quinta-feira, 8 de novembro de 2007

PETROBRAS descobre reserva gigante; ações disparam

RIO DE JANEIRO - A Petrobras descobriu uma enorme reserva de petróleo leve e de gás natural que pode chegar a 8 bilhões de barris, impulsionando fortemente suas ações na Bovespa e de seus parceiros no projeto, a BG Group e a Galp, em outras bolsas.


A estatal brasileira informou nesta quinta-feira que finalizou testes no campo de Tupi, na bacia de Santos, onde foi comprovada reserva recuperável de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo de boa qualidade e gás na camada pré-sal.


A Petrobras é operadora da área com 65 por cento do capital, em parceria com a britânica BG Group, que detém 25 por cento, e a portuguesa Petrogal/Galp, com 10 por cento.


O óleo encontrado no local tem 28 graus API, considerado de melhor qualidade comercial do que a média do petróleo encontrado no Brasil. Quanto mais próximo de 50 graus API mais leve é o óleo e portanto mais fácil de refinar.


"É uma descoberta gigante, sem sombra de dúvida. É aproximadamente o dobro do tamanho de Roncador, a maior descoberta de petróleo brasileira até então", afirmou o consultor Caio Carvalhão, do Cambridge Energy Research Association, no Rio de Janeiro.


Roncador tem uma reserva recuperável de aproximadamente 3 bilhões de barris de petróleo, mas o produto no local é pesado, de menor valor comercial.


Sem contar a nova descoberta, o Brasil pussuía reservas provadas de petróleo de 12 bilhões de barris, a maioria óleo pesado.

Nenhum comentário: