Agencia Estado
Os preços dos combustíveis chegaram ao fim de junho em baixa na capital paulista, conforme levantamento divulgado hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). No mês passado, o álcool combustível caiu 10%, enquanto a gasolina recuou 0,50%. Em maio, as variações apuradas pela instituição foram de -1,60% e de 0,93%, respectivamente.
De acordo com o coordenador do IPC, Márcio Nakane, a soma das contribuições negativas de ambos os combustíveis em junho - de 10,5% para o álcool e de 2,4% para a gasolina - representaram -12,9% do índice geral de junho, que subiu 0,55% ante alta de 0,36% de maio. A queda nos preços também ajudou a puxar o grupo Transportes para o terreno negativo. No mês passado, os preços do grupo caíram em média 0,16%, ante alta de 0,26% em maio.
Para junho, Nakane espera uma menor queda no preços dos combustíveis. Desta maneira, o grupo Transportes deverá, segundo ele, subir 0,05%. Além desta influência dos combustíveis, ele destacou que haverá o impacto do recente reajuste, de 4,44%, no pedágio, autorizado para as rodovias paulistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário