domingo, 23 de março de 2008

Hillary e Obama aproveitam Páscoa para tirar folga na campanha

Reuters/Brasil Online






Por Jeff Mason




NOVA YORK (Reuters) - Hillary Clinton e Barack Obama aproveitaram o domingo de Páscoa para tirar um dia de folga em sua campanha presidencial dos Estados Unidos, algo mais do que necessário já que sua acirrada disputa pela indicação do Partido Democrata parece propensa a se prolongar por meses.




O republicano John McCain, que já assegurou sua nomeação, retornou de uma viagem ao exterior onde tentou aprimorar suas credenciais em política externa e se prepara para uma campanha de arrecadação de recursos esta semana, nos Estados do oeste.




Enquanto McCain se concentrava na viagem e na arrecadação de fundos, os democratas, que bateram recordes na coleta de recursos no mês passado, se voltam para o próximo prêmio na corrida das primárias: o Estado da Pensilvânia, que realiza sua prévia no dia 22 de abril.




A votação na Pensilvânia é crucial para Hillary, que está atrás de Obama em número de delegados que, na convenção dos democratas, em agosto, vão escolher o candidato do partido para a eleição presidencial de 4 de novembro.




Assessores da campanha de Hillary disseram no sábado que a forte arrecadação de fundos no partido mostrou que os democratas ainda não estão prontos para o fim da disputa entre ela e Obama, mas eles rejeitaram as insinuações de que Hillary esteja enfrentando pressão para desistir da campanha.




A disputa entre os democratas provavelmente vai continuar pelo menos até junho, quando se realizam as últimas prévias do partido.




Portanto, ambos os candidatos estão descansando para o longo caminho pela frente.




Hillary retomará as atividades da campanha na segunda-feira, na Pensilvânia. Obama fez campanha no Oregon, no sábado, e depois tirou férias com a família. Ele só retornará ativamente à campanha na quarta-feira, na Carolina do Norte.




Os assessores de Obama não informaram para onde ele se dirigiu com a família. Ele não foi à igreja que frequenta, em Chicago, a Igreja Unida da Trindade de Cristo, que causou controvérsia por causa dos sermões inflamados feitos pelo pastor, reverendo Jeremiah Wright.




Na terça-feira, Obama fez um discurso sobre raça, no qual rejeitou os comentários de Wright, acusados de terem conotação racial, e fez um chamado aos norte-americanos para que superem seu "impasse racial".




Obama foi prejudicado pela controvérsia na semana passada, caindo nas pesquisas de opinião, mas uma sondagem feita pelo instituto Gallup diariamente, divulgada no sábado, mostrou que ele recuperou o terreno perdido com a polêmica. Segundo a pesquisa, 48 por cento dos democratas preferem Obama e 45 por cento ficam ao lado de Hillary.



http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/03/23/hillary
_obama_aproveitam_pascoa_para_tirar_folga_na
_campanha-426503594.asp

Nenhum comentário: