sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Primeiros vôos de resgate de reféns das Farc partem na tarde de hoje

da Folha Online


A operação liderada pela Venezuela para receber três reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) já está em andamento, informou nesta sexta-feira o presidente venezuelano, Hugo Chávez.


O governo da Colômbia anunciou que o prazo para o encerramento da operação termina às 18h59 do horário local (21h59 em Brasília) do próximo domingo (30). Segundo Chávez, no entanto, não há acordo nesse sentido.


O presidente da Venezuela disse que os primeiros vôos de resgate, que partem de Caracas à Colômbia, sairão na tarde desta sexta-feira. Os emissários internacionais e os parentes dos reféns começaram a chegar à Venezuela pela manhã.


Na missão de resgate, batizada de "Operação Transparência", aviões e helicópteros venezuelanos recolherão Clara Rojas (ex-assessora de campanha da ex-presidenciável colombiana Ingrid Betancourt), seu filho Emmanuel, nascido em cativeiro há três anos, e a ex-congressista Consuelo González.


Também está na capital venezuelana, como representante brasileiro na operação, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia. Antes de sair do Brasil ele disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou cautela.


"O presidente se limitou a uma recomendação: faça tudo bem feito", revelou Garcia.


O ex-presidente argentino Néstor Kirchner também poderá entrar na Colômbia e aterrissar em Vanguardia. Kirchner e o chanceler da Argentina, Jorge Taiana, chegaram na noite de ontem à Venezuela.


"Viemos humildemente colaborar com a nossa vontade, a nossa irmandade latino-americana, para ajudar em tudo o que seja possível", afirmou Kirchner.


Já os emissários da Bolívia e do Equador ainda são esperados em Caracas. Eles e os embaixadores da França e Cuba na Venezuela completam o grupo que acompanhará a operação.


De acordo com o secretário de imprensa da Presidência da Colômbia, César Mauricio Velásquez, a frota será formada por um avião Falcon 900, dois Falcon 50 e dois helicópteros MI-17. A sua base será o aeroporto Vanguardia, da cidade de Villavicencio, a 126 quilômetros de Bogotá.
O grupo de 18 parentes dos reféns foram recebidos na Venezuela pela senadora colombiana Piedad Córdoba, que até o mês passado atuava com Chávez como mediadora de uma troca humanitária.


As Farc anunciaram em meados deste mês que entregariam três dos reféns a Chávez, como "desagravo" pela decisão de Uribe de encerrar a mediação do governante venezuelano.
Uribe disse nesta sexta que mantém a esperança de que as Farc libertem todos os seqüestrados.


Com Efe

Nenhum comentário: