundial de 2006, no Japão, diante da Rússia, e na final dos Jogos Pan-Americanos do Rio, há um mês, para a arqui-rival Cuba.
A Holanda, por sua vez, está em ascensão e com boas possibilidades de conquistar o primeiro título do torneio. Depois de terminar a primeira fase com três derrotas e em quinto lugar na classificação geral, a equipe venceu os três jogos das finais, tendo surpreendido Itália e Brasil.
O principal adversário da Holanda na luta pelo título é a Rússia, que tem duas vitórias e nesta sexta bateu a Polônia por 3 a 0 (25-11, 25-22 e 26-24). Caso as duas seleções vençam na próxima rodada, farão no quinto jogo um confronto direto que definirá o campeão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário