quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Múcio confirma pronunciamento de Lula para amanhã

Agencia Estado




O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro confirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará amanhã um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV com um balanço otimista sobre as ações do governo neste ano e as perspectivas para 2008. Apesar das dificuldades que o governo enfrentará por causa do rombo de R$ 40 bilhões no Orçamento, provocado pelo fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), Lula adotará tom de vitória na mensagem de fim de ano.




Na lista dos assuntos que serão abordados estão o crescimento econômico, o aumento de empregos com carteira assinada e os 20 milhões de brasileiros que migraram das camadas mais baixas (D e E) para a classe C. "Será um pronunciamento otimista, dividindo com os brasileiros os ganhos do País", afirmou José Múcio. "O presidente vai falar sobre a economia, o crescimento e o momento extraordinário que o Brasil está vivendo."




O rascunho do texto foi apresentado hoje por Lula aos ministros que participaram da reunião de Coordenação Política do governo, a última do ano, no Palácio do Planalto. Múcio admitiu que o governo está preocupado com o impacto da perda do imposto do cheque sobre as contas públicas e reiterou a necessidade de cortes. Questionado se o presidente mencionará no pronunciamento quais medidas podem ser adotadas para compensar o fim da CPMF, Múcio abriu um sorriso. "Época de Natal não é época de se falar de impostos", justificou.




Cortes




O ministro afirmou, ainda, que as tesouradas no Orçamento não atingirão a área social, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Embora o discurso do governo seja na linha de que não haverá aumento de impostos, a equipe econômica estuda a possibilidade de elevar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), do Imposto sobre Serviços (ISS) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).




do site:
http://www.atarde.com.br/politica/noticia.jsf?id=818765



Nenhum comentário: