quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Anac vetou em 2006 pouso sem reverso em dia de chuva

Deputados da CPI do Apagão Aéreo na Câmara exibiram nessa terça (31) uma recomendação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que mostrava, em abril de 2006, a preocupação com a pista principal do Aeroporto de Congonhas nos dias de chuva. A orientação, de 5 de abril de 2006, indicava as medidas a serem tomadas pelos pilotos no caso de pista molhada. Entre elas, estava a necessidade de manter os dois reversos (equipamento acoplado à turbina do avião, que ajuda a reduzir a velocidade na hora do pouso) operantes.


O Airbus A320 da TAM que bateu contra o prédio da TAM Express, matando 199 pessoas, tinha falha em um dos reversos, que estava travado. A TAM já havia afirmado que, com relação ao sistema do reverso, segue regras do fabricante do avião, a Airbus.


A recomendação da Anac dizia que o piloto deveria “ter anti-skid auto-brake (se instalado), todos os reversores de empuxo”. A mesma recomendação dizia que, no caso de “empoçamento” ou “pista alagada”, seria necessária a suspensão das operações. Anti-skid e auto-brake são dois sistemas hidráulicos de freio das aeronaves. O primeiro evita que o avião derrape e o segundo faz o avião parar de forma paulatina e automática.


“Não temos nenhuma informação de que essas recomendações foram revogadas. No dia do acidente, a pista estava molhada. Portanto, não poderia haver pouso de aeronaves com reverso travado”, disse o relator da CPI, Marco Maia (PT-RS), que leu a orientação durante o depoimento do piloto da TAM José Eduardo Batalha Brosco. No dia 16 de julho, Brosco pilotou o vôo Belo Horizonte-Congonhas, com o mesmo Airbus A320 que se acidentou no dia seguinte. Brosco relatou ter passado “um susto” ao pousar na pista principal de Congonhas, por causa da dificuldade para frear. O comandante disse à CPI que não tinha conhecimento da recomendação da Anac. E, em defesa da TAM, disse que a agência reguladora não poderia fazer recomendações que contrariassem as normas da fabricante do avião.


Fonte: Agência Estado

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