domingo, 30 de março de 2008

França monta operação na Guiana Francesa para receber Ingrid Betancourt

O Globo OnlineAgências internacionais A ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt no cativeiro das Farc




PARIS e BOGOTÁ - As autoridades francesas enviaram um avião oficial à Guiana Francesa para ficar preparado no caso de uma possível liberação da ex-candidata presidencial colombiana-francesa, Ingrid Betancourt, seqüestrada em fevereiro de 2002 pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). As autoridades teriam informações sobre uma possível liberação de Ingrid ( o drama da ex-senadora ).




A informação foi publicada no jornal "Le Journal du Dimanche" deste domingo. Segundo a reportagem, um Falcon 900 oficial chegou na noite de sexta-feira ao aeroporto de Rochambeau, próximo à Caiena, capital do departamento francês da Guiana no litoral da bacia amazônica. Na tarde de domingo, a aeronave voltou para a Europa por questões operacionais, informou um porta-voz do governo. Um outro avião aguarda a chegada do Falcon 900 para partir rumo à América do Sul.




Fontes oficiais francesas citadas no jornal afirmaram que a decisão de preparar o avião está relacionada às últimas evoluções na Colômbia da crise dos reféns. Concretamente, se refere ao anúncio de quinta-feira do presidente colombiano, Álvaro Uribe, de estar disposto a uma troca humanitária dos reféns por prisioneiros das Farc , assim como as informações alarmantes sobre o estado de saúde de Ingrid. Segundo diversas testemunhas, ela está em péssimo estado de saúde. Na quinta-feira, Uribe lançou uma nova proposta para a guerrilha entregar a ex-senadora, oferecendo redução de sentenças, soltar guerrilheiros presos e dinheiro em troca da liberdade dela e de outros reféns ( Leia mais ).




Ex-marido de Ingrid Betancourt diz temer que ela esteja morta



O ex-marido de Ingrid Betancourt, Fabrice Delloye, afirmou neste sábado temer que a refém franco-colombiana das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "esteja a ponto de morrer ou já esteja morta", após declarações alarmistas por parte de autoridades colombianas sobre seu estado de saúde.




- Tenho medo de que Ingrid Betancourt esteja a ponto de morrer ou já esteja morta. O que me angustia é a declaração do governo colombiano, e me pergunto se não dispõem de informações que ignoramos - disse.



http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/03/30/

franca_monta_operacao_na_guiana_francesa_

para_receber_ingrid_betancourt-426605010.asp

Nenhum comentário: