BELO HORIZONTE - Novos tremores de terra foram registrados nesta quinta-feira no município de Itacarambi onde um terremoto de 4.9 na escala Richter destruiu seis casas e matou uma criança no domingo. Por conta da possibilidade de outro terremoto, técnicos da Defesa Civil visitaram nesta quinta comunidades vizinhas ao distrito de Caraíbas, no norte de Minas, para dar orientações à população.
Vargem Grande, comunidade de 676 habitantes que fica a seis quilômetros de Caraíbas, foi uma das primeiras cidades visitadas. A Defesa Civil não chegou a inspecionar o local, mas a Polícia Militar informou que o prédio do posto de saúde foi atingido e há rachaduras em vários cômodos. Dados da estação sismográfica do distrito são analisados e o resultado deve sair nos próximos dias.
Segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Barros, as rachaduras que apareceram no posto de saúde da cidade teriam sido provocadas pelo temor do fim de semana.
Ainda de acordo com Barros há a possibilidade de novos tremores devido à acomodação das placas tectônicas situadas entre dois e quatro quilômetros de profundidade no solo. De acordo com Barros, outros 162 abalos foram registrados na região até agora, mas todos com menos de 1.9 na escala Richter, o que não provoca estragos.
Enquanto a população recebe orientações para evitar novos estragos em possíveis terremotos, a prefeitura de Itacarambi ofereceu um terreno no bairro São José para a construção de casas que irão abrigar parte das vítimas. O local da reconstrução foi escolhido depois de uma reunião entre técnicos da Companhia de Habitação de Minas Gerais, pesquisadores da UnB, representantes da prefeitura e arquitetos.
A alternativa foi apresentada aos moradores de Caraíbas, que concordaram com a transferência para o novo local por causa do risco de novos abalos.
Um outro local está sendo estudado para receber outras famílias. Na quarta-feira, as 76 casas que foram condenadas pela Defesa Civil começaram a ser demolidadas.
do Site:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/12/13/327583528.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário