terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Incerteza predomina em Iowa a apenas dois dias da prévia partidária nos EUA

Teresa Bouza Des Moines (Iowa), 1 jan (EFE).- O Ano Novo trouxe novidades para a pesquisa eleitoral em Iowa, onde a apenas dois dias da primeira rodada de eleições na corrida pela Casa Branca o panorama ainda não está claro.




A pesquisa publicada nesta terça-feira pelo jornal "Des Moines Register" deve ser a última antes das eleições partidárias de quinta-feira e aponta como vencedores o democrata Barack Obama e o republicano Mike Huckabee.





Obama possui 32% do apoio dos potenciais eleitores democratas, ficando à frente de Hillary Clinton, que conta com 25% das intenções de voto democratas, e de John Edwards, que registrou 24%, de acordo com a pesquisa de opinião do jornal.






Do lado republicano, Mike Huckabee aparece na primeira posição, com 32% das intenções de voto dos potenciais eleitores, enquanto o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney conta com a simpatia de 26% do eleitorado.
O senador John McCain está em terceiro lugar, com 13%, seguido por Ron Paul e Fred Thompson, ambos com 9%.




O jornal entrevistou 800 pessoas que pretendem participar dos "caucus" - reuniões de eleitores registrados que iniciam o processo de seleção dos candidatos à Presidência dos Estados Unidos - de quinta-feira e tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais.




Os resultados chegam apenas um dia após outra pesquisa, do instituto de enquetes Zogby, mostrar Hillary como líder democrata com 30% do apoio popular, seguida por Obama e Edwards com 26%.




Entre os republicanos, Zogby apresentou o mesmo resultado do "Des Moines Register" e colocou Huckabee na primeira posição, com 29% dos potenciais votos conservadores, seguido por Romney que tem 27%. Com uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais, a pesquisa aponta que os adversários estão tecnicamente empatados.



Os resultados das pesquisas reforçam ainda mais o caráter incerto da disputa em Iowa.




O próprio jornal recomenda um pouco de desconfiança para com os resultados, ao revelar que quase um terço dos entrevistados afirmou que poderia mudar de idéia no último minuto.



Inspiradas pelo clima da campanha, algumas pessoas batizaram a disputa como a do "ninguém sabe".




O fato é que não estão definidos os candidatos que representarão os dois partidos, quando exatamente serão escolhidos e quais fatores serão cruciais na disputa.
O que parece estar certo em Iowa é que o papel de quem pretende participar pela primeira vez dos "caucus" pode ser crucial numa disputa com margens muito próximas.




Os organizadores da campanha de Hillary lançaram uma ofensiva para aumentar a participação feminina; Obama concentrou sua campanha no voto jovem; e Huckabee optou por atrair a direita evangélica do estado.




Por sua vez, Romney tentou garantir que seus eleitores não ficarão em casa na quinta-feira à noite, quando se prevê que os termômetros registrarão menos cinco graus Celsius.




Annie Thiel e Brad Hamilton, moradores em Iowa, pretendem participar dos "caucus" na quinta-feira. Thiel, funcionária de um hotel de Des Moines, é uma eleitora indecisa. Ela não consegue se decidir por Hillary ou Obama.




"Gosto de suas idéias para apoiar a classe média e das promessas de regular os problemas com a cobertura médica", explicou ela, que reclama que "os salários estão estagnados e os preços não param de subir".





Brad Hamilton, um empresário de 48 anos, também votará pela primeira vez "em qualquer um, menos em Hillary", afirma. Ele diz estar "cansado das dinastias Bush e Clinton".




Sua idéia é apoiar Dennis Kucinich, democrata que, ao que tudo indica, perderá.





Dado o complexo sistema dos "caucus", que exige no lado democrata que os pré-candidatos tenham 15% dos votos para serem considerados "viáveis", é provável que Hamilton tenha que se unir a um dos vencedores e que Thiel opte pelo ganhador, o que ajuda a explicar a incerteza que cerca a atual eleição. EFE tb jfc/db






do site:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/01/01
/incerteza_predomina_em_iowa_a_apenas_dois_
dias_da_previa_partidaria_nos_eua_1136479.html


Nenhum comentário: