quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Indonésia emite novo alerta de tsunami e registra tremor


A Indonésia emitiu um novo alerta de tsunami nesta quarta-feira depois de ter registrado outro terremoto, de magnitude 6,6, no sul da ilha de Sumatra. Até o momento, não há informações sobre vítimas.


A agência meteorológica do país afirmou que o terremoto, registrado após um outro mais forte que sacudiu a ilha mais cedo, ocorreu 76 km ao noroeste de Lais Bengkulu (sul de Sumatra) e a 18 km de profundidade.


O primeiro tremor - O forte tremor que atingiu a costa de Sumatra, na Indonésia, na manhã desta quarta-feira. O terremoto foi regraduado de 7,9 para 8,2 graus na escala Richter. Prédios balançaram também na Tailândia, na Malásia e em Cingapura.


O abalo, registrado às 18h10 locais (8h10 de Brasília), teve seu epicentro 100 quilômetros a sudoeste da cidade de Bengkulu, a uma profundidade de aproximadamente 15 quilômetros, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos. Foi o tremor mais forte desde o tsunami que atingiu o arquipélago em 2004.


Na capital, Jacarta, a 600 km do epicentro do tremor, prédios tremeram.Alguns prédios foram esvaziados após o terremoto. Outros países como Austrália, Paquistão, Irã e Iêmem também sentiram efeitos dos abalos.


Edifícios desabaram na cidade indonésia de Mukomuko, na costa oeste de Sumatra, disse um policial a uma rádio local.


Budi Darmawan disse que edifícios de três andares ou maiores desabaram ou ficaram muito danificados nesta cidade, que está localizada a aproximadamente 300 quilômetros do epicentro do tremor. Até agora quatro caíram, disse ele à rádio ElShinta.


"Muitos edifícios ficaram destruídos, prédios de três andares ou mais ficaram danificados ou desabaram," disse.


Na cidade de Bengkulu, onde um prédio caiu, moradores decreveram um clima de pânico na cidade. "Todos saíram de casa e correm para todas as direções", disse a testemunha Wait Said à AP. "Que Deus faça a água não chegar a nós". A testemunha ainda contou que as comunicações no local estão cortadas.


Alerta de tsunami retirado - A agência meteorológica indonésia retirou o alerta de tsunami emitido hoje mais cedo.


De acordo com a agência metereológica indonésia, ondas de três metros de altura atingiram a cidade de Pandang. Mas como o sistema de comunicações na região está prejudicado, as informações estão escassos. O Centro de Alerta de Tsunamis dos EUA confirmou que um pequeno tsunami atingiu Pandang.


A Índia e a Malásia também emitiram alertas. O Centro Nacional da Índia para Serviços de Informação sobre Oceanos se preocupa com as ilhas de Andaman e Nicobar. Nenhum alerta foi emitido para a área continental, após o terremoto na Indonésia. 'Até agora não há nenhum alerta para a terra firme', afirmou à Reuters um funcionário do centro.

Nenhum comentário: