da Folha Online
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, prometeu nesta quarta-feira em discurso ao Parlamento britânico que irá enviar mais soldados para combaterem no Afeganistão, e elogiou o que chamou de relação "fraterna" entre a França e o Reino Unido.
"Eu vim propor ao povo britânico que escrevamos, juntos, uma nova página em nossa história comum, o início de uma nova fraternidade entre franceses e britânicos", afirmou Sarkozy.
Kieran Doherty/Reuters |
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao lado da mulher, Carla Bruni, durante a visita oficial |
Em uma visita de dois dias de duração, Sarkozy e o premiê britânico, Gordon Brown, devem discutir pontos-de-vista comuns nas áreas da economia e da imigração.
Durante o discurso no Parlamento, Sarkozy defendeu a cooperação entre os dois países, e disse que seu país enviará mais tropas ao Afeganistão para combater o Taleban [milícia que controlava 90% do Afeganistão até a invasão da coalizão liderada pelos EUA em 2001].
O governo francês não divulgou quando deve enviar soldados, nem quantos serão destacados.
Brown, que se reunirá amanhã com Sarkozy, disse que uma nova era começa para o Entente Cordiale --tratado assinado entre os dois países em 1904, que pôs fim a anos de rivalidades coloniais entre as duas nações-- com a discussão de uma reforma econômica comum.
"Eu acredito nas instituições internacionais. Nós agora votaremos a respeito de áreas cruciais, entre elas a reforma econômica internacional", disse o premiê britânico ao Parlamento.
Brown disse ainda esperar que Reino Unido e França concordem em intensificar o controle da imigração ilegal no porto francês de Calais.
Recepção da rainha
Acompanhado de sua nova mulher, a ex-modelo Carla Bruni, o presidente francês foi recepcionado pela rainha Elizabeth 2ª em uma procissão de carruagens no Castelo de Windsor, perto de Londres, onde o casal deve passar a noite desta quarta-feira.
Também hoje, um leilão de uma foto de Bruni nua causou polêmica em vários jornais ingleses.
Foi a primeira visita de um presidente francês desde o início do governo de Jacques Chirac, em 1996.
Brown e Sarkozy mantêm uma boa relação desde que assumiram o poder, no ano passado.
Analistas dizem que Sarkozy tenta se aproximar do Reino Unido porque não tem uma boa relação com a chanceler alemã, Angela Merkel.
Os governos alemão e francês tradicionalmente dominavam a União Européia (UE).
www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u386052.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário