quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Al Gore diz que não disputará a presidência dos EUA

Agencia Estado


O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ganhador do Nobel da Paz deste ano, Al Gore, disse que não tem planos de concorrer à presidência de seu país em 2008. A declaração foi feita numa entrevista concedida hoje por Gore à emissora estatal de televisão norueguesa NRK."Não tenho planos de ser candidato novamente", disse Gore à NRK quando questionado sobre o seu futuro político. "Estou envolvido em uma campanha diferente, é uma campanha global. É um tipo de campanha que muda o modo como as pessoas pensam sobre a crise climática.

"Gore e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) foram agraciados pela Fundação Nobel por suas campanhas contra o aquecimento global. Desde o anúncio do prêmio, na semana passada, correligionários de Gore iniciaram uma campanha para que ele concorresse novamente na campanha pela candidatura do Partido Democrata à presidência dos EUA. O ex-presidente Jimmy Carter, Nobel da Paz em 2002, foi uma das mais personalidades políticas a manifestar simpatia a uma eventual candidatura de Gore.

Vice de Bill Clinton, Gore conquistou a candidatura democrata à Casa Branca em 2000 e teve maior número de votos populares na eleição contra o republicano George W. Bush.Gore perdeu a votação no Colégio Eleitoral depois que a Suprema Corte dos EUA oficializou sua derrota por apenas 537 votos populares na Flórida em meio a um processo marcado por diversas denúncias de fraude e manipulação.

Nenhum comentário: