quinta-feira, 19 de julho de 2007

Avião da TAM estaria com problemas técnicos na turbina direita

Do Diário OnLine



O Airbus A320 da TAM, prefixo NDK, que na noite de terça-feira chocou-se com o terminal de cargas da mesma companhia, estaria com defeito desde o dia 13 de julho, segundo informações do Jornal Nacional.


O presidente da TAM, Marco Antônio Bologna, teria confirmado que a aeronave apresentou uma falha na turbina e estava operando com reversor direito desligado.


De acordo com a explicação de Bolonga, a fabricante do Airbus recomenda que o defeito na turbina seja revisado após dez dias de ter sido constatado. Dentro deste prazo, o avião poderia voar normalmente.


Agora, os peritos responsáveis pela investigação das causas do acidente devem avaliar se os procedimentos de revisão aplicados pela TAM e pela fabricante do Airbus são falhos e teriam colaborado para o acidente.


Ainda de acordo com informações do Jornal Nacional, o mesmo avião que se chocou com o prédio da TAM na terça-feira, teria enfrentado dificuldades para frear na pista de Congonhas, no dia anterior ao acidente.


Fontes da Aeronáutica informaram que a aeronave teria pousado muito além do limite da pista. O piloto teria inclusive alertado a torre de comando de que a pista estava escorregadia.


Contradição – No dia seguinte ao acidente, o presidente da TAM declarou, em entrevista coletiva, que o Airbus A320 estava operando em “perfeitas condições”.


Marco Antônio Bologna ainda afirmou que a aeronave possuía 26 mil quilômetros de vôo e estava "em boas condições de manutenção", sem nenhum histórico de problemas técnicos.

Nenhum comentário: