da Efe, em Cabul
da Folha Online
O premiê da Itália, Romano Prodi, chegou neste domingo ao Afeganistão para uma rápida visita natalina às tropas de seu país em território afegão, informaram fontes oficiais.
Durante a visita, Prodi deve visitar os soldados italianos na Província de Herat, além de se reunir com altos comandantes da Otan e com o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai.
A Itália mantém cerca de 2.000 soldados em Herat, integrando a Isaf (Força de Assistência à Segurança), sob comando da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Neste sábado, estiveram no país o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o premiê australiano, Kevin Rudd.
Sarkozy esteve em Cabul para uma visita de algumas horas, onde também se reuniu com Karzai e com tropas francesas.
Foi a sua primeira visita ao país desde que ele assumiu a Presidência francesa, em maio deste ano. Sarkozy afirmou que é preciso agir para que o Afeganistão "não se torne um Estado terrorista". "Há uma guerra em curso aqui, uma guerra contra o terrorismo e contra o fanatismo, que não podemos e não devemos perder", afirmou o presidente francês.
Desde que foi derrubada por uma coalizão liderada pelos EUA, em 2001, a milícia Taleban lançou uma insurreição contra Karzai, eleito em 2004, e as tropas estrangeiras que o apóiam.
A Otan mobilizou 40 mil homens --entre eles 1.600 soldados franceses e 400 em apoio externo-- somados aos 20 mil homens da coalizão internacional sob comando americano.
Tropas franceses estão destacadas, em sua maioria, na região da capital afegã, Cabul.
Mais de 330 soldados estrangeiros morreram nos últimos dois anos no Afeganistão.
do site:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u357594.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário