Quarta-feira, dia 25, termina o prazo para a realização de pré-conferências de saúde no município de Rio Claro. As reuniões são parte da 8a. Conferência Municipal de Saúde que a Fundação Municipal da Saúde e o Conselho Municipal da Saúde organizam para os dias 3 e 4 de agosto, no Sesi.
As pessoas e entidades interessadas em fazer pré-conferências devem ligar para 3522-3600, ramal 111. De acordo com levantamento feito por Cátia Cristina Chiarinoti, responsável pelos agendamentos, até o final da tarde de sexta-feira, 20, 58 pré-conferências tinham tido data marcada. "Destas, 50 já foram realizadas", observa.
A organização da Conferência Municipal de Saúde faz o acompanhamento das pré-conferências e oferece material de apoio, como lista de presença, regimento e outras orientações técnicas.
A Conferência Municipal de Saúde estará aberta a toda a comunidade. Na plenária serão analisadas e votadas as propostas apresentadas nas pré-conferências. Entre os bairros que fizeram pré-conferência estão o Cervezão, Mãe Preta, Bairro do Estádio, Jardim das Palmeiras e o Distrito de Ajapi.
"Queremos uma grande participação popular", afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Ângelo Albuquerque. A idéia também é compartilhada pela presidente do Conselho de Saúde, Ivete Costa Cipolla. "É uma oportunidade das pessoas contribuírem para melhorias num setor de grande importância para suas vidas", afirma.
Nas pré-conferências, além de apresentarem propostas que serão analisadas na plenária do dia 4, os participantes deverão eleger os delegados e suplentes que participarão da conferência. Os delegados eleitos são os representantes da comunidade com direito à voto na plenária, onde também votam os delegados natos, que são os membros titulares do Conselho Municipal de Saúde.
A conferência municipal é realizada a cada dois anos e seleciona propostas para serem encaminhadas à conferência estadual e, posteriormente, à nacional. Neste ano, o tema discutido é "Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento".
Para facilitar as discussões, o tema foi dividido em três eixos: Eixo I - Desafios para a Efetivação do Direito Humano à Saúde, Eixo II - Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: o Sus na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde, e Eixo III - A participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde.
Outras informações sobre a 8A. Conferência Municipal de Saúde podem ser obtidas no telefone 3522-3600, ramal 155, com a presidente e demais membros do Conselho Municipal de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário