Agencia Estado
A TAM informou que a decisão do governo de reduzir em 300 metros o comprimento das pistas do Aeroporto de Congonhas para construção de áreas de escape nas cabeceiras das pistas afetará pouco as operações da companhia. Os jatos Airbus A319 e A320 utilizados pela TAM em sua frota passarão a utilizar somente a pista principal de Congonhas, que terá agora 1.640 metros. A pista secundária, que hoje tem 1.435 metros, será reduzida para apenas 1.195 metros.
Segundo a TAM, o A319 continuará operando em Congonhas sem restrições em condições de pista seca e com "mínimas" restrições para decolagem com pista molhada. A TAM possui 15 aviões desse modelo e sete deles são dedicados à ponte aérea Rio - São Paulo. Os Airbus A320 também terão seus pousos e decolagens mantidos normalmente com a pista principal seca. Já com a pista molhada, diz a companhia, haverá "pequena limitação de peso" para pousos e decolagens. A TAM possui 62 aeronaves A320 em sua frota.
De acordo com estimativas preliminares da companhia, apenas 2% dos seus vôos em Congonhas poderão ser afetados com a nova configuração das pistas. No entanto, a empresa não pretende alterar o número de vôos que opera em Congonhas, por enquanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário