quarta-feira, 20 de junho de 2007

Conversas sobre Coréia do Norte serão retomadas em julho

Segundo negociador americano, negociações devem ocorrer logo após o dia 4

Efe

TÓQUIO - O negociador americano para a crise nuclear norte-coreana, Christopher Hill, afirmou nesta quarta-feira, 20, em Tóquio que as conversas de seis lados para a desnuclearização da Coréia do Norte poderão ser retomadas no princípio de julho.
Segundo informou a agência japonesa Kyodo, Hill disse que a data mais provável é "imediatamente" depois de 4 de julho.

Christopher Hill chegou na terça-feira, 19, a Tóquio, depois de uma visita a Seul. Ele discutiu com seu colega japonês, Kenichiro Sasae, o conflito nuclear da Coréia do Norte. Os dois analisaram o futuro das negociações de seis lados entre as duas Coréias, Estados Unidos, Japão, China e Rússia.

Pyongyang tinha se comprometido a fechar em 60 dias a central nuclear de Yongbyon em troca de ajudas internacionais, num acordo assinado em 13 de fevereiro. Mas o bloqueio de dinheiro norte-coreano num banco de Macau atrasou durante meses o processo de desarmamento.

No fim da semana passada as autoridades informaram que o dinheiro estava sendo transferido. Assim, o processo de desnuclearização da Coréia do Norte parece agora mais próximo.

A Coréia do Norte convidou neste fim de semana os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a visitar o país para acompanhar o fechamento da usina nuclear de Yongbyon. A agência deve enviar na próxima semana, possivelmente já na segunda-feira.

O retorno ao país comunista dos inspetores da AIEA, expulsos em 2002, é uma das exigências do acordo de 13 de fevereiro.

Nenhum comentário: