Rede social mais popular do mundo adere à plataforma para padronização de recursos. Com o projeto, ferramentas serão compatíveis com diversos sites de relacionamento.
JULIANA CARPANEZ
O MySpace, site de relacionamentos mais popular do mundo, se juntou nesta quinta-feira (1) ao Google no projeto OpenSocial, que cria uma plataforma única para o desenvolvimento de aplicativos compatíveis com diversas redes sociais. Além do MySpace, o Orkut, o LinkedIn, o hi5, o Friendster, o Plaxo e o Ning fazem parte dessa aliança que tem como objetivo aumentar exponencialmente a quantidade de recursos oferecidos pelas páginas.
Acrescentar o MySpace ao projeto, lembra a agência de notícias Reuters, dá à plataforma liderada pelo Google uma força maior contra o Facebook, que abriu o seu site a desenvolvedores em maio e desde então viu sua base de usuários crescer para mais de 50 milhões de pessoas. De acordo com o site de monitoramento Alexa, o MySpace é a rede social mais popular do mundo, seguida pelo Facebook, hi5 e Orkut –- os sites aparecem, respectivamente, como o sexto, o sétimo, o nono e o décimo mais acessadas de todo o mundo.
Se juntos os sites de relacionamento já ligados ao projeto OpenSocial somavam cerca de 100 milhões de usuários, agora eles ganham um reforço de peso com o MySpace, que tem cerca de 110 milhões de membros cadastrados. De acordo com o Google, o objetivo do projeto é criar uma internet mais social, em que as pessoas possam acompanhar os hábitos, gostos e ações de outros usuários.
“O projeto não tem qualquer relação com a parceria entre Facebook e Microsoft. Nossa iniciativa não é uma resposta à parceria entre essas duas empresas”, disse em entrevista à imprensa brasileira Joe Kraus, diretor de gerenciamento de produtos do Google. Na semana passada, a Microsoft pagou US$ 240 milhões por 1,6% do Facebook e, com isso, tornou-se a fornecedora oficial da plataforma de anúncios dessa rede social.
O Facebook foi lançado em 2004 por Mark Zuckerberg, hoje com 23 anos, que rejeitou no ano passado uma oferta de compra de US$ 1 bilhão feita pelo Yahoo. Atualmente, o site está avaliado em US$ 15 bilhões.
Do Site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário